TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO OPERACIONAL

Por:   •  30/8/2022  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Após a análise de todo o processo organizacional, foram identificados alguns obstáculos que impactam e comprometem o desenvolvimento da empresa. A seguir, vamos relacioná-los para que possamos ter com clareza e buscarmos a melhoria do processo:

• Problemas no processo logístico: Controle de matéria prima feito de forma manual / Amontoamento e desorganização de caixas sem a devida armazenagem.

• Problemas no processo produtivo: Perda de componentes eletrônicos de alto custo dentro do processo / falta de mão de obra, sobrecarregando os funcionários do setor.

• Problemas da gestão organizacional: Pessoas desconhecidas acessando o processo produtivo / Ausência de sistema informatizado para o devido controle.

GARGALOS IDENTIFICADOS SOLUÇÕES POSSÍVEIS

Armazenamento inadequado de matéria-prima. Uso de paletes para a devida organização e armazenamento da matéria-prima para manter sua integridade física preservada.

Pessoas desconhecidas passeando pelo processo produtivo. Implantação de controle de acesso para que somente pessoas autorizadas tenham acesso, sistema de vigilância por câmeras.

Perda de componentes eletrônicos dentro do processo produtivo. Planejamento de produção por demanda, capacitação dos funcionários com o objetivo de reduzir as inúmeras perdas no processo.

Ausência de sistema informatizado para o controle de matéria-prima. Investimento em tecnologia com equipe de TI, para que haja um maior controle.

Alto índice de hora extra Controle de horas extras pelo DP, através de criação de banco de horas e compensação.

A ausência de um sistema informatizado

A informação é um fator fundamental para as empresas quando elas se expõem ao mercado aberto e comum. A competitividade, produtividade e qualidade não seriam prováveis sem a existência da informação. Através da interação com a tecnologia da informação nas organizações, mudanças ocorrem na cultura e no comportamento dos interlocutores. A tecnologia é uma ferramenta utilizada no controle, monitoramento e registro de muitos aspectos do desempenho e conduta da organização. No cotidiano das organizações, alguns setores possuem a necessidade de informações pontuais, com foco na tomada de decisões imediatas, ao passo que outros precisam de subsídios para que as decisões de longo prazo possam ser tomadas.

A implementação de um sistema informatizado, é um dos maiores benefícios que uma organização pode possuir, pois viabiliza aos colaboradores e gestores o controle total de todos os departamentos da organização, além de tornar as atividades diárias e acompanhamentos mais eficientes e otimizando todo o processo produtivo em geral.

Referências Bibliográficas

Rossini, A. M., Palmisano, A. (2014), Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento, 2nd ed., Cengage Learning, São Paulo.

https://academiadalogistica.com.br/logistica-na-pratica/

https://firebook.com.br/ler-online-ebook-pdf-gest%C3%A3o-de-log%C3%ADstica-e-cadeia-de-suprimentos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com