TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Progresso Técnico-cientifico

Por:   •  11/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

O progresso Técnico-cientifico

 A partir da segunda guerra mundial, ouve uma grande transformação, desde o começo do século XX. E se essas transformações se espalharam rapidamente, e uma delas foi o processo tecnológico, que permitiu a optimização de fabricas, tanto em organização quanto no aceleramento no progresso tecnológico.

E foi através da ciência, tecnologia, a globalização, o progresso organizativo e a escolarização que impulsionou esse progresso.

As descobertas tecnológicas e cientificas se tornaram mais evidentes no fim do século XVIII e no fim do século XIX, sendo desde os para-raios e a eletricidade, até as aplicações da energia a vapor e eletricidade. E finalmente no século XX, no transcorrer da segunda guerra mundial, houve as descobertas da física atômica e subatômica, a abertura do campo molecular em biologia, bem como nos transportes, comunicação, entre outros, onde houve uma grande contribuição para a sociedade industrial a pós-industrial.

O chip e o computador.

Transistor e circuitos integrados: Em 1947, iniciou a época do computador, onde 3 pesquisadores (Barnen, Brattain e Shockeley) descobriram o “efeito transistor”, e onze anos mais tarde, (Noyce e Kilby), inventaram o circuito integrado, onde era chamado de chip.

O chip tem de especial a sua potência, onde o mesmo depende do número de transistores que ele contém, ou da velocidade com que eles conseguem regular os fluxos de corrente, enquanto que a forma física do mesmo diminui cada vez mais. O transistor é um interruptor capaz de inibir e reconstituir esses fluxos, fazendo passar pelo silício.

Por conta do chip, nos anos 50 ou 60 surgiram grandes computadores, e depois com avanços dessa tecnologia, surgiu o personal computer.

A lei de Moore:

 A Lei de Moore está relacionado ao avanço e desenvolvimento exponencial dos computadores, onde na época de 1965, a cada 18 meses, a velocidade dos computadores duplicava.

Em 1971, foi inventado o microprocessador do modelo 8080, onde esse microchip possuía 2.250 transistores, capazes de realizar 60 mil operações por segundo, e com apenas 3x4 milímetros.

Essa lei continuou a acontecer com o surgimento do Pentium II com quase 9 milhões de transistores, e em 2011 com microprocessadores com um bilhão de transistores, capazes de processar 100 bilhões de instruções por segundo.

Além do Silício:

Para expandir e evoluir a criação dos chips, fora desenvolvidos chips óticos baseados na variação de ondas luminosas e dispositivos neutros com um funcionamento similar ao biológico.

A IBM conseguiu bons resultados com essa pesquisa, e conseguiu uma taxa de utilização de 15 vezes menos energia do que tecnologias precedentes.

Inovação Penetrante:

        Por conta do grande avanço dos microprocessadores, há a possibilidade de uma nova era, onde está presente tanto no trabalho, quanto na diversão, tanto a informação com a formação, e tudo a um custo cada vez menor.

        O desenvolvimento e evolução do microprocessadores influencia não so os computadores, mas desde micro-ondas até aviões e tráficos de auto-estradas, e por conta disso muitos dos costumes antigos foram mudados, como o modo de cobrar impostos, de gerir negócios, de ensinar e aprender, no trabalho, e na própria diversão que é o caso do Videojogos, e na criação de filmes, livros e espetáculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com