TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Parcial

Por:   •  13/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 19

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

(PROINTER II)

Relatório Final

Jundiaí/SP

2016

ALYSSON FERNANDES MACHADO VETRENKA – RA 5056603439

Relatório Final

N2 - Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar no Curso de Tecnologia de Gestão Financeira, sob orientação da Tutora Tânia Regina B. Benites.

SUMARIO

I - Introdução.......................................................................................................................................04

II – Fundamentação Teórica...............................................................................................................05

III – Sistema de Gestão Ambiental para Hotelaria..............................................................................09

IV – Objetivos, Metas e Indicadores....................................................................................................11

V – Conclusão.....................................................................................................................................14

Referências Bibliográficas...................................................................................................................15

I - INTRODUÇÃO

A atuação ativa para a preservação do meio ambiente é requisito essencial para a continuidade de uma empresa no ambiente de trabalho, a legislação pátria se desenvolveu no sentido de estabelecer regra e diretrizes no sentido de garantir a preservação do meio ambiente. Inúmeros órgãos de proteção foram criados com vistas a fiscalizar e garantir a observância das leis ambientais não apenas pelas empresas, mas também pelo cidadão. A cada dia mais a comunidade e sues indivíduos mostram a preocupação com o tema por meio de práticas sustentáveis, procura de produtos e serviços ecologicamente corretos.

A atividade produtiva e consequente consumo de bens é sem dúvidas o principal causador de impactos no meio ambiente, além da necessidade de utilizar recursos naturais durante o processo de produção de qualquer produto, há também todo o resíduo gerado durante este processo, bem como ao longo e após o seu consumo.

Desta forma, a cadeia que gera o impacto ambiental de qualquer produto ou serviço envolve a todos sem distinção, desde o produtor até o consumidor final. Assim sendo é responsabilidade de todos promover o desenvolvimento sustentável de todos as atividades, de modo a eliminar ou ao menos reduzir os impactos ao meio ambiente.

Um exemplo atual sobre o impacto positivo acerca do ideal sustentável é do mercado hoteleiro, principalmente no Brasil em que o patrimônio natural é o maior atrativo para a exploração desta atividade, a proteção do meio ambiente está diretamente associada à manutenção do negócio.

Neste sentido redes hoteleiras de todo o mundo estão incorporando às suas atividades o gerenciamento ambiental, utilizando esta pratica principalmente como Marketing.

A celeuma está no conflito entre ser o explorador do recurso natural como forma de incentivo à expansão do seu negócio, gerando com isso a redução destes mesmos recursos, pelo aumento da circulação de pessoas em locais que antes eram pouco ou raramente acessados pelos Homem, lixo gerado, dos equipamentos, dos produtos de uso diário, de efluentes líquidos misturados com detergentes e outros dejetos orgânicos lançados em mares e rios.

Por esta razão é fundamental a implementação de um sistema de gestão ambiental nas atividade que envolvem o funcionamento de um serviço de hotel, direta ou indiretamente. O presente estudo visa propor uma solução de modo a solucionar a problemática desse cenário por meio da implementação efetiva do SGA – Sistema de gestão ambiental, de acordo com as normas aplicáveis ao mercado, incluindo, mas não se limitando às emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (“ABNT”) e ISO 14001 que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, tem como buscar sua certificação por uma organização externa competente.

A obtenção da certificação ISO 14001 é um importante diferencial em um mercado em que a maioria das empresas trabalham para atender minimamente a lei e portanto não possuem condições de atender às inúmeras exigências impostas durante o processo de certificação.

Sendo assim o enfoque deste trabalho é possibilitar à adequação das etapas exigidas durante o processo de certificação o que impõe a implementação um Sistema de Gestão Ambiental bem estruturado e que proporcione melhorias efetivas nos processos, promovendo por conseguinte a redução dos custo racionalização das aquisições e utilização de insumos e matérias

II -  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 LIMITAÇÕES GEO-ESPACIAIS

Em razão do crescimento populacional e o processo de globalização sofrido nas últimas décadas houve também o aumento do consumo de bens e serviços, com isso aperfeiçoaram-se os métodos de exploração de recursos naturais.

A exploração desordenada dos recursos naturais finitos e não renováveis vêm provocando cada vez mais impactos ao meio ambiente, a cadeia de produção e consumo introduzem no meio ambiente elementos poluidores que causam o desequilíbrio ambiental. Define-se meio ambiente como: “a integração dos fatores físicos, químicos e biológicos que condicionam a existência de seres vivos e de recursos naturais e culturais” (Decreto 14250, 05/06/81, Cap. I. Seção I, Art. 1°).

Deste modo, o ritmo em que determinado ambiente se desenvolve é diretamente proporcional à sua degradação, em que a poluição ambiental: “[...] pode ser definida como toda a ação ou omissão do homem que, através da descarga de material ou energia atuando sobre as águas, o solo e o ar, cause um equilíbrio nocivo, seja de curto ou longo prazo, sobre o meio ambiente” (Valle, 1995, p.06). Segundo Mellanby (1982) as causas da poluição ambiental estão relacionadas à industrialização, a utilização de recursos naturais e ao contínuo aumento populacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (362.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com