TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Dentro da administração, existem 4 pilares importantes para o desenvolvimento de uma empresa/instituição, sendo elas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Dentro do planejamento se encontra os objetivos da empresa e por quais caminhos se chegará a eles. Organizar é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado, organizando os recursos da empresa, definindo a forma como o projeto será realizado e distribuí entre os departamentos e profissionais. Dirigir tem como finalidade liderar, ou seja, a capacidade de mobilizar as pessoas ou recursos humanos, já o controle envolve a criação de padrões de desempenho, medição do desempenho atual, a comparação entre o desempenho padrão e o atual e as possíveis ações corretivas para redirecionar os esforços no caminho dos objetivos inicialmente traçados.

2. AS QUATROS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

O Planejamento transmite e engloba toda a organização, definindo o motivo de suas existências, o que ela tem como proposito e quais são suas ações diante do cenário presente. É através dele que será elaborado possíveis ações para situações ou ambientes que sejam benéficos ou prejudiciais para a empresa, planejamentos especializados para cada um dos departamentos, definido assim a responsabilidades, todos em sincronia com o que o nível institucional ou os donos da empresa compreendem como melhor para empresa. Sem a ajuda do planejamento a empresa se perde na estrada e até mesmo desisti de acreditar que está evoluindo ou desenvolvendo o trabalho que imaginou, também é importante ressaltar que fica mais fácil saber se é preciso fazer alguma ação para a sua recuperação.

A organização é o segundo pilar da administração, sendo ele utilizado par quando uma empresa, necessita dividir as funções, é onde contém também o planejamento, metas, hierarquias e manuais. É através da organização que serão feitas auditorias internas da qualidade, assegurando sempre produtos ou serviços adequados para os seus clientes. A instauração de níveis de autoridade dentro da organização/empresa sempre levando se em consideração a amplitude de controle de cada individuo dentro da instituição. As empresas devem sempre se atentar para as mudanças que o ambiente externo por proporcionar para elas, uma delas é o avanço da tecnologia, que a cada que passa, se torna exponencial. Então para uma empresa se alavancar a partir de um cenário cada vez mais competitivo, de acordo com Mintzberg é caracterizado pela parte da organização que é mais importante para suas operações sendo elas uma cúpula estratégica, uma tecnoestrutura, um núcleo operacional, deve ser diversificada, inovadora, ter o controle das pessoas através de crenças e símbolos.

A direção será a capacidade de liderar as pessoas e gerir os recursos humanos para atingir os resultados desejados. Assim a direção toma o papel como guia para as atividades dos membros da organização nos rumos adequados para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais de seus membros (CHIAVENATO, 2004). A direção terá um papel fundamental na tomada de decisão diária , não ficando apenas presa apenas a direção, mas se aplicando também, seja a partir da direção, que é o nível mais alto da empresa, sempre direcionando a longo prazo e abordando a organização como um todo, se tem também a gerência aplicada a nível intermediário, menos genérica do que a Direção, e por ultimo vem a supervisão que é o nível que tem como função detalhar e analisar , sempre tendo como norte o curto prazo e abordando o todo por parte. Sem esses níveis hierárquicos a empresas se perderiam e todo a informação se perderia no caminho, não se dissipando até o chão de fábrica, isso mostra como é importante ter sempre um fluxograma que seja dinâmico e funcional dentro de uma instituição.

Apesar de toda empresa colocar e preencher nas demandas e tarefas dos seus empregados, isso não é garantia que o trabalho será executado da forma corretora e mostrará os resultados que a direção ou o planejamento previa. E dessa necessidade que nasce a função administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com