TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

Artigo: A Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

Univale

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) foi a primeira mantida criada na Fundação

Percival Farqhuar. Começou como Minas Instituto de Tecnologia (MIT), em 1968, e foi posteriormente reconhecida em 1992 como Instituição de Direito Privado de caráter comunitário. Atualmente é considerada de médio porte com cerca de 4.500 alunos, sendo a única Universidade Comunitária do Leste de Minas Gerais e genuinamente de Governador Valadares.

Recentemente foi recredenciada pela Portaria Ministerial nº 1669, de 28/11/2011 e pelo parecer CNE/CES nº 285/2011, por um período de 10 anos. Isso significa que está em acordo com todas as exigências do Ministério da Educação, a partir do tripé Extensão, Ensino e Pesquisa.

A Assessoria de Extensão responde pelos diversos serviços prestados gratuitamente à Comunidade, vinculados a cursos de graduação, como as clínicas de odontologia, psicologia e fisioterapia. Em todas as atividades há a participação efetiva de alunos e Professores, que aliam o conhecimento adquirido em sala com as necessidades da comunidade local.

No campo do Ensino, a Universidade está em constante aperfeiçoamento. Seja nos cursos de graduação, sempre concatenados com as realidades do mercado de trabalho, ou nos cursos de pós-graduação Lato e Strictu senso, como especializações e mestrados consolidados. Um corpo docente qualificado potencializa o saber, que é sempre atualizado.

Por isso a Univale também investe na Pesquisa, com contribuições valiosas na construção do conhecimento científico. Iniciativas que reforçam o compromisso assumido perante a comunidade e refletem em resultados positivos. Diversos estudos, como os de migração por exemplo, são reconhecidos nacionalmente.

Texto de apresentação da Univale disponível no Link:

http://univale.br/sites/conheca_univale/institucional/apresentacao/

O comprometimento com o desenvolvimento regional assumido pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) se reflete nas suas atividades. Diariamente, a Univale trabalha para atender às necessidades da comunidade, reafirmando sua identidade de Universidade Comunitária. É assim que ela se qualifica como parceira do setor produtivo local para a promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Desde a sua criação, em 1967, quando a Univale ainda era o embrião Minas Instituto de Tecnologia (MIT), a Fundação Percival Farquhar (FPF) se faz presente na história de edificação dessa Instituição de Ensino Superior (IES). A Univale reflete a conquista do sonho almejado por muito pioneiros que, com os olhos no futuro, souberam constituir uma Universidade consolidada no cenário regional.

O Ensino, a Pesquisa e a Extensão são a base da Univale que está sempre focada na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Oferecendo uma estrutura acadêmica em sintonia com esse objetivo, a Univale mantém mais de 27 cursos de graduação, oferta cursos de extensão e pós-graduação Lato Sensu.

A Univale tem ainda dois programas de Mestrado. O Mestrado em Ciências Biológicas, lançado em 2005, tem como área de concentração a Imunopatologia das Doenças Infecciosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com