TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Educacional Brasileiro

Trabalho acadêmico: Sistema Educacional Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Professora

Alunas:

Curso: Pedagogia

Etapa 1:

Aula-tema: Sistema Educacional Brasileiro

Passo 2: Texto

A Educação Básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos pela Constituição da República Federativa do Brasil.

-Educação Infantil: Na Educação Infantil, o período da vida escolar que compreende crianças de 0 a 3 anos é denominado de creche e o equipamento educacional que se destina às crianças de 4 a 6 anos é chamado de pré-escola. O Projeto de Lei nº 144/2005, aprovado pelo Senado em 25 de janeiro de 2006, estabelece a duração mínima de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Até 2010, os Municípios, Estados e Distrito Federal atenderão esta modificação que estabelece a idade de seis anos para matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental.

-Ensino Fundamental: Com duração de nove anos, o Ensino Fundamental é destinado a crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos. Em 1996, assumiu o lugar do chamado Primeiro Grau, que era composto do curso primário (com duração de quatro a cinco anos) e do curso ginasial (com quatro anos de duração). O Ensino Fundamental é dividido em duas fases: a primeira vai da primeira a quinta série, incluindo a alfabetização e a consolidação dos conteúdos básicos. A segunda vai da sexta a nona série.

-Ensino Médio: O Ensino Médio, anteriormente chamado de 2º Grau, é a etapa final da Educação Básica. O Ensino Médio está estruturado em 3 (três) anos, com duração mínima de 2.400 horas. Tem como objetivos a consolidação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além da preparação para a vida e para os primeiros passos no mercado de trabalho.

E tem como finalidade:

-Pleno desenvolvimento do educando, para que o aluno se desenvolva plenamente é necessário que a escola lhe ofereça condições.

-Preparo para o exercício da cidadania, o que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país.

-Qualificação para o trabalho, sendo necessário que as escolas ofereçam condições de aprendizagem adequadas às atividades das regiões em que se localizam, pois a qualificação para o trabalho, como uma das finalidades da educação diz respeito ao ensino superior, porém pensemos principalmente no ensino fundamental.

Passo 3: Texto

O texto afirma que as características gerais do sistema educacional, e composto por educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Tem aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, com o complemento da família e da comunidade.

A educação infantil e oferecida em creches de 0 a até 3 anos de idade,e pré-escolas para as crianças de 4 a 6 anos de idade. Lembrando que a família e a base de toda educação de seus filhos.

A secretaria de Educação fundamental do ministério da educação possui uma coordenação geral de apoio as escolas indígenas, com objetivo de reforçar uma política publica educacional para as escolas. Essa coordenação desenvolve programas e ações de apoio a projetos que contemplam a educação intelectual, tais como a formação inicial e continuada dos professores indígenas, a produção de material didático para as escolas indígenas. Todo ser humano tem direito a escolaridade independente da raça ou crença.

O caminho proposto é o da discussão dos temas do cotidiano escolar, ligados aos contextos institucionais e as políticas publicas confrontadas com as teorias e a experiência. O ensino todo tem enfrentado grandes dificuldades, para enfrentar os desafios das situações de ensino, o profissional da educação precisa da competência, do conhecimento, de sensibilidade ética e de consciência política.

A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Suas etapas são: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A educação infantil e entendida numa concepção ampla, envolve o cuidar e o educar nas diversas dimensões humanas, sociais, cognitivas, afetivas e físicas. Como fatores no desenvolvimento e formação para o exercício pleno da cidadania. Ela tem especialidade própria não deve ser tratada como subordinada á escolarização do ensino fundamental.

A criança da educação infantil e considerada de fato como sujeito de direitos , para reverter à grave situação em que vivemos. Segundo Pestalozzi, o professor e comparado ao jardineiro que providencia as condições para a planta crescer.

A finalidade da autarquia e captar recursos financeiros, para projetos educacionais e de assistência ao estudante; mas nem sempre e o que falam. Com todas as tecnologias que temos, nossas escolas ficaram favoráveis ao ensino, mas também têm poucos que levam a sério.

ETAPA 2:

Aula-tema: Centralização e descentralização

Passo 2: Mapa Conceitual

Educação Básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com