TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Administração

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1: Analise as principais variáveis no macroambiente (ambiente geral) uma loja de roupas de varejo, utilizando o modelo Pesta(d), apresentando pelo menos dois itens para cada variável. Lembre-se de colocar a fonte de sua pesquisa:

Forças Políticas-legais - A nova lei do artigo n°13.543, publicada no Diário Oficial da União, define as formas de divulgação de preços nos anúncios de produtos e serviços no e-commerce, buscando garantir que o consumidor já saiba no ato qual o preço das suas roupas.

Forças Políticas-legais -  Lei 9.605/1998 - Lei dos Crimes Ambientais - Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Assim podendo haver penalização das empresas que não estiverem cumprindo essas novas regras, portanto investir sempre em fornecedores que estão dentro da lei.

Forças Econômicas - Pensando na atual situação financeira do país, fazer promoção de peças antigas que estão encalhadas em estoque faz atrair a atenção do consumidor, onde por muitas vezes o cliente entra na loja sem intenção de comprar nada e acaba vendo os descontos e levando peças.

Forças Econômicas - Envolvendo a taxa de desemprego, buscar fazer uma reunião entre os já vendedores da loja buscando entender se estão dispostos a desenvolverem novas formas de atendimento, já que esse é um problema da loja Monalisa, e fazer um levantamento para saber se há espaço para contratação de novos vendedores que sejam mais a cara da da nova organização da empresa.

Forças Sociocultural - Alterar os princípios da loja, dando ênfase nos valores da empresa, colocando o cliente como a peça principal da organização, buscando desenvolver os seus funcionários a serem mais compreensivos e escutar a opinião dos seus clientes para mostrar a sua rede de contatos como os consumidores são importantes para a loja.

Forças Sociocultural - Pensando nas atitudes da sociedade, desenvolver treinamentos entre os funcionários para entender como está o pensamento dos clientes que eles estão buscando para a loja para melhor atendê-los.

Forças Tecnológicas - criação do e-commerce para divulgar melhor a loja fazendo com que o público a conheça e os seus antigos clientes voltem a comprar.

Forças Tecnológicas - investir em divulgação nas redes sociais para atingir o público jovem que está sempre conectado à internet buscando inovar e tentando ser menos conservadora

Forças Demográficas - buscar diversidade de tamanhos para abranger todos os estilos de corpos e pessoas.

Forças Demográficas - procurar contratar vendedores de diversas etnias e orientações sexuais para mostrar ao seu público que a loja está preocupada em fazer todos se sentirem acolhidos em suas compras.

Forças Naturais - Diminuir ou até mesmo retirar flayers e catálogos feitos de papel para diminuir o impacto na natureza.

Forças Naturais  - buscar trazer a economia circular, ou seja, a sustentabilidade para o dia a dia da loja, pois de acordo com uma pesquisa da Shopify, uma empresa que desenvolve softwares para empresas varejistas, o público tem pensado em investir mais o seu dinheiro em lojas que demonstrem estarem preocupadas com a natureza.

Questão 2: Analise as oportunidades e ameaças decorrentes do microambiente (ambiente tarefa) da Monalisa, elencando ao menos dois itens para cada agente do microambiente (clientes,concorrentes, fornecedores, distribuidores):

Clientes: 

Oportunidade: Analisar qual o seu público atual e qual eles abrangem ter com as mudanças feitas na organização, buscando atingir os seus consumidores-alvo.

Ameaça: Diversificar muito o seu público e a loja ficar sem identidade, assim dificultando os seus clientes a entenderem qual o conceito da loja.

Clientes:

Oportunidade: Alcançar os seus clientes nas mais diversas plataformas que a empresa estiver, como site da loja e redes sociais, crescendo assim o seu número de clientes.

Ameaça: os seus clientes começam a comprar mais no ambiente virtual do que no físico.

Concorrentes:

Oportunidade: Buscar as fraquezas na forma de atendimento da loja concorrente para treinar os seus vendedores a serem diferentes e atrair o público da concorrente, os tornando fiéis.

Ameaça: Focar muito na loja concorrente e esquecer dos valores da loja Monalisa e tornar os seus vendedores em robôs.

 

Concorrentes:

Oportunidade: Entender qual o conceito de loja da concorrente como estilo de roupas para diversificar na loja Monalisa, atraindo o seu público alvo e os clientes das lojas ao redor.

Fornecedores:

Oportunidade: Trazer novas tendências e estar sempre a par do que os clientes da sua loja consomem mais para saber o que tem mais saída para abastecer o seu estoque dessas peças.

Ameaça: Conseguir encontrar diversidade de peças e estampas para se diferenciar das lojas concorrentes.

Fornecedores:

Oportunidade: Diversificar os seus fornecedores dos seus antigos, assim conseguindo atingir numerações de roupas maiores para abranger os diversos tipos de corpos.

Distribuidores:

Oportunidade: Investir em uma boa equipe de marketing para divulgar a sua loja para atingir um público maior.

Distribuidores:

Oportunidade: Fazer parceria com lojas de cosméticos, como por exemplo, o cliente comprar desta loja e ganhar um voucher de 10% de desconto da loja Monalisa, atraindo este público para que conheça a loja.

Ameaça: esta pessoa conhecer a loja, comprar uma peça e não retornar a loja, assim não se tornando um cliente fiel.

Questão 3: Aponte pelo menos duas forças e duas fraquezas do ambiente interno da Monalisa.

Forças:

  1. Entender qual o conceito de loja da concorrente como estilo de roupas para diversificar na loja Monalisa, atraindo o seu público alvo e os clientes das lojas ao redor.

  1. Investir em uma boa equipe de marketing para divulgar a sua loja para atingir um público maior.

Fraquezas: 

  1. Diversificar muito o seu público e a loja ficar sem identidade, assim dificultando os seus clientes a entenderem qual o conceito da loja.

  1. Focar em um treinamento para os seus vendedores e os tornar robôs, ficando assim um atendimento não humanizado.

Questão 4: Monte uma matriz SWOT para a análise realizada nos itens 1, 2 e 3.

FORÇAS:

FRAQUEZAS:

Entender qual o conceito de loja da concorrente como estilo de roupas para diversificar na loja Monalisa, atraindo o seu público alvo e os clientes das lojas ao redor.

Diversificar muito o seu público e a loja ficar sem identidade, assim dificultando os seus clientes a entenderem qual o conceito da loja.

Investir em uma boa equipe de marketing para divulgar a sua loja para atingir um público maior.

Focar em um treinamento para os seus vendedores e os tornar robôs, ficando assim um atendimento não humanizado.

OPORTUNIDADES:

AMEAÇAS:

Alterar os valores da loja, colocando o cliente como a peça principal da organização, buscando desenvolver os seus funcionários a serem mais compreensivos e escutar a opinião dos seus clientes para mostrar a sua rede de contatos como os consumidores são importantes para a loja.

Os seus clientes começam a comprar mais no ambiente virtual do que no físico.

Procurar contratar vendedores de diversas etnias e orientações sexuais para mostrar ao seu público que a loja está preocupada em fazer todos se sentirem acolhidos em suas compras.

Conseguir encontrar diversidade de peças e estampas para se diferenciar das lojas concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com