TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Interdisciplinar

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.644 Palavras (19 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE EMPRESA NO TOCANTE A GESTÃO DE PESSOAS E CUSTOS

[pic 1]

SÃO PAULO

2020


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE EMPRESA NO TOCANTE A GESTÃO DE PESSOAS E CUSTOS

[pic 2]

SÃO PAULO

2020


INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar constitui-se na realização de uma pesquisa aplicada não intervencionista, por equipes de estudantes, a partir da 3ª série do curso de Administração, tendo como objetivos fundamentais, permitir aos estudantes a aplicação de conhecimentos sobre as teorias, conceitos e técnicas estudadas ao longo do curso, aliando teoria e prática, em conformidade com as competências que norteiam a profissão do administrador; e fornecer subsídios ao gestor para a tomada de decisões eficazes, visando melhorar os resultados e a competitividade da organização, em harmonia com a aplicação de processos internos capazes de atender as demandas provenientes dos negócios, melhorando o nível dos serviços prestados aos clientes e consumidores.

Em consonância com esses preceitos, a atividade desenvolvida deverá analisar as estruturas Estrutura de RH e política de pessoal, cultura e clima organizacional, liderança, modelos de gestão e motivação analisados na empresa pesquisada. Assim como Sistemas de custo e rateio, composição dos custos fixos e variáveis, estrutura contábil voltada a custos e principais indicadores referentes à atividade da organização, E por fim, decisões envolvendo operações com taxa de juros, juros simples e compostos, capitalização e amortização praticados em sua área financeira.

Ao final da análise, à luz dos conhecimentos obtidos nas disciplinas, será apresentado sugestões que possam mitigar aspectos que encontram-se em não conformidade, com práticas, cuja, sua eficiência está amparada cientificamente.


  1. SITUAÇÃO

  1. Empresa

A empresa pesquisada é uma organização de grande porte, segundo os critérios do BNDES, atuante no ramo hospitalar. Foi fundada em 1859, por iniciativa dos pequenos comerciantes portugueses. Originalmente, a instituição destinava-se à ajuda mútua entre os sócios, membros da comunidade portuguesa de São Paulo. Atualmente é o maior polo privado de saúde da América Latina. Possui um total de cinco edifícios em uma área de 143 mil m², com mais de 1.000 leitos, 7.000 colaboradores e 3.000 médicos.

A instituição atende mais de 1,8 milhão de pessoas por ano, sendo referência no atendimento médico-hospitalar em diversas especialidades, destacando-se em áreas como Cardiologia, Oncologia e Neurologia. Em 2017, registrou em seu balanço, receita líquida no valor de R$ 1.451. 067,00.

  1. Missão e valores

Missão

Valorizar a vida. Admirável e multifacetada, olhamos para ela como um conjunto interconectado de funções orgânicas, como um modo de existir no mundo. É tanto individual, portanto, finita, quanto coletiva e contínua. Está sempre em movimento e transformação.

Visão

Ser referência na assistência médico-hospitalar para todos segmentos sociais.

Valores

Saúde está em primeiro lugar: com uma visão holística do tratamento, buscamos o bem-estar e a recuperação de nossos pacientes acima de tudo. Credibilidade se cultiva: construímos reputação com base na excelência dos serviços, em atitudes transparentes, éticas e íntegras. A filantropia está em nosso DNA.

  1. Produtos e serviços

A organização dispõe de grande variedade de serviços na área hospitalar, educacional e pesquisa, disponíveis em um enorme e sofisticado complexo, combinando conhecimento e tecnologia na busca por excelência para melhor atender clientes externos e internos.

No segmento hospitalar, estão alocados o Hospital; Pronto-Socorro; Laboratórios; os quais disponibilizam mais de 50 especialidades para seus clientes. De consultas, exames laboratoriais a modernos complexos cirúrgicos; se destacando em tratamentos nas áreas de oncologia, cardiologia e neurologia.

No segmento educacional e pesquisa, há oferecimento de programas de especialização e aperfeiçoamento para públicos interno e externo, os quais buscam qualificar profissionais da área de saúde, desenvolvimento de novas técnicas e processos que visam aumentar a qualidade de todos os procedimentos que envolvem as áreas clínicas e epidemiológicas.

  1. Mercado de atuação

A população brasileira está em um rápido processo de envelhecimento, o que incorre em um aumento na incidência de doenças crônicas. Neste cenário, os hospitais têm papel fundamental, agregando tecnologias a seus produtos, oferecendo serviços de alta complexidade que atendam a essa demanda.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, indica que o sistema privado proporciona planos de saúde para mais de 48 milhões de pessoas, sendo 80% por meio de planos coletivos e 20% através de planos individuais alinhados nível socioeconômico do cliente.

Forgia e Couttolenc (2009) observam que a rede hospitalar representa um fator chave no sistema de saúde brasileiro, pois responde por todas as internações, oferece uma ampla gama de atendimentos ambulatoriais e emprega 56% dos profissionais de saúde. Essa rede consome 67% do gasto total com saúde e 70% dos gastos públicos na área. O setor hospitalar privado possui 69% dos leitos do país, realiza 70% das internações, 59% dos procedimentos de emergência e 54% das consultas ambulatoriais.

  1. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO

  1. Informações

Gestão estratégica de pessoas

Recrutamento de pessoal

O recrutamento é feito com base nas necessidades da organização, de acordo com a necessidades de ocupação de setores, visando selecionar os candidatos mais qualificados para determinado cargo e função.  Fazendo assim a junção de técnicas e competências para que em futuro próximo possa agregar valor à organização.

Segundo Chiavanato (1999), lidar com pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas’.

Dividido em processos que antecede a seleção dos candidatos, as etapas do processo de recrutamento são essências para o desenvolvimento e a construção de um cargo ocupado com um excelente profissional. Este processo pode se dar de duas formas: o recrutamento interno e recrutamento externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (247.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com