TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Lokasso

Por:   •  10/8/2019  •  Dissertação  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Com consentimento da mãe de Maria Luiza, 5 anos apliquei a prova piagetiana conservação de líquidos em sua própria residência, na mesa da cozinha, sem interferências externas.

Ao mostrar os copos Maria Luiza achou engraçado ter copos fininhos.

Primeiramente colocamos juntas suco laranja nos copos, mesma medida para os dois copos. Pergunta: Qual dos copos tem mais suco? Resposta: Os dois estão iguais.

Transvazei do copo medida para o copo alto e fino.

Pergunta: Qual dos copos tem mais suco, o meu copo ou o seu? Resposta: O seu copo. Provoquei, como você sabe que no meu copo tem mais suco. Ela falou que tem mais por que o copo estava com suco até “lá em cima” e então fez gesto com a mão mostrando a borda do copo.

Transvazei do copo alto e fino para o copo baixo e largo.

Pergunta: Qual dos copos tem mais suco? Resposta: O meu copo tem mais suco agora, tia. E sorriu satisfeita com esse fato. Provoquei ela novamente. Por que no seu copo tem mais suco? Resposta: Porque meu copo está com suco mais na metade.

Transvazei do copo baixo e largo para os quatro copos finos. (Derramou um pouco na mesa)

Pergunta: Qual dos copos tem mais suco. Os meus quatro copos ou o seu copo? Resposta: O meu. Provoquei com a pergunta: Por que no seu copo tem mais suco? Resposta: Por que no meu está mais alto. Provoquei novamente: Mas agora eu estou com quatro copos de suco. Maria me respondeu: Mas caiu suco na mesa, aqui tia e o seu ficou mais baixo, fez um gesto com a mão mostrando a quantidade de suco nos copinhos que ficou desigual por causa do suco que havia derramado na mesa.

Análise da aplicação da prova de conservação de líquidos.

Maria Luiza apresenta características da fase pré-operatória, quando a criança não distingue a relação quantidade de líquido a altura/largura do copo. Apresentando a lógica intuitiva onde a percepção está ligada ao fato do que ela observa sobre a quantidade de líquido no copo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (18 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com