TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico

Por:   •  15/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Juliana de Almeida Corrêa da Silva

Matrícula: 2011101857

Estudo de caso 1: O caso Comabem Ltda

Questões do Caso

  1. Qual o problema principal do caso?
  2. Quais as mudanças percebidas no mercado?
  3. Que comentários você faria sobre a cultura organizacional da empresa?
  4. Que comentários você faria sobre a forma como a empresa planeja e controla suas atividades?
  5. O que você recomendaria para resolver o problema?

Respostas:

  1. O problema principal do caso é que com a expansão do negócio e o aumento da concorrência, ficou difícil a comunicação dentro da empresa. Os funcionários acabaram perdendo o seu valor. O que antes era feito de forma simples, como ter acesso ao dono da empresa para expor ideias, não era mais feito dessa forma. Com a limitação de comunicação entre patrão e empregado, a falta de treinamento adequado, causou uma grande desmotivação entre os funcionários o que acabou fazendo que procurassem a concorrência para trabalhar.

  1. As mudanças percebidas no mercado foram nos fatores sociais, políticos, e econômicos. Essas mudanças despertaram o interesse de outros empresários a investirem no setor de alimentação, visto que fora percebido uma grande oportunidade nesse setor.

  1. Focar na excelência do atendimento ao cliente é uma boa característica, pois como prestadores de serviços, sabemos que um cliente satisfeito sempre utilizará de nossos serviços, além da divulgação informal para que outras pessoas também sejam clientes de nossa empresa. Porém acredito que não devemos focar apenas no cliente externo. Nosso cliente interno também deve ser bem tratado. Um funcionário satisfeito produz melhor. Por isso devemos tratar bem não só aos nossos clientes, mas também nossos funcionários, fornecedores, parceiros e todos aqueles que contribuem para se prestar um excelente serviço.
  1. O planejamento da empresa é baseado na estimativa de vendas estabelecidas pelo Senhor Ricardo para os períodos seguintes. Foi um bom planejamento enquanto a empresa era pequena, tanto que os negócios prosperaram e se expandiram para outros estados do país. Com a expansão do negócio, acredito que esse planejamento não estava mais surtindo efeito, pois a empresa acabou tendo prejuízo e teve que recorrer a empréstimos bancários para que não deixasse de cumprir seus compromissos.
  1. Eu recomendaria investir mais nos funcionários. Percebe-se que a queda de rendimento começou a partir do momento que os funcionários não tinham mais a mesma motivação do início da empresa. O aumento dos negócios fez com que a comunicação entre patrão e empregado não existisse mais. Antes podiam ser ouvidos, ter suas ideias aceitas e, no entanto isso acabou e fez com que procurassem outras empresas para trabalhar. Treinamento adequado, melhoria no ambiente de trabalho e melhor comunicação interna.

Estudo de caso 2: Hospital Padrão

Questões do Caso

  1. Qual o problema principal do caso?
  2. Quais as mudanças percebidas no mercado?
  3. Que comentários você faria sobre a cultura organizacional da empresa?
  4. Que comentários você faria sobre a forma como a empresa planeja e controla suas atividades?
  5. O que você recomendaria para resolver o problema? 

Respostas:

  1. O problema principal do caso é determinar os custos reais gastos pelos pacientes para que dessa forma se identifique quais custos possam ser reduzidos abaixo do nível de reembolso, de forma que possa ser possível subsidiar os serviços que não podem ter seus custos reduzidos.

  1. As mudanças percebidas no mercado começaram a partir de quando o Governo Federal implementou um sistema de pagamentos presumível para os pacientes que são atendidos através do SUS. Um grupo chamado de Grupo de Diagnósticos relacionados, o SUS classificou os níveis de reembolsos para pacientes em diferentes categorias de diagnósticos.
  1. O Hospital Padrão é pioneiro em terapias experimentais para pacientes em estado avançado de doenças venéreas e infectocontagiosas. Possui um quadro de funcionários dedicados e empenhados no bom funcionamento do Hospital, seja no setor administrativo, contábil e até no setor médico. A equipe médica possui alguns profissionais reconhecidos por seu alto nível profissional e notável reputação. A moral, ética e os valores são pontos principais da cultura organizacional do Hospital Padrão.
  1. O Hospital Padrão planejava bem suas atividades, com profissionais competentes e empenhados em administrar o Hospital, porém nunca houve uma preocupação em contabilizar os custos reais de seus serviços prestados, tanto que quando se viram nessa situação em tem que determinar os custos reais gastos pelos pacientes, não estavam preparados para tal exercício, tanto que tiveram que contratar uma pessoa de fora para que pudesse analisar todos os custos e chegar a um custo padrão.
  1. Criar um setor especializado na área contábil para avaliar o custo real de cada tratamento e determinar o que poderá ser reduzido para atender a solicitação do Governo Federal.

Estudo de caso 3: O Caso Street Bike S.A

Questões a serem respondidas:

  1. Qual o problema principal do caso?
  2. Que comentários você faria sobre a cultura organizacional da empresa?
  3. Quais seriam, a seu ver, as sugestões apresentadas pelos colegas de Milton da ASEQUA?

Respostas:

  1. O problema principal do caso relaciona-se a queda brusca que obteve no mercado, quando foi líder por bastante tempo, deixando de ser pioneira por problemas internos da empresa. A Street Bike possuía 60% de participação no mercado de bicicletas e 42% no mercado de motonetas. A participação no mercado interno caiu 20% para bicicletas e 12% para motonetas.

  1. A empresa Street Bike possui como característica a qualidade em seus produtos, tanto que foi detentora de vários prêmios de qualidade por parte de fabricantes de tratores. A qualidade na fabricação de produtos é essencial para se ter boas vendas e conquistar clientes fiéis aquela marca.
  1. Melhoria na estrutura da assistência técnica com reposição de peças no tempo certo. Treinamento dos funcionários, principalmente do setor técnico. Rígido controle no controle de qualidade dos produtos fabricados. Fazer uma análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa em relação ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com