TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Referencial Teórico Para trabalho de T.I

Por:   •  20/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 7

REFERENCIAL TEÓRICO

MARKETING E SUAS ESTRATÉGIAS

Nos dias de hoje, o marketing e a publicidade baseiam-se no conhecimento dos desejos mais intrínsecos do indivíduo e utilizam-nos para promover marcas em todas as fases da vida, desde a infância até à velhice. Pesquisas apontam que as empresas de marketing consideram o indivíduo até mesmo no útero quando ouvem e, assim, fazem associações com memórias do início da vida, memórias essas que podem durar a vida toda. Assim, nascemos sob a influência do marketing e podemos nos tornar mais suscetíveis a termos nossas preferências moldadas por este mercado desde cedo.

O autor Martin Lindstrom, é um escritor dinamarquês com diversos livros best sellers no mundo todo. Em sua obra “Brandwashed: o lado oculto do marketing”, publicado em 2018, o autor busca expor ao leitor os truques psicológicos que organizações e especialistas em marketing e publicidade utilizam para explorar os medos, sonhos e desejos mais profundos dos consumidores para fazê-los comprar determinada marca ou produto em detrimento de outros.

 Segundo o autor, começamos a desenvolver preferências em marcas e produtos por volta dos sete anos, embora a partir dos três anos as crianças já se sintam pressionadas a usar determinadas marcas e acreditem que usar, possuir e consumir determinadas marcas as ajudará a ter sucesso na vida.  

Tipos de estímulos

 Para agradar os clientes, lojas e shoppings usam talco nas lojas e aromas de cereja nos refeitórios, e música suave é tocada nas épocas de maior incidência de gravidez, o que diminui a resiliência delas para serem influenciadas pelas marcas. Os bebês permanecem calmos mesmo quando estão agitados ou chorando nestes ambientes. Em um estudo citado no livro, 60% das mulheres relataram que não existia tal paz em nenhum outro lugar.

 Estímulos e preferências iniciais

 Quanto mais cedo se começa a usar a marca, maior será a probabilidade de usá-la ao longo da vida. Cerca de 75% das compras espontâneas estão relacionadas aos desejos dos filhos, onde a mãe compra algo para deixar o filho feliz. Além disso, os fabricantes de marcas fazem o possível para garantir que os pais transmitam suas preferências de marca aos filhos, pois tendem a observá-los fazendo compras e são mais uma vez influenciados pelas preferências externas, neste caso, dos próprios pais.

O uso do medo como aliado

 Durante catástrofes epidemiológicas, os profissionais de marketing trabalham arduamente para convencer os clientes de que os seus produtos são os únicos que podem prevenir a contração do vírus. Eles desenvolvem múltiplos esquemas, muitas vezes inúteis, usando a negociação como fator principal, procurando lucrar com os desastres causados ​​por furacões, incêndios, nevascas e outros fenómenos naturais severos.  O medo tem propriedades contagiosas e o cérebro foi projetado para temer ameaças potenciais. A julgar pelo aspecto biológico, uma pessoa medrosa apresenta uma gota de sangue no cérebro devido ao medo, o que a impede de pensar com clareza e agir de forma mais impulsiva e então é aí que a influência do marketing entra, fazendo as pessoas comprarem por impulso.

A opinião dos outros importa

 Assim como os animais imitam o comportamento de outros membros da sua espécie para aprender o que fazer, os humanos tendem a seguir inconscientemente uma minoria de indivíduos conscientes para influenciar o comportamento de milhares de pessoas, pois somos uma espécie social e tendemos ao comportamento de rebanho. Portanto, uma pessoa quer o que outra quer, e quanto mais visivelmente ela busca, maior será o desejo. O medo de não conseguir algo que os outros têm faz com que milhões de consumidores façam fila durante horas para comprar algo ou se tornem consumidores compulsivos online.

 O que compramos é muitas vezes impulsionado por pressões externas, sendo os adolescentes o público mais sensível à influência dos outros porque não sabem quem são e a apresentação de determinadas marcas serve como concretização da sua identidade nessa faixa etária.

Além disso, o uso de marcas é muitas vezes relacionado a autoestima, uma vez que muitas pessoas que compram certas marcas alegam sentirem-se bem, confiantes, expressivas, criativas e positivas. Crianças e jovens, por exemplo, costumam relatar que se sentem populares ao usar determinadas marcas porque não acreditam em si mesmos, pois confiam nesses símbolos para melhorar sua autoestima e qualidade de vida.

TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:

Após muitos anos de pesquisa sobre comportamentos de compra, surge em 1968 o livro chamado “Comportamento do Consumidor”, escrito por Blackwell, Miniard e Engel que visa trazer aos nossos olhos como funcionam os mistérios do ato de consumir, as atitudes, os motivos e as necessidades que levam o ser humano a adquirir e dispor de determinados produtos. Um dos principais pontos do livro é a teoria intitulada de “Processo de decisão de compra” que são basicamente sete etapas percebidas pelos autores, que estão presentes na maior parte das compras e se dão durante a decisão de adquirir algo, são eles: reconhecimento de necessidade; busca de informações; avaliação de alternativas; pré-compra; compra; consumo; avaliação pós-consumo e descarte. A partir desta análise, podemos nos aprofundar em quatro dessas etapas que são indispensáveis em qualquer processo de compra:

-Reconhecimento de necessidade: o reconhecimento da necessidade ou reconhecimento do problema se dá quando um produto ou objeto não é mais útil e tem-se a necessidade de mudança, como por exemplo um motorista de aplicativo numa circunstância em que seu carro para de funcionar, neste momento, ele reconhece a necessidade de comprar um novo carro

-Busca de informações: a partir do reconhecimento da necessidade, o indivíduo passa a buscar informações para resolver seu impasse, realizando pesquisas. Dentro da pesquisa há dois campos, o de pesquisa interna e externa. O campo da pesquisa interna diz respeito a sua memória e experiências anteriores com produtos e marcas. Já a pesquisa externa é toda aquela que tem como fonte da informação um veículo externo ao indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com