TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sobre o Sistema Colonial Brasileiro

Por:   •  11/9/2021  •  Exam  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Os determinantes internos e externos da crise do antigo sistema colonial brasileiro:

A crise ocorrida no sistema colonial brasileiro foi resultado de dois aspectos.

O primeiro, interno, foi devido ao aumento dos mercados na colônia brasileira, uma vez que a população e a produção cresceram e, também, com a queda da lucratividade proveniente do monopólio comercial externo exercido pela venda de produtos como a cana e o açúcar.

Como Portugal via o Brasil através do pacto colonial como uma grande colônia subordinada aos seus interesses econômicos e políticos, não havia interesse por parte da metrópole em atender às particularidades da colônia e de seus mercados crescentes.

Assim, os colonos portugueses começaram a se revoltar contra a metrópole, pois se tornou uma trava na expansão e na lucratividade de seus negócios.

Para completar, houve o motivo externo que estava ligado às mudanças ocorridas na Europa devido à Revolução Industrial.

Neste caso, a principal fonte de riqueza estava na produção gerada pela indústria que crescia muito. A Revolução Industrial levou a Inglaterra a forçar buscar novos mercados, que até então eram protegidos pelo pacto colonial, ajudando às colônias portuguesas e espanholas nas Américas à buscar a independência da metrópole.

Outro fator externo que aparece nesta mesma época são as ideias liberais trazidas pelo Iluminismo, onde a visão do Rei como um ser divino, é trocada pela liberdade e pela igualdade.


A importância e as principais vantagens do sistema de colonato sobre o sistema de parceria na utilização do imigrante na cultura cafeeira do Brasil no século XIX:

O sistema de colonato foi muito importante, pois, ao contrário do sistema de parceria, aumentou o número de imigrantes devido ao sucesso da forma como a relação entre o imigrante e o cafeicultor se dava.

O sistema de colonato tinha inúmeras vantagens para os imigrantes ao contrário do seu antecessor. Entre elas estavam:

  1. As condições de vida muito melhores que as degradantes condições estipuladas pelo sistema de parceria;
  2. O financiamento da viagem era bancado pelo Estado (neste caso, São Paulo) quando que no sistema de parceria, o indivíduo já chegava ao país devendo sua viagem.
  3. Ao imigrante era dado um pedaço de terra onde era permitido plantar para sobreviver e vender o excedente desta plantação. O que não acontecia no sistema de parceria, onde o fazendeiro era o dono de tudo.
  4. No sistema de colonato, o imigrante recebia uma remuneração mista, onde uma parte do pagamento era referente à venda da produção do café e a outra correspondia a um valor fixo. Isto não acontecia no sistema de parceria.

Ou seja, o sistema de colonato foi muito mais vantajoso e promissor para o imigrante.


As causas do ciclo vicioso de desvalorização cambial que marcou o final do século XIX no Brasil:

Duas coisas causaram a desvalorização cambial apontada no período.

A primeira foi a redução de moeda estrangeira no país. Esta redução foi causada devido à queda do preço internacional do café.

Anteriormente, o Brasil produzia cerca de 3/4 da produção de café mundial e tinha os EUA como responsável por cerca de 60% das compras do produto no mercado mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (714.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com