TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO

Por:   •  3/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que é um Sistema Operacional? Cite as suas funções.

R: O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares.

2) Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis? Cite as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

R: Os monoprogramáveis ou monotarefa, permitem que a memória, o processador e os periféricos se dediquem exclusivamente à execução de um único programa. Já os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos são compartilhados entre diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

A redução do tempo de resposta das aplicações processadas e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.

3) Como funciona o sistema de tempo compartilhado (time-sharing)?

R: Ele permite que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos.

4) Pesquise como funciona a técnica de pipelining e como ela melhora o desempenho dos sistemas computacionais.

R: É o enfileiramento de instruções de baixo nível no processador que permite o processador executar múltiplas instruções paralelamente em estágios diferentes.

5) O que são interrupções e qual a sua principal função?

R: É quando o processador é interrompido de realizar uma ação para que outro processo com prioridade maior tenha seu resultado mais rápido.

6) O que é uma chamada ao sistema (system call) e cite duas operações em que há a sua

necessidade?

R: System Calls são portas de entrada para o acesso às rotinas do sistema. Aceleração do cooler e overclock.

7) Diferencie modo usuário de modo kernel.

R: No modo kernel é possível o acesso irrestrito ao conjunto de instruções da máquina. Um processo deixa de executar em modo usuário e passa a executar em modo kernel quando executa uma chamada de sistema.

8) Compare as arquiteturas monolíticas e de camadas. Quais as vantagens e desvantagens de cada arquitetura?

R: Na arquitetura monolítica o sistema operacional inteiro é executado como um único programa no modo núcleo (kernel). Enquanto a arquitetura de camadas divide o sistema operacional em sistemas sobrepostos onde cada módulo oferece um conjunto de funções que pode ser usado por outros módulos.

9) Como funciona o modelo cliente-servidor na arquitetura microkernel? Quais as vantagens e desvantagens dessa arquitetura?

R: Funciona como um sistema de chamadas cliente-servidor, onde o cliente pode ser um usuário ou recurso do sistema, faz uma chamada e o sistema verifica a possibilidade de execução ou não do comando. A vantagem é que o sistema desabilita e recusa as chamadas comprometedoras e disponibiliza mais recursos para as que possuem e a desvantagem é que o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com