TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Estagio

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

 

A realização do estágio supervisionado é muito importante para formação acadêmica do aluno, pois através do mesmo, o estagiário executa na prática, os conhecimentos adquiridos teoricamente em sala de aula.  

O presente relatório tem por finalidade demonstrar um modelo de gestão que integra o monitoramento do processo de planejamento estratégico de uma organização não governamental (ONG), bem como listar as tarefas cotidianas para o bom e fiel cumprimento das obrigações necessárias.  

O Planejamento é uma ferramenta gerencial que possibilita a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias para superar os desafios institucionais que devem ser vencidos. Estes desafios não se colocam apenas para organizações com fins lucrativos, mas também para organizações não governamentais, sem fins lucrativos; ou seja, qualquer organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, pois todas elas necessitam ter uma visão clara dos objetivos e estratégias a que se opõe.  

Diante disto, este pensamento possibilita a reflexão da organização como um todo, em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro, adquirindo uma nova mentalidade social empreendedora, apoderando-se do planejamento estratégico no seu cotidiano.

 

 

 

 

 

 

 

2. A ORGANIZAÇÃO

 

O Estágio Supervisionado I está sendo realizado na Instituição CEDECA “Jair

Jesuíno Trindade “– Centro de defesa da Criança e do Adolescente do Vale do Paraíba e Região Ltda.. A Instituição é uma ONG de pequeno porte e não possui filiais e tem endereço único, localizado à Rua Tenente Manoel Pedro de Carvalho, 36, Centro, São José dos campos-SP.  

Esta etapa, com carga horária de 200 horas, teve início no dia 08 de Agosto de 2014, com carga horária de 6 horas por dia, de segunda à sexta-feira, das 08h00min às 14h00min.

Em 1994 um grupo de advogados residentes na cidade de São José dos Campos, já atuavam solidariamente na promoção de defesa dos direitos da criança e do Adolescente, prestando serviços de assessoria Jurídica aos casos que a alta demanda no serviço de acesso gratuito à justiça não comportavam ou pudesse comprometer a segurança da criança e do adolescente, não podendo esperar, ou seja, tendo de ser tratado com um cuidado especial e com uma agilidade que atendesse a devida urgência da situação, porem quando os serviços de urgências começaram a crescer de uma forma muito acelerada, foi elaborado um projeto social e apresentado a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, uma proposta e um projeto inicial que vinha de encontro com uma grande necessidade da população, ou seja, casos de urgente intervenção e que não poderiam esperar.  

A Prefeitura aprovou a iniciativa do projeto parcialmente, sugeriu algumas alterações e incrementou alguns pontos para fortalecer a estrutura da organização, de modo que não iria descaracterizar a causa pela qual o CEDECA apoiava, mas iria abranger uma área social maior e para as devidas alterações e estudos, cedeu o local físico para o desenvolvimento das ideias com apoio de importantes instituições como integrantes do conselho tutelar, advogados parceiros, entre outros órgãos que se posicionaram a guiar na iniciativa da construção e moldar o projeto social as necessidades de urgências que deveriam atender.

Em Abril de 1996, já com o projeto em fase final, foi então elaborado uma solicitação de convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e no dia 13 de Dezembro de 1996, com a aceitação do convênio, foi possível inaugurar definitivamente o Centro de defesa da Criança e do Adolescente do Vale do Paraíba e Região Ltda -  CEDECA “Jair Jesuíno Trindade”, onde até a data atual é oferecido a orientação psicossocial e é fornecido apoio às vítimas e seus familiares através do atendimento jurídico.

A Instituição é uma organização do terceiro setor, ou seja, sem fins lucrativos onde a cada dois anos, ocorre uma eleição aberta a todos os funcionários que atuam na instituição e nisto é nomeado entre os advogados atuantes, o Diretor e Coordenador Administrativo que irão comandar a instituição pelos próximos dois anos.

Até o momento para a causa que apoia junto aos seus parceiros, o CEDECA afirma não possuir concorrentes diretos, visto que órgãos que poderiam ser concorrentes, trabalham em parceria e são pilares estratégicos de apoio fundamental a existência e continuidade do projeto, tal como “Conselho Tutelar” e Defensoria Pública do Estado de São Paulo”.

 O CEDECA hoje é formado integralmente por 14 funcionários e 6 estagiários que são os prestadores de serviços as famílias que buscam apoio junto ao projeto.  

Sua estrutura organizacional é formada, como mostra o gráfico a seguir:

 

 

 

 

Organograma CEDECA “Jair Jesuíno Trindade”

 

 

 

 

[pic 1]

[pic 2]

 

 

3. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

 

Localizada num ponto estratégico, ou seja, no centro da cidade de São José dos Campos, com um total de 14 profissionais e 6 estagiários, distribuídos pela organização como mostra anteriormente o organograma da instituição, o CEDECA tem como

principal atividade a Defesa dos direitos Sociais e proteção jurídico-social a crianças e adolescentes, em situações como violências sexuais, crimes de homicídio, violência física e violação dos direitos. 

Os valores exatos de repasse municipal e estadual não foi divulgado, mas estimase, que a instituição recebe uma verba da prefeitura Municipal de São José dos Campos num valor aproximado de R$12 mil reais e um repasse do estado no valor aproximado de R$14 mil reais. 

A Instituição trabalha em convênio com a defensoria pública do estado e com a parceria da prefeitura municipal, onde casos específicos são direcionados para ser tratado na instituição, que atende uma média de 22 pessoas por dia , sendo estes usuários dos serviços de assessoria jurídica gratuito, o que ressalta a missão da entidade em  participar e contribuir  com o esforço coletivo no sentido de assegurar a proteção jurídico-social a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, oferecendo mecanismos de garantia de seus  direitos fundamentais quando violados  e ameaçados, opondo-se a todas as formas  e manifestações  de violências praticadas contra os mesmo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com