TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor de Atuação

Por:   •  8/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

Setor de Atuação

O setor de atuação caracteriza-se pela reduzida margem de contribuição, o que leva as empresas a trabalharem com um grande volume de vendas para a obtenção da lucratividade e capacidade de investimento. A busca da racionalização dos custos e a melhoria da logística de distribuição dos produtos são fatores primordiais para a manutenção do equilíbrio econômico/financeiro.

Diante deste quadro, as empresas estrategicamente direcionaram o foco de atuação aos mercados consumidores mais próximos as suas unidades produtoras, o que oportunizou uma racionalização nos custos de logística e conseqüente melhora das margens a preços competitivos.

O setor também tem procurado, através dos incentivos fiscais e a realização de novos investimentos, manter a competitividade e os volumes de produção.

Histórico

No final do século passado. São Sebastião do Caí – RS era o centro de distribuição e de comercialização de produtos agropecuários das colônias alemã e italiana da serra gaúcha, especialmente pela importância na navegação fluvial, uma vez que praticamente não existiam outras vias de locomoção.

Naquela época, o transporte terrestre era precariamente feito pelos caixeiros viajantes que, montados em mulas, percorriam até 100 quilômetros de distância, trocando mercadorias manufaturadas por produtos agrícolas ou coloniais, sendo que a banha se destacava com ítem de maior importância econômica na época.

Adolfo Oderich, caixeiro – viajante vindo da Alemanha viu aí uma grande oportunidade de negócio, abrindo uma fábrica de banha.

Em 1903, iniciou o que seria a sua primeira tentativa de industrializar em conserva lingüiça e lombo de porco envolto em banha, embalados em latas de um e dois quilos, soldadas manualmente por funileiro amigo.

Naturalmente, este processo artesanal, não prosperou. Somente em 1908, após três anos de estudos na Alemanha, é que seu filho Carlos Henrique fundou com capital próprio, na atual localização, a primeira fábrica de conservas de carnes do Brasil. Com a razão social denominada Carlos H. Oderich & Cia.

O progresso desta empresa foi grande, devido à alta qualidade dos seus produtos e dos seus processos industriais. Em pouco tempo foi construída uma nova fábrica em Lajeado/RS, voltada para a produção intensiva de lingüiças, salsichas e do refino de banha.

A partir da Primeira Guerra Mundial ocorreu a instalação de grandes frigoríficos e a chegada de fábricas de conservas multinacionais no Brasil, por questões estratégicas de abastecimento dos governos americanos e ingleses, para o fornecimento barato de alimentação militar, a empresa associou sua marca, recursos e tecnologias a outras empresas, o que resultou no projeto que deu origem ao Frigosul – Frigorífico Nacional Sul Brasileiro S/A, cuja matriz encontrava-se em Canoas/RS.

Esta união estratégica de gaúchos para enfrentar a concorrência multinacional não foi bem sucedida e após inúmeras crises, em 1968 com a sua retirada do projeto Frigosul, a empresa foi transformada em Sociedade de Mercado Aberto, passando a denominar-se CONSERVAS ODERICH S/A.

Foram períodos de enormes dificuldades. Novos segmentos da agroindústria começaram a se desenvolver de forma mais organizada e integrada. A indústria de conservas começa a sofrer as conseqüências da sua impossibilidade de modernizar-se, a ociosidade instalada no setor agregada a super oferta de proteínas animais e os baixos preços de produtos alternativos, provocam uma estagnação do setor, e sua conseqüente decadência.

Muitas fábricas tradicionais tiveram suas portas fechadas ou mudaram de proprietários. A Oderich, mesmo dentro deste quadro de adversidades não só conseguiu sobreviver, como também, soube suportar as desventuras dos diversos pacotes econômicos implantados sob orientações do Governo e cresceu.

Foi através de muita dedicação e trabalho que conseguiu, com apoio e confiança dos fornecedores, clientes, funcionários e acionistas, recuperar e manter a estrutura econômica e financeira da companhia.

Através de reinvestimentos permanentes nas suas instalações, que hoje perfazem uma área de 120.000 m2, dos quais, aproximadamente 50.000 m2 de área construída, e, na racionalização da sua estrutura administrativa, a Oderich conseguiu melhorar a rentabilidade dos seus negócios, diversificar a sua linha de produtos e lançar no mercado, nestes últimos anos, mais de 40 novos produtos que são comercializados em todo o território nacional e exportados para países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Japão, Coréia do Sul, Austrália, Rússia, Jamaica, Trinidad Tobago, Curaçao,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com