TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Administração

Por:   •  19/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 3

UNIPLAN

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

ESTATISTICA APLICADA

SUELEN

THAYNA

JANE

PARAUAPEBAS-PÁ

2022


UNIPLAN

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

AMOSTRA BOLA DE NEVE (SNOWBOLL)

TRABALHO APRESENTADO JUNTO AO

CURSO DE ESTATISTICA APLICADA DA

UNIVERSIDADE UNIPLAN

ORIENTADOR(A): DELCIANE

PARAUAPEBAS-PÁ

                                                            2022


A amostra em bola de neve, ou snowball, é uma técnica de amostragem que se utiliza de redes de referência, por isso, torna-se apropriada para pesquisas com grupos de difícil acesso ou até mesmo quando se trata de temas mais privados.

A amostra em snowball, ou bola de neve, é uma técnica de amostragem que vem sendo utilizada em pesquisas qualitativas, nos últimos anos, principalmente, porque permite que se alcancem populações pouco conhecidas ou de difícil acesso. Em outras palavras, a amostra do tipo bola de neve destaca se em pesquisas que optam por amostras não probabilísticas em estudos de natureza qualitativa.

Dessa forma, compreende-se que a amostragem em bola de neve é mais indicada para pesquisas com grupos menores ou, em caso de grupos maiores, em que haja a possibilidade de encontrar diversas sementes, que elas sejam capazes de indicar membros em seu círculo social de diversos níveis de “popularidade” ou até mesmo sementes com contatos mais diversificados dentro do grupo. Essas estratégias podem levar a uma amostra mais representativa do grupo social a ser pesquisado.

Um dos inconvenientes dessa forma de pesquisa é a possibilidade de a maior parte das argumentações serem semelhantes, em caso da amostra ser composta por pessoas do mesmo círculo social. Outra desvantagem, também associada ao círculo social, é que a maior parte das pessoas acessadas são as mais visíveis na população.

As vantagens desse tipo de pesquisa incluem seu custo, visto que não necessita de tantos recursos como outros tipos de amostragem de grupos de difícil acesso, ao envolver uma relação de confiança que auxilia a amostragem e facilitar que os informantes aceitem participar da pesquisa, visto que já seriam indicados por alguém conhecido.

O primeiro passo no método de amostragem em bola de neve é encontrar indivíduos pertencentes à população-alvo do estudo. Esses indivíduos vão ser a semente da amostra, aqueles que darão origem a todos os indivíduos amostrados. Este é um passo muito importante, pois se essa

semente não for bem selecionada a amostra não conseguirá atingir toda a variabilidade da população. Na maioria dos casos, as sementes costumam ser as pessoas mais acessíveis aos pesquisadores, mas é recomendável que se faça um estudo maior sobre onde podem ser encontrados indivíduos da população, para encontrar indivíduos que produzam uma amostra menos viesada.

A partir da semente começa o processo da bola de neve. Esses primeiros indivíduos são considerados a onda zero.

 Inicia-se o processo pedindo a cada semente que indique o contato de n outros indivíduos que eles consideram ser membros da população-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com