TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Seletivo RH

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSO SELETIVO

Etapas, objetivos, passos:

AGREGAR PESSOAS

As pessoas são essenciais em uma organização, por isso a Gestão de pessoas desenvolve o processo de agregar pessoas, para proporcionar a empresa um capital humano de qualidade, com competências e habilidades que contribuam com o sucesso organizacional.

O Processo de agregar pessoas envolve o recrutamento e a seleção.

RECRUTAMENTO: processo que envolve a divulgação das oportunidades de trabalho e a atração de candidatos para submetê-los ao processo seletivo, preenchimento da proposta à vaga com dados, informações gerais, experiências, conhecimento, entre outros, pode ser online. É uma atração, divulgação e comunicação, positiva e convidativa.

SELEÇÃO DE PESSOAS: ocorre logo após o recrutamento, envolve escolha, classificação e decisão, é restritiva e obstativa.

PROCESSO SELETIVO

Processo pelo qual são escolhidos, dentre os candidatos, aqueles que são mais adequados à necessidade da empresa.

Processo decisório baseado em dados confiáveis para agregar talentos e competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso da organização.

TODO PROCESSO SELETIVO ENVOLVE ASPECTOS PRINCIPAIS

PONTO DE PARTIDA:

Obtenção de informações sobre o cargo e as competências desejadas pela organização, descrição e análise do cargo ou perfil

A partir do que foi coletado serão estabelecidas as etapas e melhores técnicas de seleção

TÉCNICAS DE SELEÇÃO:

ENTREVISTA: mais utilizada, pode ser usada para avaliar os conhecimentos, orientação profissional. É a comunicação entre partes que interagem, porque uma está interessada em conhecer a outra. Aplicam-se estímulos (entradas) aos entrevistados para obter reações (saídas). Apesar de subjetivo e impreciso, é o que mais influencia a decisão final.

PARA AUMENTAR A QUALIDADE DA ENTREVISTA É NECESSÁRIO:

-Construir bem o processo de entrevista:

Totalmente padronizada, diretiva, não diretiva, padronizada apenas nas perguntas.

A padronizada apenas nas perguntas é uma boa alternativa por ter um roteiro de perguntas que permitem respostas abertas.

-Entrevistadores bem preparados:

Imparcialidade, capacitação, boa análise.

PROVAS DE CONHECIMENTO OU CAPACIDADES: as de conhecimento avaliam conhecimentos gerais e específicos do candidato, profissionais ou técnicos, as de capacidade são amostras de trabalho usadas para verificar o desempenho. Podem ser orais, escritas ou de realização (execução de um trabalho ou tarefa).

COMPLEMENTOS ÀS TÉCNICAS DE SELEÇÃO

TESTES PSICOLÓGICOS: medida objetiva de uma amostra do comportamento, os resultados são comparados com os padrões existentes.

TESTES DE PERSONALIDADE: Personalidade é o conjunto de características mensuráveis relativas aos aspectos consistentes da pessoa, distinguindo das demais, traços do caráter (fenotípicos ou adquiridos) e do temperamento (inatos ou genotípicos).

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO DE PESSOAS: Comparar expectativas com o desempenho e resultados do processo seletivo e desenvolver melhorias.

PROCESSO SELETIVO EM UMA EJ

O objetivo do processo seletivo em uma empresa junior é recrutar e selecionar estudantes de graduação, inserindo membros comprometidos e alinhados aos objetivos da empresa.

O processo seletivo varia entre as empresas, visto que existem diversos métodos e técnicas, portanto existem diversos exemplos de EJ’s que adotam modelos muito diferentes e outras com muita semelhança.

MODELO DE PROCESSO SELETIVO (Sugestões do grupo e modelos de outras empresas para as etapas)

PLANEJAMENTO: Primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com