TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO Desde a década de 1980. PARA O CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Projeto de pesquisa: SERVIÇO SOCIAL E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO Desde a década de 1980. PARA O CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

4º SEMESTRE

CÁCERES/MT

Maio/2014

FERNANDA CRISTIANE DIAS TINGO

JUREMA DE SOUZA

MARILZA PEREIRA GALINA

MIRELA FERREIRA DA SILVA

SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

4º SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas “Fundamentos históricos, Teóricos e Metodológicos do Direito e Legislação Social, Políticas Sociais I”.

Professores: Paulo Sérgio Aragão; Jossan Batistute; Maria Lucimar Pereira

CÁCERES/MT

Maio/2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2- SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO.........................................4

3- CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11

1- INTRODUÇÃO

Neste trabalho será realizada uma produção textual interdisciplinar em grupo, que abarcará as disciplinas do quarto semestre do curso de Serviço Social, da Unopar, com o intuito abarcar o Serviço Social e as Transformações Sociais no Período da Década de 1980 ao Contexto Contemporâneo.

Como sabemos as políticas públicas é um tema bastante extenso, e por esta razão o estudo focou de maneira especial nas políticas de proteção a criança ao adolescente, da saúde e de proteção ao idoso, por serem áreas de grande interesse das discentes que realizaram a pesquisa.

Buscou-se por meio do estudo conhecer mais a fundo o processo de construção das políticas sociais no Brasil, os acontecimentos históricos que inflenciaram este processo, bem como o reposicionamento do serviço social, após a década de 80, na qual passou por um importante processo de reconceituação e mudou sua forma de atuação.

2- SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

A década de 1980 representa um marco histórico na vida de todos os brasileiros devido às grandes mudanças ocorridas no país, durante o referido período.

As mudanças a que estamos nos referindo tratam-se especialmente da queda do regime militar e conseqüente redemocratização brasileira, da elaboração da nova Constituição Federal de 1988, e os significativos avanços em termos de direitos civis e políticos reconquistados por meio desta, depois de muitas perdas e repressões favorecidas pelo regime ditatorial que o Brasil viveu desde a década de 60, mais especificamente, do ano de 1964, quando ocorreu o golpe militar, que introduziu uma época de grandes retrocessos políticos e civis, repressão de todas as formas de liberdade que dizimou a nação brasileira durante mais de vinte anos.

As mudanças que o povo percebeu e conquistou durante o período de 1980, também influenciaram significativamente na postura profissional do Serviço Social brasileiro, frente às transformações sociais na década até o contexto contemporâneo.

É importante voltar um pouquinho na história da profissão, apenas para frisar que na década de 30 quando surgiu o serviço social no Brasil, este estava atrelado as classes dominantes e nasceu com um propósito bem diferente do adotado após a década de 80, e mantido até os dias de hoje.

A grande função do serviço social no período do seu surgimento era especialmente conter o avanço do comunismo no Brasil, assim como funcionar como conformador da classe operária a sua condição subalterna.

É só no período do final da década de 70 e início da década de 80, que influenciado pela lutas dos Movimentos para a redemocratização do país, pelas ideologias marxistas, que o Serviço Social sofreu um processo de reconceituação da profissão e passou a se comprometer com as classes trabalhadoras, ou classes baixas, visando atuar como mediador entre as políticas públicas e as pessoas que delas necessitam.

Agora que abordamos a questão das políticas públicas, cujas quais os profissionais da Assistência Social atuam, é importante lembrarmos os principais avanços no Estado brasileiro que permeia a construção destas políticas.

Contudo, antes de qualquer coisa é importante entender o que vem a ser o termo “Políticas Sociais”. Segundo o Sebrae (2008, p. 5) “políticas públicas são um conjunto de ações decisões do governo, voltadas para a solução ou não dos problemas da sociedade.” Estas políticas afetam a vida de todos os brasileiros, independente da raça, sexo, credo, idade, entre outros (SEBRAE, 2008).

Em relação aos avanços das políticas públicas brasileiras após a década

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com