TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quinto Hábito do Livro de Stephen Covey

Por:   •  10/11/2018  •  Artigo  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

O Quinto hábito do livro de Stephen Covey, “Procure primeiro compreender, depois ser compreendido” nos leva a pensar em como nos colocar no lugar do outro, ao ouvir o suas preocupações e dúvidas recorrentes, sem dar respostas superficiais, como “eu te entendo” ou “sei como é”, pois acabam por muitas vezes não acrescentando em nada para o indivíduo que a recebe, complicando-o ainda mais na sua tomada de decisão.

Ademais, a confiança nasce a partir do saber ouvir, que é o saber entender, é mostrar para o indivíduo que você o ouve e o entende de modo que isso gere entre os dois a confiança necessária para manter ativa a relação de compreensão. Só que não basta apenas ouvir entender, é necessário demonstrar empatia pelo outro, entender verdadeiramente como ele se sente, para aí sim conseguir entrar em contato com seu psicológico e compreende-lo por completo, o auxiliando nas tomadas de decisões. Escutar é, portanto, o mais complexo e importante estágio da comunicação, pois muitas vezes não escutamos tudo quanto temos a ouvir, ou escutamos parcialmente aquilo que queremos ou não escutamos nada.

Ao compreendemos o indivíduo por completo, poderemos ajudá-lo da melhor forma, deve-se primeiro compreender (estudar o caso) antes de simplesmente opinar uma solução qualquer, sendo que não se tem a total certeza sobre aquilo que está sendo diagnosticado (o caso em estudo). A comunicação se torna expressiva e é possível agora influenciar e transformar pessoas e situações.

No 5º Hábito, na série de diálogos entre pai e filho sobre a escola, compreendemos como a comunicação e a ação do pai, de ouvir atentamente o que seu filho tem a lhe dizer, pensando em respostas influenciadoras ao invés de respostas superficiais, acabam por mudar inteiramente o rumo do diálogo entre eles. O pai deixa o campo superficial e passa para o campo transformacional, no qual pode transformar o diálogo, onde o filho ao ver a disposição de seu pai acaba por entende-se a si mesmo e a propor para ambos, soluções para as suas próprias indagações, aos problemas que expos anteriormente. A escuta empática se torna, então, grande aliada nos relacionamentos interpessoais.

Depois de compreender, seja compreendido, busque aumenta sua credibilidade pessoal, demostre aos outros mais empatia, mostre para os outros seus sentimentos e por fim, mude seu jeito de se expressar com as pessoas, demonstre antes de tudo, ter profundo conhecimento do assunto que está sendo tratado, trazendo informações concretas e dados com fontes confiáveis, mostre confiança. e assim conseguirá alcançar os objetivos almejados.

Ante tudo, a compreensão é a chave mestra pra um relacionamento saudável, tanto pessoal como profissional, compreender e ser compreendido, ouvir e entender antes de julgar são tarefas que a princípio todos nós achamos que dominamos com perfeita facilidade, mas ao estudar-se mais afundo a comunicação, compreendemos que ela envolve mais aspectos psicológicos do que fisiológicos.

O presente capítulo, nos ajuda a olha o Ser Humano com um olhar mais abrangente e aberto a transformações que o auxiliem a entender-se a si mesmo e a entender os outro. É o principal capítulo para aqueles que querem transformar o seu relacionamento com as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com