TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Segurança

Por:   •  8/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

No laboratório tivemos a oportunidade de realizar algumas experiências, observamos o uso correto dos equipamentos de segurança e cuidado que devemos ter com produtos químicos. E assim tivemos conhecimentos dos riscos no manuseio de produtos químicos.

Objetivo

E relatar o processo da produção de biodiesel, observar as reações químicas, compreender as vantagens da utilização do biodiesel e compreender sua importância.

Produzimos sabão pó, utilizando óleo residual.

Na segunda aula em laboratório, aula prática sobre ácidos e bases, com a realização de 4 experimentos. experimento1, dissolução de bicarbonato de sódio no refrigerante, experimento 2, reação do ferro metálico com o ácido do refrigerante, experimento 3, indicador de acidez caseiro com repolho roxo, experimento 4, experimento sangue do diabo.

Desenvolvimento

Nesse primeiro experimento tivemos aula prática de produção de biodiesel.

Materiais utilizados para a realização do biodiesel.

• 100ml de óleo residual;

• 0,49g de hidróxido de sódio;

• 46ml de álcool metílico.

Equipamentos utilizados foram, béquer, balança analítica chapa de aquecimento e agitação, termômetro. O óleo deve ser aquecido na temperatura de 60ºC acrescenta se o hidróxido de sódio e o álcool, deixo descansar para ocorrer a separação do biodiesel da glicerina.

Uso da chapa de aquecimento e agitação, e balança analítica.

Resultado: Rendimento de 95% de biodiesel e 5% de glicerina.

Segundo experimento realizado foi a produção de sabão em pó.

Materiais utilizados foram

• 500ml de óleo residual;

• 125ml de detergente;

• 125ml de soda liquida.

Equipamentos utilizados, recipiente grande de plástico, colher de pau, recipiente pequeno para misturar os materiais. Misturamos todos os ingredientes batemos no mesmo ritmo e mesmo sentido por aproximadamente 20 minutos.

Segunda aula no laboratório sobre Ácidos e Bases, fizemos 4 experimentos.

Experimento 1:material utilizado béquer de 250ml, refrigerante de sabor limão, bicarbonato de sódio, espátula, tiras de papel indicador universal de ph.

O procedimento foi medir o ph inicial do refrigerante que foi de 3,15, adicionamos uma colher de bicarbonato de sódio em 100ml de refrigerante e após a liberação do oxigênio o seu ph foi para 7,43 medida final.

Fizemos o mesmo experimento mais utilizamos o vinagre no lugar do refrigerante, 80ml de vinagre com ph inicial de 2,51, e adicionamos uma colher de chá de bicarbonato de sódio, e ao final o ph foi de 4,83.

Segundo experimento foi reação do ferro metálico com refrigerante.

Para esse experimento utilizamos, béquer de 50ml, refrigerante sabor limão, palha de aço, solução de H2O2 a 3% m/m (água oxigenada volume 10), pipeta.

Medimos o ph do refrigerante que foi ph 3,15 inicial, adicionamos uma pequena bola de palha de aço, e acompanhamos a evolução por 20 minutos após esse tempo, com ajuda de uma pipeta adicionamos aos poucos o peroxido de hidrogênio no fundo do béquer.

Resultado: oxidação da palha de aço.

Terceiro experimento, indicador de acidez caseiro com repolho roxo.

Pois indicadores ácido base são substâncias que mudam de cor.

Materiais utilizados para esse experimento foram, repolho roxo, agua, liquidificador, coador, 11 béqueres, caneta e etiquetas para enumerar os copos, limão, vinagre ,bicarbonato de sódio, sabão em pó, agua sanitária,detergente,açúcar,leite,sal amoníaco, soda caustica. Em um liquidificador batemos 4 folhas de repolho roxo com 500ml de água e coamos tudo e dividimos em 12 recipientes com 30 ml do suco do repolho roxo.

O 1º primeiro recipiente era nossa contraprova, a 2ª

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com