TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico

Por:   •  4/3/2022  •  Monografia  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

LUCÉLIA MOURA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

 Cidade onde o professor atua________________

( ) Escola pública ( ) Escola particular

Etapa: ( ) Educação Infantil

Turma/classe na qual leciona_______________

Idade do(a) professor(a) entrevistado(a):_____

Tempo de atuação como professor __________________

Formação do professor: ____________________________

EIXO 1 – ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM 2021

  1. Como está sendo ou foi organizado o retorno às atividades em 2021? As aulas são presenciais, remotas ou combinam as duas modalidades de forma híbrida?
  2. Os professores tiveram alguma orientação específica para o ano letivo de 2021, vinda da gestão, coordenação, supervisão e/ou secretaria da educação? Se sim, quais?
  3. Quais ações de acolhimento e adaptação foram planejadas para as crianças e familiares?

EIXO 2 – PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021

  1. Como está sendo desenvolvido o seu planejamento? Esse planejamento foi realizado individualmente ou coletivamente? Teve o apoio/orientação de algum profissional da escola (diretor, coordenador e professores) ou da Secretaria da Educação?
  2. Como você planejou e tem planejado a sua rotina de trabalho? Quais as atividades permanentes, sequenciais, ocasionais que serão propostas? Há projetos?
  3. Quais materiais e recursos você utiliza para planejar as atividades? Quais recursos tecnológicos?
  4. Quais espaços e/ou ambientes (espaços presenciais ou virtuais) você utiliza para o desenvolvimento das rotinas pedagógicas com a sua turma?
  5. Como você avalia as atividades realizadas pelas crianças? Como são registrados os seus avanços e/ou as dificuldades?
  6. No caso das crianças que não retornaram ao ensino presencial e também não têm acesso às atividades remotas, quais estratégias e/ou ações foram planejadas?

EIXO 3 – INTERAÇÕES E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

  1. De que forma você tem planejado os momentos de interação (conversas, brincadeiras, conto de histórias etc.) com e entre as crianças da sua turma?
  2. Houve alguma interação com as famílias neste início de ano? Quais foram?
  3. Quais os maiores desafios do trabalho pedagógico nesse ano letivo de 2021?
  4. Você teria alguma sugestão para melhorar a qualidade da aprendizagem das suas crianças?

EIXO 4 – ENCERRAMENTO DA ENTREVISTA

  1. Muitos afirmam que o período entre 2020 e primeiro semestre de 2021 foi perdido para as crianças, como você avalia essa afirmação?
  2. Você, enquanto professor, deseja complementar algum aspecto importante que não tenha sido abordado durante a entrevista?

RESPOSTAS

LUCELIA MOURA

INFORMAÇÕES GERAIS

 Cidade onde o professor atua______São Paulo__________ 

( ) Escola pública ( x) Escola particular 

Etapa: ( x) Educação Infantil

Turma/classe na qual leciona___Pré III ____________ 

Idade do(a) professor(a) entrevistado(a):__44 anos___ 

Tempo de atuação como professor ___26 meses___________

Formação do professor: ___Pedagogia e Psicopedagogia______

EIXO 1 – ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM 2021 

  1. Como está sendo ou foi organizado o retorno às atividades em 2021? As aulas são presenciais, remotas ou combinam as duas modalidades de forma híbrida? No Colégio as aulas foram presenciais.
  2. Os professores tiveram alguma orientação específica para o ano letivo de 2021, vinda da gestão, coordenação, supervisão e/ou secretaria da educação? Se sim, quais? Apenas do Colégio, fomos orientados à fazer toda prevenção contra a covid e manter o distânciamento alternando as mesas das crianças, e alternando os horários de intervalo e parquinho.
  3. Quais ações de acolhimento e adaptação foram planejadas para as crianças e familiares? Para os familiares nenhuma, para as crianças, equipamos todos os  lavabos com sabonete liquído e álcool em gel, tapete higienizador na entrada e medição de temperatura.

EIXO 2 – PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021 

  1. Como está sendo desenvolvido o seu planejamento? Esse planejamento foi realizado individualmente ou coletivamente? Teve o apoio/orientação de algum profissional da escola (diretor, coordenador e professores) ou da Secretaria da Educação? Coletivamente, o planejamento é feito juntamente com a orientação do coordenador pedagógico.
  2. Como você planejou e tem planejado a sua rotina de trabalho? Quais as atividades permanentes, sequenciais, ocasionais que serão propostas? Há projetos?   As rotinas são lúdicas, temos alguns projetos mas em 2021 não conseguimos seguir.
  3. Quais materiais e recursos você utiliza para planejar as atividades? Quais recursos tecnológicos? Usamos materias elaborados para iniciar o alfabeto, e também alguns númerais, tudo dentro do contexto ed. infantil, mas basicamente usamos nas aulas brinquedos e estímulos táteis.
  4. Quais espaços e/ou ambientes (espaços presenciais ou virtuais) você utiliza para o desenvolvimento das rotinas pedagógicas com a sua turma? Usamos no Colégio espaços presenciais.
  5. Como você avalia as atividades realizadas pelas crianças? Como são registrados os seus avanços e/ou as dificuldades? Avaliamos via relatório e reuniões periódicas com os Pais  ou responsáveis.
  6. No caso das crianças que não retornaram ao ensino presencial e também não têm acesso às atividades remotas, quais estratégias e/ou ações foram planejadas? No colégio preparamos atividades impressas e os Pais retiravam na secretária e após devolviam para correção.

EIXO 3 – INTERAÇÕES E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com