TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primeiro Envio

Por:   •  21/2/2024  •  Artigo  •  4.524 Palavras (19 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 19

1 - INTRODUÇÃOAs empresas e também as organizações em geral enfrentam atualmente um grandedesafio: como competir nessa virada de século com grandes e repentinas transformações nomercado? Muitas têm sido as técnicas empregadas e as tentativas.Algumas tentam medidas tradicionais, como a redução de pessoal (downsizing), parareduzir   seus   custos   e   consequentemente,   os   seus   preços.   Muitas   partem   para   implantarprogramas de qualidade total, outras para o investimento em tecnologia para automação deseus  processos, e algumas falam até em programas de  inovação. A verdade é que,  parasobreviver, as empresas têm de se mexer (o que estão fazendo).Caso contrário corre sério risco de não continuar suas atividades.A receita para o sucesso empresarial não é difícil entender. Basicamente, devemofertar produtos e serviços que estejam de acordo com as expectativas e necessidades domercado, a preços competitivos. Não há dúvida disso. A questão que se coloca é: como? Ouseja, qual a organização que deve programar para a melhor utilização de recursos e, assim,obter os  produtos   que os   clientes desejam?  As empresas   devem  conhecer muito  bem omercado que querem atingir; os seus requisitos, a melhor estratégia de atuação, a tecnologianecessária para obtenção de produtos, os meios para aquisição de matérias-primas e serviços,conhecer   a   atuação   dos   concorrentes,   novos   produtos   e   técnicas,   entre   tantos   outrosconhecimentos necessários.

2   –   FUNDAMENTOS   DE   ADMINISTRAÇÃO   –   DESCRIÇÃO   DAORGANIZAÇÃO2.1 – Denominação e forma de constituiçãoNatura Cosméticos S.A está no mercado há 42 anos, iniciou-se como uma empresaPrivada, em 2004 tornou- se uma empresa de Capital Aberto. Seus proprietários possuemtodos os direitos sobre ela. Líder no mercado nacional, no ramo de Cosméticos, Fragrâncias &Higiene Pessoal.Sua  sede mundial   está  localizada em  Cajamar/SP,  Brasil. Com  os  estímulos domercado, a Natura continuou a investir na expansão das operações de venda na Argentina, noChile, no Peru, no México, na Venezuela e na Colômbia. Além da ampliação das atividades naAmérica Latina, a marca entrou no mercado europeu em 2005, com a primeira loja mundial,em Paris (“Casa Natura”) e um laboratório de pesquisas na capital francesa. No Brasil são aotodo quatros fábricas e oito centros de distribuição/ logística.Seus produtos não são encontrados em prateleiras de comercio, o carro forte daempresa são as vendas diretas, através de consultoras, seus produtos atingem a todas asclasses sociais. É considera nos dias de hoje um dos maiores fabricantes brasileiro em seuramo de atuação.Com   os  estímulos  do  mercado,  a  Natura   continuou  a   investir  na   expansão   dasoperações de venda na Argentina, no Chile, no Peru, no México e, mais recentemente, naVenezuela   e   na   Colômbia.   Na   Bolívia,   a   marca   está   presente   por   intermédio   de   umdistribuidor.Segundo a Revista ISTO É Dinheiro, em 2011, a marca Natura está em quinto lugarna categoria “As marcas mais valiosas do Brasil”.

.2 – Dados e fatos relevantes da origem da organização: qual era o papel doadministrador na origem da organização e qual a teoria que se relaciona a tal prática doadministrador

Fundada em 1969, por Antônio Luiz da Cunha Seabra, sendo este que fabricava seusprodutos em um laboratório na Vila Mariana em São Paulo e contava com a ajuda de setefuncionários que além das vendas dos produtos ofereciam consultoria de cosméticos e beleza.

9Poucos meses mais tarde foi aberta a primeira loja na Rua Oscar Freire, e a empresa viria a sechamar Natura, devido ao uso de ativos vegetais aos seus produtos.Em 1974 a empresa adotou um novo modelo: o de venda direta (consultoras comcatálogos), entre os anos 1979 e 1983 ingressaram mais dois sócios neste projeto: Sr. PedroPassos e Sr. Guilherme Leal.Desde a década de 1990, a empresa vem se consolidando com um dos maiorescomplexos nacionais de  produção e   distribuição de  cosméticos,  competindo com marcasmultinacionais de longa tradição no mercado brasileiro. Sua expansão foi possível graças ainvestimentos   em   três   fundamentos   estratégicos:   inovação,   canal   de   vendas   diretas   econsolidação da marca.Em seu comportamento empresarial, busca criar valor para a sociedade como umtodo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditaque resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, porisso, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem possui contato,em um exercício contínuo de transparência.Cronologia:1993: Iniciou o processo de renovação/ modernização na Natura, buscando novostalentos;2000: Consolidação da marca e Implementação do Portal Virtual;2000 a 2003: Novos investimentos na Investimentos na América Latina;2004: Ocorreu a primeira venda de ações em oferta pública (Bovespa);2005/2006:  Entrada  no  mercado   estrangeiro  com  a  abertura   da  primeira  lojamundial, em Paris - “Casa Natura” - e um laboratório de pesquisas na capitalfrancesa;2007 a 2012: Nenhum fator importante ocorreu neste período na organização.

2.3 – Natureza e ramo de atuaçãoNatura Cosméticos S.A, tem como atividade principal o Comércio Atacadista deComércio   E   Produtos  de   Perfumaria.  Há   42   anos,   desde  sua   criação   distinguiu-se   peloconteúdo terapêutico e naturalista de seus produtos.Segundo   o   Departamento   de   Memória   da   Natura   (Departamento   de   RecursosHumanos o qual tem por finalidade resgatar a história organizacional), o fundador sonhava aoiniciar o projeto Natura, além de oferecer os produtos de qualidade, visava o bem-estar para aspessoas surgindo assim a razão “bem – estar /estar bem”.Empresa de sociedade por ações de capital aberto, regendo o Estatuto Social, pelaLegislação aplicável e pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Seus proprietáriospossuem todos os direitos sobre a organização.A marca Natura é famosa pelo sistema de venda direta, atendendo cerca de 80% dasclasses A e B. Tratando – se de uma empresa brasileira, geradora de cerca de 3.000 vagas nomercado de  trabalho. Atualmente   são 240  mil consultoras  em  média, na   venda de  seusprodutos; estima-se um total de 03 milhões de consumidores da marca Natura (nível nacionale internacional).2.4 – Informações sobre o porte da empresaA Natura Cosmético S.A é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pelacosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil,é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como nosetor da venda direta. Empresa   considerada   de   grande   porte   nacional,   possuindo   mais   de   07   milprofissionais.   Sua   sede   corporativa   está   localizada   em   Cajamar   (SP)   e   possuem   cincoescritórios comerciais no Brasil localizadas em Salvador (BA), Campinas (SP), Alphaville(SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Também possui fábricas e centros de pesquisa etecnologia em Cajamar e em Benevides (PA), e desde 2006, contam com um centro avançadode tecnologia em Paris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (89.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com