TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Arena Pantanal

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Arena pantanal

1.Escopo do projeto

A Arena Pantanal é uma arena multiuso construída na cidade de Cuiabá ,capital do estado de Mato Grosso para sediar quatro jogos da Copa do Mundo FIFA de Futebol Brasil 2014. Esta nova arena multiuso teve como função substituir o antigo   Estádio Governador José Fragelli , que era conhecido popularmente como "Estádio Verdão", atualmente demolido para dar lugar ao novo estádio.

A Arena pantala foi construida atendendo a todos os padrões e as as exigências da FIFA , ele sediou a 4 partidas da Copa do Mundo FIFA 2014 abrigando as seleções da Austrália, Coreia do Sul, Chile, Bósnia e Herzegovina, Nigéria, Japão, Colômbia e Rússia. O projeto deste estagio foi considerado um dos melhores segundo a FIFA , que contem varios projetos sustentaveis .O estádio tem capacidade para 43.150 pessoas e tem um estacionamento para 15 mil vagas e contem uma arquitetura arrojada, mas com a cara de Cuiabá,o projeto arquitetônico priorizou a ventilação do estádio, pois no verão em Curitiba as temperaturas normalmente chegam aos 40°C .

2.Duração (Prazo) do Projeto

O projeto foi iniciado em Maio de 2010, com a demolição do antigo Estádio Verdão. Em Abril de 2014 a Arena Pantanal foi aberta ao público. Apesar de ainda não ter todas as cadeiras instaladas (faltavam 22 mil), o estádio foi palco da partida entre Mixto e Santos, pela Copa do Brasil. Foram longos e trabalhosos quatro anos, que deixaram a população mato-grossense ansiosa pela sua inauguração. No dia 26 de Abril, o estádio foi finalmente inaugurado com sua capacidade máxima (41.390), na partida entre Luverdense e Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro. (http://globoesporte.globo.com/mt/noticia/2014/04/arena-pantanal-e-sua-linha-do-tempo-da-construcao-inauguracao.html)

3.Quantidade de pessoas envolvidas

Cerca de 1,8 mil operários trabalharam no pico da construção da Arena Pantanal, que teve início em abril de 2010, com a demolição do antigo Estádio Governador José Fragelli, inaugurado em 1975 e conhecido como “Verdão. (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sedes/cuiaba/arena)

4.Custo do projeto



O projeto está orçado em R$ 570 milhões, com R$ 339 milhões de financiamento federal via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sedes/cuiaba/arena)

5.Riscos do projeto

5.1. Riscos estruturais



O secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, afirmou, nesta quinta-feira (22), que problemas de projeto da Arena Pantanal podem ocasionar queda de parte da estrutura do forro e o uso do estádio para grandes eventos é considerado um risco.

A afirmação foi dada em coletiva de imprensa realizada na própria Arena Pantanal. “Por causa da água, podem causar risco de escorregamento. Alguns pedaços de forro afetados pela umidade podem cair e nós estamos rapidamente agindo para minimizar estes riscos”, disse.

Ao todo, são 12 pontos do estádio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com