TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TITULO DE CAPITALIZAÇÃO

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

TITULO DE CAPITALIZAÇÃO

Conceito

Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.

Segundo Thierry Claudon, presidente da caixa seguros, a capitalização se consolidou no Brasil como um importante setor de produtos financeiros com forte potencial de crescimento e efetiva aderência ao perfil psicológico da população brasileira, combinando a oportunidade de realizar economia programada com a participação em sorteios

[pic 1]

(Capitalização: histórico, conceitos e perspectivas pág. 34)

Esse produto é considerado um “seguro” e é regularizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados, ligada ao Ministério da Fazenda). Mas são os bancos (principalmente os grandes) que fazem toda a divulgação e distribuição dos títulos de capitalização.

Um exemplo de  título de capitalização é a Tele Sena sendo de Pagamento Único (PU), lançado em novembro de 1991 pela Liderança Capitalização S/A. O diferencial da Tele Sena é que, após 1 ano da sua compra, pode-se resgatar 50% do valor, com juros e correção monetária, ou acrescentar a diferença do valor e trocar pela Tele Sena em vigor.

Título de capitalização como funciona?

Originalmente existem 3 formas de compra e pagamentos são eles:

  • Pagamento único (PU): nessa forma, você depositar o valor todo de uma só vez.
  • Pagamento mensal (PM): a forma mais tradicional, mensalmente um valor previamente definido é descontado na sua conta.
  • Pagamento periódico (PP): nesse caso, ao contratar esse serviço, você escolhe a periodicidade do pagamento.

Conforme diz o professor da FIAP e consultor de finanças Marcos Crivelaroo, o título de capitalização é um título de crédito com características de um jogo de loteria, ou seja, quando você o adquire estará entrando em um sorteio e para ele se tornar vantajoso é necessário que você ganhe esse prêmio, o que dificilmente acontece.

Quando se adquire um título de capitalização pensando no sorteio a pessoa está na verdade ‘apostando na sorte’.

Vantagem e desvantagens

A principal vantagem do Título de capitalização é o fácil acesso do consumido ao produto e também a possível premiação na qual o ganhador irá recebe vaias vezes o que foi investido, porém as chances são relativamente baixas.

Em contra partida as desvantagens do mesmo são o pouco ou quase nada de retorno, levando a desvalorização do dinheiro e perda do poder de compra, tendo ainda que declarar imposto de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com