TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Seminário Temático

Por:   •  20/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Seminário Integrador

Nome da Atividade: Trabalho de Pesquisa 2 (TP2)

Nome do Aluno: Amanda Pires Fonseca        Matrícula: 17113110064

Nome do Aluno: Silvana        Matrícula: 19213110001

Artigo de Referência: de ALVES, CASTRO E SOUTO (2013), “Processo de Institucionalização do Curso de Administração Pública a Distância em uma Universidade Federal”

(1) R: De acordo com ALVES, CASTRO E SOUTO (2013, p. 21)

Este trabalho objetivou analisar o processo de institucionalização do curso de graduação em administração pública a distância da Universidade Federal de Lavras e, especificamente, analisar as fases do processo de institucionalização e identificar evidências de isomorfismo e legitimação.

(2) R: De acordo com o resumo do artigo, para metodologia e coleta de dados “realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, do Centro de Educação a Distância e do departamento de Administração e Economia, totalizando 11 entrevistas. Essas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, realizou-se análise de conteúdo temática com o apoio do software livre Weft QDA (Qualitative Data Analysis).”

(3) R: De acordo com os autores, o aquecimento na oferta de ensino superior pode ter cido gerado pela ampliação do crescimento econômico do país, tendo como obstáculo a escassez de mão de obra qualificada em diversos setores. Ainda segundo os autores, a proposta de democratização do ensino do Plano Nacional de Educação 2001-2010, pode ter sido também, outro fator para tal aquecimento, onde o governo efetivou políticas públicas a fim de acelerar o crescimento da educação superior.  

(4) R:

(5) R: De acordo com ALVES, CASTRO E SOUTO (2013, p. 22), “que tem por objetivo geral formar profissionais com amplo conhecimento em administração pública, capazes de atuar no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência e ética as organizações governamentais e não governamentais.”

(6) R: 

(7) R: Isomorfismo é a relação entre relações homogêneas de dois ou mais termos, que consiste na correspondência de termo a termo entre os termos da relação. Limita a escolha de estruturas de uma organização e um conjunto de combinações aceitáveis dentro do seu campo de atuação. Existindo assim, o isomorfismo coercitivo, mimético e normativo. 

(8) R: De acordo com o artigo, a institucionalização é o processo de assemelhação ou transformação de alguma coisa em uma instituição, entendendo essa como uma associação ou organização de caráter social, religioso e filantrópico. A institucionalização pode ocorrer através de interação intensiva e requer muito tempo, mas também pode ocorrer rapidamente e com pouca interação social. 

(9) R: Segundo Tolbert e Zucker o processo de institucionalização é dividido em três fases: habitualização, objetivação e sedimentação. Primeiramente, a fase de habitualização surge com a doação de novos arranjos estruturais. Já a objetivação envolve o desenvolvimento de um grau de consenso social entre os decisores da organização a respeito do valor da estrutura e da crescente adoção pelas organizações. A institucionalização total envolve sedimentação um processo que fundamentalmente se apoia na continuidade da estrutura e, especialmente, na sua sobrevivência, através de gerações de membros da organização.                           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com