TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Mão de Obra

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Mão de Obra

Mão de obra designa o trabalho manual de um empregado na parte industrial onde é necessário para que ele possa realizar algo. O termo parece estar ligado ao setor industrial e construção civil, mas ele é empregado em qualquer ramo de atividade. A mão de obra é um termo que pode ser utilizado para designar qualquer tipo de atividade ou trabalho realizado por um empregado ou um grupo de pessoas para a execução de determinada tarefa. Um conjunto de pessoas também pode ser chamada de mão de obra.

Alguns estudiosos da área de Administração de Empresas, explicam que a mão de obra pode ser dividida em dois principais grupos. O primeiro grupo é a mão de obra direta, é aquela onde nós encontramos em atividade ou em demanda na produção de produtos e serviços. Já o segundo grupo, a mão de obra indireta, é o tipo de mão de obra que dá suporte ao primeiro grupo, em atividades como limpeza, manutenção de máquinas, vigilância, transporte e etc.

Mão de Obra Qualificada

Do ponto de vista do mercado de trabalho a mão de obra também pode ser dividida em mão de obra qualificada e mão de obra não qualificada. A mão de obra qualificada é a que o trabalhador tem conhecimentos sobre a área de atuação que é adquirido através de cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação, bem como através da experiência. Já a mão de obra não qualificada é usada para atender uma demanda produtiva por parte do trabalhador, onde se tem um conhecimento prévio, onde se tem que aprender a exercer sua função na própria empresa.

Hoje existe uma escassez de mão de obra qualificada no país, existindo, numerosos ramos de atividade tendo muitas vagas disponíveis, mas que não podem ser preenchidas pois falta qualificação dos trabalhadores. É através disso que a qualificação pode aumentar bastante as chances de uma pessoa conseguir um bom emprego, garantindo também melhores salários.

Mão de Obra Terceirizada

A mão de obra mão de obra terceirizada e muito comum atualmente e é contratada por uma empresa para tratar de áreas específicas no seu ramo de atividade, onde uma empresa contrata outra para que possa cuidar por exemplo da limpeza ou da vigilância, reduzindo custos e a burocracia.

Práticas empresariais

A divulgação de boas práticas, como se denomina habitualmente, constitui uma via necessária para a reflexão acerca de práticas distintas do paradigma dominante, assente numa lógica de redução de custos, em que as pessoas são particularmente visadas, com todos os custos sociais associados. Paralelamente, não é possível descurar os objetivos políticos traçados, ao nível da União Europeia, de construção de uma Europa baseada na inovação, no conhecimento e na coesão social, o que pressupõe, à partida, mudanças estruturais a vários níveis, nomeadamente do sistema económico e do sistema de ensino- -formação.

https://www.significadosbr.com.br/mao-de-obra

 https://www.industriahoje.com.br/o-que-e-mao-de-obra-direta-e-indireta

http://www.empresaspeloclima.com.br/praticas-empresariais-2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com