TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Segurança do Trabalho?

Por:   •  11/6/2021  •  Monografia  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

1a. Lista de Exercícios[pic 3]

Introdução:

  1. O que é segurança do trabalho?

R- A segurança do trabalho (ou também denominada segurança ocupacional) é uma ciência que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

  1. Qual o impacto gerado por um acidente de trabalho com relação ao aspecto social?

R- Um acidente de trabalho dependendo da sua gravidade pode provocar uma escala de danos a sociedade. Sejam eles ambientais, econômicos e para saúde do mesmo. UM exemplo é o acidente na Índia onde 150 mil pessoas sofreram com as causa do vazamento de um gás químico numa indústria por negligência no controle de segurança.

Acidente de trabalho

  1. Do ponto de vista prevencionista, o que é acidente de trabalho?

R- (Do ponto de vista legal, apenas é caracterizado acidente de trabalho se houver alguma lesão.)- PONTO DE VISTA LEGAL

Acidente do trabalho é um evento não programado, inesperado ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores, e/ou danos materiais.

  1. O que é CAT? Qual é a sua finalidade?

R- Comunicação de Acidente de Trabalho é um documento emitido reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional

  1. O que é acidente de trajeto?

R- Configura como acidente de trajeto o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho, ou seja, o acidente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o
meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado

  1. Uma das causas gerais dos acidentes de trabalho são os “atos inseguros”. Explique o que são “atos inseguros” e como preveni-los.

R- São Atos voluntários ou involuntários do trabalhador, que por negligência, imprudência ou imperícia acabam concorrendo para o desencadeamento de determinado acidente, por exemplo realizar atividades sem o uso de EPI. Além de respeitar todas normas de segurança, o trabalhador não deve realizar nenhuma atividade sem planeja-la antes, verificando as necessidades proteção e segurança, o mesmo não deve fazer nada com dúvidas, ou quando está com sua saúde física ou mental prejudicada.

  1. (adaptado de UFGD/2015) A empresa UFGD registrou 7 acidentes do trabalho em determinado mês. Nessa empresa, trabalham 380 empregados com jornada mensal de 20 dias, com 8 horas/dia de trabalho. Determine a taxa de frequência (coeficiente de frequência) dessa empresa.

[pic 4][pic 5]

Higiene do trabalho

  1. No âmbito dos riscos ambientais, explique o que são os agentes físicos e cite dois exemplos.

R- São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os
trabalhadores, por ex, ruído, vibrações, calor, radiações, frio e umidade.

  1. O que são riscos comportamentais?

R- Envolvem os aspecto individuais do trabalhador, motivados por um despreparo técnico, desequilíbrio psíquico ou de saúde. Estes aspecto são fatores limitantes para o trabalhador no exercício de uma tarefa, independente da qualidade e da frequência do treinamento.

O ambiente e as doenças do trabalho

  1. Como são classificados os poluentes?

R- Primários: são aqueles emitidos diretamente de fontes identificáveis, estão na atmosfera na forma em que são emitidos. Ex: poeira, compostos de enxofre

Secundários: são produzidos no ar pela reação entre dois ou mais poluentes. Exemplo: dióxido de enxofre, proveniente das atividades industriais.

 Fontes naturais de poluentes: vegetação, pólen, solo, gotículas do mar, poeira

  1. Defina ambiente de trabalho.

R- Todo espaço, físico ou abstrato, que, ao interagir com o trabalhador, influencia-o de maneira positiva ou negativa, alterando seu estado físico, psíquico e social.

Legislação e normas

  1. O que é certificação?

R- É um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relação comercial com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço esta em conformidade com os requisitos especificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com