TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS PARA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

RAIMUNDA MARIA ESTEVES DA ROCHA

5º PERIODO

SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS PARA INTERVANÇÃO PROFISSIONAL        

 

GARANHUNS-PE

MAIO/2015

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

RAIMUNDA MARIA ESTEVES DA ROCHA

5°PERIODO

SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS PARA INTERVANÇÃO PROFISSIONAL        

                                              Tutora de Sala: Isleide Aline de Couto

GARANHUNS-PE

MAIO/2015

  1. INTRODUÇÃO

AS REFLEXOES RELATADAS NO PRESENTE PROJETO MOSTRAM QUE COMO DECORRÊNCIA DAS FORMAS LÓGICAS E COMO MODALIDADE SÓCIO-HISTÓRICAS DE TRATAMENTO DA CHAMADA QUESTÃO SOCIAL, O ESTADO PASSA A DESENVOLVER UM CONJUNTO DE MEDIDAS ECONÔMICAS E SOCIAS, DEMANDANDO RAMOS DE ESPECIALIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES QUE LHE SIRVAM DE INSTRUMENTO PARA O ALCANCE DOS FINS ECONÔMICOS E POLÍTICOS QUE REPRESENTA, EM CONJUNTURAS SÓCIO-HISTÓRICAS DIVERSAS, ONDE A AUTILIDADE SOCIAL DE UMA PROFISSÃO ADVÉM DAS NECESSIDADES SOCIAIS E AS POLÍTICAS SOCIAIS, ALÉM DE SUA DIMENSÃO ECONÔMICO-POLÍTICA CONSTITUEM-SE COMO MECANISMO DE REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO E COMO RESULTADO DAS LUTAS DE CLASSES, EM UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICO OPERATIVOS, CUJA COMPONENTE INSTRUMENTAL PÕE A NECESSIDADE QUE ATUEM EM DOIS CAMPOS DESTINTOS: O DE SUA FORMULAÇÃO E O DE SUA IMPLEMENTAÇÃO.

  1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais os desafios do serviço social junto às políticas sociais e seu tratamento por parte do Estado, ao ser fragmentado as questões sociais, instituindo-se de um espaço na divisão sócio-técnica do trabalho?

  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO

Geral:

  • Analisar os processos sociais e políticos sociais e os desafios que esta relação apresenta para intervenção profissional.

Específicos:  

  • Refletir sobre o caráter democrático do movimento social
  • Analisar a relação entre política social e serviço social e sua intervenção profissional
  • Explicitar os desafios da intervenção profissional no campo da política social na atualidade.

  1. JUSTIFICATIVA

Os movimentos sociais no Brasil têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra governos autoritaristas, sobretudo nas lutas pela liberdade e democracia. Contudo as grandes revoltas dos movimentos sociais se deram pela luta de algumas décadas em busca da democracia, e quando ela chega ao fim, os governos “democraticamente” eleitos não são necessariamente governos que tem DNA a classe trabalhadora, a integração latina americana e as minorias organizadas ou não. Com a complexificação da questão social e seu tratamento por parte do Estado, fragmentando-a e recortando-a em questões sociais, instituiu-se um espaço na divisão sócio-técnica do trabalho para um profissional que atuasse na fase terminal de uma ação executiva das políticas sociais, instancia em que a população vulnerabilizada recebe e requisita direta e imediatamente respostas simplificadas através das políticas sociais setoriais.

    Por isso é importante, na reflexão do significado sócio-histórico da instrumentalidade como condição de possibilidade do exercício profissional, resgatar a natureza e a configuração das políticas sociais que, como espaços de intervenção profissional, atribuem determinadas formas, conteúdos e dinâmicas ao exercício profissional.

No Brasil, o debate instaurado em torno da profissão, e sobre a relação entre Serviço Social e política social, floresceu e aprofundou-se ao longo das duas ultimas décadas do século 20 de forma significativa, e consolidou-se no século 21. Isso pode ser explicado pela alteração nos sistemas de proteção social brasileiros. Com referencia a intervenção profissional, a inclusão da política social permitiu situar mais concretamente seus objetivos na sociedade capitalista. “As proposições daí advindas de “por que fazer” a do “ como fazer” constituiu  as bases de um projeto profissional para os assistentes sociais brasileiros, construído coletivamente e conhecido como projeto Ético-Político Profissional. Sendo ele um projeto que postula o posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegura a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e as políticas sociais, como uma gestão democrática além do compromisso com a qualidade dos serviços prestado a população e o aprimoramento do referido.

         Diante desse processo nota-se que toda política Social deve ser voltada para trabalhadores ou aqueles que estão à margem do processo de trabalho. Assim,  cabe ao serviço social a tarefa de pensar do ponto de vista técnico-racional e não como uma caritativa assistencialista. Políticas sociais são ações de Estado que buscam atender pessoas atingidas pela exclusão social e atende-las em possíveis fatalidades.

Tendo em vista o papel da política social cabe ao serviço social elaborar e acompanhar a organização das mesmas para que busquem a proteção social “face às mazelas geradas pela exclusão”, dadas a característica estrutural presentes no modo de organização social e econômica capitalista.  O exercício profissional em Serviço Social deve então se constituir em elemento de discussão para os próprios profissionais, já que as práticas cotidianas estão relacionadas à leitura que o mesmo faz a realidade onde está inserido e, ao mesmo tempo, essa prática tem que ir além superando a intervenção simplesmente pontual e construindo-se a ação transformadora. As ações profissionais do Serviço Social não podem, portanto, ser reduzidas a intervenções pontuais na realidade, mesmo que essas sejam necessárias, enquanto a construção teórica não pode estar desvinculada da realidade do trabalho profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com