TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO ROTERIZAÇÃO PRINCIPAL

Por:   •  7/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

SENAI

 

  TÉCNICO EM LOGÍSTICA – TURNO MANHÃ

     DISCIPLINA: GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO

         PROFESSOR: KLAYTON CARDOSO

RELATÓRIO

        

                                         

EQUIPE: Alexandro Victor

Bruna Hellen

David Anderson

Míria Clara

Rayllene Nascimento

                                       

Fortaleza, 07de abril de 2015.

INTRODUÇÃO

Neste relatório, iremos demonstrar a aplicação da roteirização de transportes em uma cidade. Este é um método utilizado para trazer melhorias ao setor de distribuição, ou seja, contribuir na otimização da entrega e coleta de produtos.

Como o transporte é na maioria dos casos, o responsável pelos altos custos logísticos dentro de uma empresa, procuramos maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, identificando as melhores rotas que permitam a redução de tempo, distância e consequentemente reduzindo os custos.

 Através de planejamento, haverá melhores prazos de entregas das mercadorias, levando a ganhos no relacionamento e manutenção dos clientes para a nossa empresa.



                           

                                       ROTEIRIZAÇÃO

Atualmente, o transporte representa um grande desafio de eficiência, entretanto, se houvesse maiores investimentos nesse setor poderíamos reduzir custos e garantir qualidade nesses serviços.[pic 1]

         A roteirização é uma forma de programar as operações dos veículos de uma empresa, ajudando nos serviços de coleta ou entrega de materiais.

     Com a informatização tornou-se mais fácil fazer o roteiro dos veículos, iniciando com a verificação de toda a região do ponto geográfico, zonas e situações momentâneas que podem surgir, já que em alguns locais os veículos não podem circular em certos horários. E também existem áreas de congestionamentos e altas distâncias que são pontos de atenção.

      Por meio da definição de rotas mais eficientes para nossas necessidades de carga, obtemos uma série de ganhos e vantagens, dentre elas estão:

  • Redução das distâncias necessárias para entregas e coletas.
  • Ganhos de tempo nas operações.
  • Melhor dimensionamento da carga e uso da frota.
  • Racionalização dos recursos humanos e horas de colaboradores.
  • Economia de combustíveis e também com pedágios.
  • Redução dos gastos com manutenção de veículos, e etc...

  Na cidade SENAI, localizada na Av. Padre Ibiapina, 1280- Jacarecanga, foi proposto realizar uma roteirização, tendo como início a recepção e finalizando no estacionamento dos alunos.[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Inicialmente, procuramos conhecer todo o ambiente, verificando todos os possíveis trajetos para haver a locomoção dos transportes. Percebemos que existem quatro rotas primárias, que são aquelas mais acessíveis, e rápidas para chegar ao destino final.

A partir dos principais trajetos encontrados, surgem as rotas secundárias e terciárias que servem de apoio, caso haja qualquer imprevisto no trajeto, como por exemplo: manifestações, acidentes, entre outros.

Para chegar ao destino final, foi feito um planejamento detalhado, e a partir daí optamos por rotas seguras, com baixa incidência de roubo de cargas, evitando áreas de cruzamentos, e o resultado é o melhor rendimento da frota, reduzindo os custos com frete e combústivel.

Procuramos entregar os produtos aos seus destinos com eficiência no tempo planejado, e dessa maneira conseguiremos preservar nossos clientes.

VEÍCULOS UTILIZADOS NA ROTEIRIZAÇÃO

 

Existem vários tipos de caminhões que circulam diariamente por todas as rodovias no Brasil, e que levam diferentes cargas para diversos locais.

Como forma de segurança, O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limitou um peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículo, esse limite imposto deve-se ao fato que quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior será a deterioração deste asfalto. Dessa maneira, os caminhões podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga). Por isso, existem vários tipos de caminhões. Na cidade Senai serão utilizados três tipos.

Veículo Urbano de Carga (VUC)[pic 7]

O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 4 toneladas.

[pic 8]

 

TRUCK

Truck é um caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Usado principalmente para o transporte de mercadorias por longas distâncias, este tipo de veiculo pode suportar maior carga ao mesmo tempo que não compromete o desempenho do caminhão. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é de 14 metros. [pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (448.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com