TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é a Teoria da Administração Científica?

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÍTULO 7

1ª) O que é a Teoria da Administração Científica?

Em linhas gerais, os princípios da administração científica se basearam na estrutura formal e nos processos das organizações. As pessoas eram vistas como instrumentos de produção e utilizadas para alcançar a eficiência para a organização.

2ª) Nas pesquisas de Taylor, quais os principais problemas detectados nas indústrias americanas, das quais se tornaram as bases da administração científica?

  • A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador.
  • Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador.
  • Muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades.
  • As decisões dos administradores baseavam-se na intuição e no palpite.
  • Não havia integração entre os departamentos da empresa.
  • Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.
  • Havia conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade da produção.

3ª) Sintetize as três fases da Administração Científica.

Primeira fase: pagamentos de salários, administração de tarefas e incentivo salarial a quem produzir mais em menos tempo.

Segunda fase: aprimoramento dos métodos de trabalho, diferenciação entre o homem médio e de primeira classe, eficiência na produtividade, padronização das máquinas fabris, princípios da administração cientifica.

Terceira fase: consolidação dos princípios, divisão de autoridade e responsabilidade dentro das empresas, diferenciação entre técnicas e princípios.

4ª) O que significa o estudo dos tempos e movimentos e como Taylor relacionou essa sistemática com a questão salarial?

Significa a busca do melhor processo de executar o trabalho no menor espaço de tempo possível, e a redução do trabalho a regras e fórmulas matemáticas, através da análise e experimentação conduzidas com rigor científico. Taylor, acreditava que quanto menos movimentos desnecessários o empregado fazia na montagem, mais tempo e produtividade ele ganhava ao seu favor. usando isso para determinar um modelo de eficiência para os funcionários, que se fosse seguido, traria recompensa salarial.

 

5ª) Como surgiu a linha de montagem de Ford e como evoluiu?

Henry Ford, buscava a cristalização do conceito de eficiência, foi pensando nisso que passou usar as esteiras de montagem, que já eram utilizadas, na indústria bélica. No começo, a Ford trabalhava artesanalmente. Em 1908, o tempo médio do ciclo de um montador na Ford chagava a 514 minutos.  Já em 1913, a linha de montagem fixa, no qual as peças eram deixadas no processo de trabalho, para o trabalhador não ficar mais saindo do seu posto o dia inteiro, o tempo médio de ciclo do montador já havia caído para 2,3 minutos.  E por fim em 1914, a linha de montagem móvel, que se caracteriza pelo processo em que o produto se desloca ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados, o ciclo foi reduzido para 1,19 minutos.

6ª) Quais os princípios do Fordismo. Explique cada um deles

Peças e componentes padronizados e intercambiáveis: máquinas especializadas, sistema universal de fabricação e calibragem, controle da qualidade, simplificação das peças, simplificação do processo produtivo.

Especialização do trabalhador: uma única tarefa ou pequeno número de tarefa, posição fixa dentro de uma sequência de tarefas, o trabalho vem até o trabalhador, as peças e máquinas ficam no posto de trabalho.

Princípio de intensificação: diminuir o tempo e o ciclo de duração dos equipamentos e da matéria-prima com a rápida colocação do produto no mercado.

Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação para que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. A velocidade de produção deve ser rápida. O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro ao consumidor na terça à tarde.

Princípio de produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

 

7ª) Quais as principais críticas dirigidas à Teoria da Administração Científica?

Mecanização: desestimula a iniciativa pessoal do operário, tornando-o “parte da máquina”, não considerando os seus aspectos psicossociais.

Esgotamento físico: resultado frequente da ânsia do operário em realizar mais do que o previsto, para aumentar seu pagamento.

Na indústria e no governo, despertava entusiasmo, entre os trabalhadores, a imprensa e os políticos, provocou reações desfavoráveis.

Taylor não expôs suas ideias claramente, foi pouco sistemático e passou de um assunto a outro sem transição lógica

8ª) Pesquise em uma empresa (pública, privada ou sem fim lucrativo) algumas das características do taylorismo ou fordismo presentes.

Empresas de produtos manufaturados, são um bom exemplo de característica fordista, pois o funcionário é especializado para exercer apenas uma pequena função dentro da linha de produção, as grandes empresas de aviários no brasil, como a marfrig, BRF, tem na sua linha de produção diversas divisões de trabalho para um mesmo produto. O frango em natura, é desossado apenas por uma pessoa, que o envia para outra que faz os cortes específicos, e outro funcionário é responsável por higienizar e embalar o produto, assim sucessivamente na linha de montagem.

Um exemplo de característica Taylorista, são as empresas de fast – food, como o MacDonalds e burguer king, que presam por eficiência e padronização de movimentos, para que ele trabalhe mais e renda mais. Sendo assim, há vários incentivos para a especialização do funcionário. Nesse modelo o funcionário, é desafiado a produzir os lanches no padrão da empresa, em menos tempo possível, para anteder a demanda de pedidos.

CAPÍTULO 8

1ª) Descreva as seis atividades definidas por Henry Fayol na Teoria Clássica. Há alguma superior as demais? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com