TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGAS

Por:   •  24/10/2017  •  Artigo  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGAS

Karina Vargas dos Santos

RESUMO:

Esse trabalho pretende explanar questões acerca do transporte internacional de carga, sua importância, as barreiras encontradas, os modais utilizados no transporte das transações internacionais, seguro da carga e vantagens e desvantagens de cada modal. A linguagem utilizada será de fácil compreensão com o objetivo de se fazer entendido mesmo a leigos no assunto.

Palavras chave: Logística, comercio internacional, modais.

    ABSTRACT:


This article aims to explain questions about the international cargo transport , their importance, barriers encountered , the modes used in the transport of international transactions , cargo insurance and advantages and disadvantages of each mode . The language used is easy to understand in order to make understood even lay on the subject.

Keywords: Logistics, international trade, modal

 

1. INTRODUÇÃO

A palavra transporte tem origem do latim e significa mudança de lugar, desde os primórdios da humanidade se faz notória a relevância do transporte num contexto geral. O transporte teve início com a atividade de troca, mas com o passar do tempo o homem identificou a necessidade de domesticar animais para essa função, aumentando sua capacidade de levar sua mercadoria para lugares mais distantes.

Uma das mais significativas revoluções do transporte é caracterizada pela criação da roda a 3.500 a.C, quando o homem começou a criar veículos de tração animal para favorecer seu processo de transporte permitindo movimentar toda a sua carga de uma só vez. Posteriormente a população ribeirinha contatou a conveniência em construir um meio para transporte que fosse capaz de manter-se sobre as águas, então desenvolveu as primeiras embarcações, que eram movidas por força braçal. Essas embarcações passaram por mudanças revolucionárias no período da Revolução Industrial, com a criação modelos a vapor muito maiores a substituição da madeira pelo aço.

A partir de então começa a busca constante pela elaboração de melhorias evolutivas no que tange ao transporte. No ano de 1769 o francês Nicolas-Joseph Cugnot criou a primeira carruagem movida a vapor, posteriormente no século XIX, o alemão Karl Benz criou o primeiro automóvel e no século XX, o brasileiro Santos Dumont inventou o avião.

Os meios de transporte começaram a evoluir cada vez mais e se tornaram imprescindíveis no mercado comercial, então foi notada a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre ele para melhor aproveitá-lo, surge assim, sua avaliação como item primordial da logística.

O transporte é a parte da logística responsável pelo transito de pessoas e mercadorias e tornou-se a operação de maior visibilidade e importância dentro da logística. Através de um processo de transporte eficiente é possível agregar valor aos produtos e alcançar vantagem competitiva para a empresa que o faz.

2. O TRANSPORTE INTERNACIONAL

O transporte é considerado parte de suma importância no ramo logístico, uma vez que seu planejamento pode implicar significativamente nos lucros e custos, considerando que o transporte reflete cerca de 60% dos custos em logística e aproximadamente 3,5% do faturamento, ocorrendo que esses valores representam uma media geral, mas podem variar de setor para setor e de empresa para empresa. Como regra geral, quanto menor o valor agregado do produto maior a participação de despesas no transporte no faturamento da empresa.

No que se diz a transporte internacional podemos classificar como o deslocamento físico de uma mercadoria, desde o local onde se origina a produção ou armazenamento até o local de entrega acertado com o importador, ou seja, com o comprador estrangeiro.

A administração do transporte compreende a minuciosa tomada de decisões estratégias e operacionais, as decisões estratégicas se definem pelas resoluções de longo prazo, referindo-se essencialmente aos âmbitos estruturais, enquanto as decisões operacionais baseiam-se nas resoluções de curto prazo, caracterizadas pelas decisões tomadas no processo diário.

O setor de transportes tem alcançado maior importância conforme no comércio exterior porque se intensifica cada vez mais as relações internacionais dos países em decorrência da interdependência econômica dos países.

A logística do transporte deve ser estudada criteriosamente para que os meios utilizados no processo resultem em efeitos positivos como entrega do produto no prazo, escolha do tipo de frete, modais e forma de unitização.

3. UNITIZAÇÃO

Unitização é o ato de compactar, unificar. No comércio internacional utiliza-se o processo de unitização de carga, caracterizado por unir vários volumes formando um só, possibilitando melhor movimentação da carga, calculo preciso do espaço a ser utilizado e maior segurança da carga.

Os meios de unitização mais utilizados são:

  • Cargas paletizadas, onde os produtos são compactos em um único volume sobre pallets, que são fabricados principalmente a partir da madeira, mas também podem ser podem ser feitos de aço, plástico, fibra ou polipropileno. A madeira do pallet recebe um tratamento chamado fumigação, que é feito através de tratamento fitossanitário com utilização de compostos químicos e pesticidas por meio de vapor. A função da fumigação é evitar o surgimento e proliferação de pragas em cargas que não podem ser alocadas em container ou silos de armazenamento.

  • Carga em contêiner, os contêineres são caixas construídas em aço desenvolvida para o transporte unitizado de mercadorias, tem como característica a alta resistência durabilidade, inviolabilidade da carga e redução de custos nos transportes. Os contêineres são padronizados e adaptados para todos os mais variados tipos de cargas.

4. MODAIS

A palavra modal está ligada a modalidade, na logística o termo modal está relacionado ao tipo de condução utilizado no transporte de mercadorias, é importante ressaltar que o transporte pode ser multimodal ou intermodal, ambos utilizam-se de mais de um modal para transportar a mercadoria até destino final, porém na multimodalidade ocorre a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o percurso total da carga e na intermodalidade são emitidos documentos individuais de transporte para cada modal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com