TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO GERENCIAL

Por:   •  2/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.695 Palavras (15 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

RELATÓRIO GERENCIAL DA EMPRESA C&A

SÃO PAULO

2017

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

RELATÓRIO GERENCIAL DA EMPRESA C&A

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III – apresentado como exigência de aprovação nas disciplinas Crédito e Cobrança, Planejamento Tributário, Fontes de Financiamentos e Ética e Legislação no Curso de Gestão Financeira da Universidade Paulista – UNIP.

SÃO PAULO

2017

RESUMO

Este Projeto Multidisciplinar III tem como objetivo principal aprimorar os conhecimentos sobre as práticas gerenciais adquiridas nas disciplinas citadas, comparando-os com os dados obtidos da empresa analisada. Para isso serão analisados os dados da empresa C&A que atua no ramo de comércio de roupas masculina, feminina e infanto-juvenil e ainda acessório e perfumes, atuando em todo o Brasil. As disciplinas norteadoras do estudo são Crédito e Cobrança, Fontes de Financiamentos, Planejamento Tributário e Ética e Legislação. Através da análise dos processos da empresa referentes às disciplinas estudadas, serão sugeridas mudanças em alguns pontos, visando a melhoria e otimização dos resultados. Foi utilizado a pesquisa exploratória na análise da literatura sobre os assuntos pesquisados e de levantamento de dados para obtenção dos dados da empresa.

Palavras-chave: Aprimoramento. Práticas Gerenciais. Cobrança. Financiamento. Planejamento.

SUMÁRIO

Sumário        4

Introdução        5

1. A Empresa        6

2. Análise Empresarial        7

2.1. Crédito e Cobrança        8

2.2. Planejamento Tributário        9

2.3. Fontes de Financiamento        10

2.4. Ética e Legislação        11

3. Projeto – Fontes de Financiamento        13

3.1. Tempo para implantação da nova forma de financiamento        14

3.2. Resultados esperados        14

4. Conclusão        15

5. Referencias        16


Introdução

A elaboração do trabalho teve como base a empresa C&A que atua no ramo de comércio de roupas masculina, feminina e infanto-juvenil e ainda acessório e perfumes, atuando em todo o Brasil, a qual foi analisada em seu setor de crédito e cobrança, fontes de financiamentos, ética e legislação e planejamento tributário.  

As informações coletadas da empresa foram comparadas com referenciais teóricos sobre o assunto, visando a obtenção de informações necessárias para a elaboração do trabalho.  

O objetivo geral do trabalho é aprimorar os conhecimentos sobre as práticas gerenciais adquiridos nas disciplinas citadas, comparando-os com os dados obtidos da empresa analisada.

Os objetivos específicos são:

  • Analisar os dados da empresa nas áreas abordadas pelas disciplinas;
  • Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem;
  • Obter compreensão e prática empresarial;
  • Adquirir conhecimentos e aplica-los em situações reais de gerenciamento.

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido com consultas à referências bibliográficas, artigos acadêmicos e científicos, sites confiáveis e materiais de estudo de cada disciplina, visando alcançar os objetivos anteriormente propostos. Para isso foi utilizado o método de pesquisa exploratório. Segundo Gil (2008), este método de pesquisa visa “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses”, tendo como objetivo principal o aperfeiçoamento de ideias ou a descoberta de intuições, permitindo os diversos aspectos relativos ao fato estudado.

1. A Empresa

Durante gerações, a empresa familiar C&A foi pioneira na disponibilização de vestuário mais econômico dentro dos últimos estilos e tendências de moda. A tradição é melhor quando é constantemente renovada, e hoje a C&A dedica a sua paixão pelo conhecimento e resultados, de forma cuidada e criativa, plantando as sementes do futuro.

Na cidade alemã de Mettingen, os antepassados de Clemens e August foram comerciantes bem-sucedidos no norte da Holanda, quando em 1671, deixaram a quinta da família para serem mercadores de produtos de linho. Foi em Mettingen na década de 1830 que Clemens e August se tornaram aprendizes no seu ofício.

Na revolução industrial do século XIX, a C&A revolucionou a indústria e criou um novo mercado com vasto potencial, oferecendo artigos de moda mais acessíveis. Em 1841, os dois irmãos, com os seus 20 anos e um empréstimo dado pelo pai, fundaram o seu próprio negócio de fabrico de linho e algodão – a C&A Brenninkmeijer – na cidade de Sneek. A invenção da máquina de costura trouxe com ela a era do pronto-a-vestir, e a C&A rapidamente passou a oferecer uma única gama em diferentes tamanhos.

Nessa altura, Clemens e August entregaram o negócio à geração seguinte, que contribuiu com novas ideias, vendendo casacos de senhora ao preço de um salário semanal médio de um trabalhador. Isto pode parecer caro hoje em dia, mas era apenas um terço do preço do casaco mais barato vendido pelas outras lojas.

Não demorou muito tempo até que a fórmula criativa que democratizou a moda na Holanda começasse a ter sucesso também na Alemanha. Uma grande loja C&A abriu na Alexander Platz, em Berlim, em 1911, iniciando o processo da C&A na Alemanha.

Nas décadas seguintes, a C&A expandiu-se para 20 países europeus, bem como para a América (Brasil e México) e Ásia (China).

Hoje, a C&A ainda continua a ser gerida como uma empresa familiar, com lojas em 18 países europeus e uma crescente presença mundial, incluindo filiais ativas na China, Brasil e México. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com