TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Anhanguera

Por:   •  7/5/2019  •  Monografia  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

BRUNO MONTARROIOS BASTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI

Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira

CAMPO GRANDE

2019

BRUNO MONTARROIOS BASTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI

Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Econômicas, para a disciplina  de Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento.

CAMPO GRANDE

2019

Introdução

1.1 ISO 1400

1.2 O que é?

A ISO 14000 é um conjunto de normas internacionais que abrangem sistemas de gestão ambiental (EMS), auditoria ambiental, rotulagem ambiental, avaliação do desempenho ambiental e avaliação do ciclo de vida. Como um follow-up para o processo de padronização que foi iniciado com a série ISO 9000, a série ISO 14000 de padrões internacionais define o esquema de como as organizações podem integrar considerações ambientais em suas operações e produtos. É um conjunto de normas voluntárias de gestão ambiental, guias e relatórios técnicos, que se concentram especificamente em sistemas de gestão ambiental, práticas operacionais, produtos e serviços. Os padrões ISO 14000 não propõem metas ambientais, mas fornecem às organizações as ferramentas para avaliar o impacto que suas atividades, produtos ou serviços têm no meio ambiente.

O primeiro padrão da série ISO 14000, ISO 14001, fornece uma organização com os requisitos para um sistema de gerenciamento ambiental (EMS) que pode ser facilmente integrado em seus sistemas de gerenciamento de negócios. Esse sistema permite que uma organização adote uma abordagem proativa às questões ambientais, com a identificação precoce de problemas e as perspectivas de melhoria, alcançando assim padrões mais elevados de desempenho ambiental.

A série ISO 14000 de padrões de gerenciamento ambiental tem o objetivo de ajudar as organizações a gerenciar o efeito ambiental de suas práticas de negócios. A série ISO 14000 é semelhante à série ISO 9000 publicada em 1987. O objetivo da série ISO 9000 é incentivar as organizações a instituírem programas de gerenciamento de garantia de qualidade. Embora a ISO 9000 lide com o gerenciamento geral de uma organização e a ISO 14000 lide com o gerenciamento dos efeitos ambientais de uma organização, ambas as normas estão relacionadas a processos, e fala-se em combinar as duas séries em uma.

Ambas as séries de padrões foram publicadas pela ISO, a International Organization for Standardization. O objetivo da ISO é facilitar o comércio internacional e a cooperação em empreendimentos comerciais, intelectuais, científicos e econômicos, desenvolvendo padrões internacionais. ISO originalmente focado em padrões de engenharia industrial e mecânica. Agora, ele se aventurou a estabelecer padrões para os processos, políticas e práticas de uma organização.

Ambas as séries de padrões resultaram de preocupações sobre o comércio internacional. Uma das questões das negociações do GATT em 1986 no Uruguai foi a remoção de barreiras comerciais não tarifárias. Os padrões se enquadram nessa categoria. A norma ISO 9000 foi publicada cerca de um ano após as negociações do Uruguai sobre o GATT. Os padrões ISO 14000 são uma resposta às negociações do GATT e à crescente preocupação global com o meio ambiente, conforme evidenciado pela Conferência do Rio sobre o meio ambiente em 1992.

Tanto a série ISO 9000 quanto a ISO 14000 têm críticas e proponentes. Os críticos dos padrões apontam que as políticas de gestão de qualidade propostas pela ISO 9000 não resultam necessariamente em produtos de qualidade. Os críticos também projetam que as políticas de gestão ambiental da ISO 14000 não garantirão que uma organização não esteja danificando o meio ambiente. Ambas as séries exigem certificação de terceiros e o negócio de certificação está crescendo, graças em parte a esses dois padrões. Surgiram dúvidas sobre a justiça do processo de certificação. Ambas as séries são pesadas em seus requisitos de documentação e exigem uma quantidade significativa de tempo e pessoal.

Os proponentes da série apontam para os benefícios econômicos que podem ser obtidos ao colocar os padrões em prática. Esses benefícios incluem a abertura de novos mercados e o desenvolvimento de procedimentos simplificados, que podem levar ao aumento dos lucros. Há também benefícios não tangíveis da certificação ISO 14000, como melhoria do moral dos funcionários, melhoria da imagem corporativa e a sensação de "fazer a coisa certa".

Subdivisões

SO 14001 Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientação para uso

ISO 14004 Sistemas de gestão ambiental - Diretrizes gerais sobre implementação

ISO 14006 Sistemas de gestão ambiental - Diretrizes para incorporar o ecodesign

ISO 14015 Gestão ambiental - Avaliação ambiental de sites e organizações (EASO)

ISO 14020 a 14025 rótulos e declarações ambientais

ISO / NP 14030 Obrigações verdes - Desempenho ambiental de projetos e ativos nomeados; discute avaliação ambiental pós-produção

ISO 14031 Gestão ambiental - Avaliação de desempenho ambiental - Diretrizes

ISO 14040 a 14049 Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida; discute planejamento de pré-produção e definição de metas de ambiente

ISO 14050 Gestão ambiental - Vocabulário; Termos e definições

ISO / TR 14062 Gestão ambiental - Integrando aspectos ambientais no design e desenvolvimento de produtos

ISO 14063 Gestão ambiental - Comunicação ambiental - Diretrizes e exemplos

Gases com efeito de estufa ISO 14064; medição, quantificação e redução de emissões de gases de efeito estufa

Quais organizações podem obte-las

Todas organizações podem se candidatar, sendo pública ou privada. Obviamente, será requisitado que possua a documentação obrigatória para que possa ser avaliada. É importante deixar claro que os selos são baseados em normas vigentes nos territórios nacionais, que variam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com