TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Correção

Por:   •  14/7/2022  •  Monografia  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DAS AMÉRICAS[pic 1]

Sara Gonçalves de Souza

A prevenção de conflitos corporativos em tempos de pandemia

SÃO PAULO

2022

1 INTRODUÇÃO

Maximiano (2011) define a liderança como a capacidade pessoal de unir pessoas e influenciá-las para a realização de objetivos predeterminados. O líder é aquele que ocupa uma posição de influência dentro de um grupo, tendo condições de conduzir situações para alcançar diferentes finalidades. Para Sampaio (2004), a liderança é um fenômeno de envolvimento de um coletivo, permeando por constantes e necessárias escolhas para se atingir objetivos planejados, e que deve se sobressair e saber lidar com os diferentes conflitos, os quais fazem parte das relações interpessoais. Liderar é ser capaz de identificar, planejar e agir para reorganizar, mediar e se adaptar.

Sabe-se que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, muitos foram os prejuízos no cotidiano: a insegurança empregatícia, a diminuição significativa da renda – tanto para funcionários, como para empreendedores, a dificuldade de adaptação ao modelo home office, a incerteza acerca do bombardeamento de notícias sobre a pandemia, todos foram responsáveis por trazer medo e desespero para a população, a qual não sabia o sentimento de tamanha incerteza nesta magnitude há muito tempo.

A pandemia trouxe transformações significativas, remodelando rotinas de trabalho e o comportamento corporativo, impondo uma revisão das necessidades concretas de manutenção de processos e estruturas, e, ao mesmo tempo, acabou estimulando as empresas a experimentarem migrações para e-commerce e para a promoção de novas estratégias de gestão (CASTRO et al., 2020).

Dado tal cenário, tem-se, por objetivo, entender a importância do papel da gestão de liderança, assim como seus meios de prevenir situações de crises, como, por exemplo, a dada no cenário pandêmico vigente, pois o estresse e o medo acabam por afetar a produtividade a interação entre a equipe. É necessário compreender que os fatores externos, ainda mais na pandemia, influenciam diretamente o comportamento dos colaboradores, os quais são diariamente consternados com notícias sucessivas do aumento do número de contágios e mortes.

A escolha do tema manifesta grande valia não apenas por sua contemporaneidade, já que a reflexão permite um olhar atento aos exemplos presentes no cotidiano, mas, principalmente, por revelar a possibilidade de se utilizar de ferramentas organizacionais para sanar os anseios e os entraves que tiraram do eixo a produtividade e o conforto do colaborador. É na liderança que se encontra a resolução das dúvidas, pois, com o papel de inspirar sua equipe, a gestão traz segurança, mesmo em momentos tão difíceis de constantes anseios.

A escolha metodológica para avaliar a questão das resoluções de conflitos no contexto pandêmico foi a revisão bibliográfica, analisando, em dado momento, uma pesquisa de campo para compreender melhor como o colaborador pensa a liderança e entende a eficácia dos métodos utilizados. Os principais resultados obtidos norteiam a importância do papel da liderança para ouvir, entender, analisar e organizar medidas para que sejam minadas as dúvidas e anseios, os quais acabam por causar entraves no campo produtivo organizacional da empresa.

2. A importância do papel de liderança

De acordo com Sampaio (2004), a liderança é um fenômeno com envolvimento de um coletivo, permeando por constantes escolhas necessárias para que os objetivos almejados sejam atingidos como o planejado, tendo de se sobressair para lidar com os conflitos pertencentes a complexidade social organizacional. É preciso compreender que, em um mesmo ambiente, há uma pluralidade de pensamentos, posicionamentos e sentimentos, trazendo à gestão de liderança o chamado para a compreensão de tais diferenças e a necessidade de se saber, com motivação, criatividade e organização, gerenciar conflitos.

Os líderes possuem habilidades que inspiram e expandem as diferentes percepções de todos em sua volta, trazendo entusiasmo para o desenvolvimento de suas aptidões (NEWSTROM, 2008), provando que a liderança está relacionada de forma indissociável à capacidade interpessoal de influência, onde o resultado de uma competência em transformar o conhecimento em ação é modificada em um índice desejado de desempenho.

Para saber influenciar com excelência, deve-se observar e avaliar seu ambiente de trabalho, segundo Hersey e Blanchard (1986, p. 155).

O ambiente de uma organização compreende o líder, os subordinados do líder, os superiores, os colegas, a organização e as exigências do cargo. Esta lista não é exaustiva, mas inclui alguns dos componentes mais importantes para um líder.

Conhecer o clima organizacional é um fator crucial para que a gestão de liderança possa realizar seu trabalho com excelência. Tal fator está diretamente ligado à motivação, sendo esse outro ponto fundamental para um andamento coeso dentro de qualquer instituição.

Segundo Carnegie (2012), para que a liderança funcione bem, “os integrantes da equipe precisam relacionar suas expectativas, objetivos, atividades, ao propósito básico e a filosofia da organização, onde deve oferecer pontos de referência e embasamento para as decisões e ações dos colaboradores, sendo esse um fator cada dia mais significativo nas modernas organizações nas quais as decisões são tomadas com grande autonomia”. Entender esse comportamento organizacional e os propósitos de forma clara também é essencial para os colaboradores, clientes e terceiros na avaliação das características organizacionais tão importantes quanto a integridade, ética, justiça, qualidade e desempenho.

2.1. O papel da liderança e a pandemia da COVID-19

Desde o ano de 2020, enfrenta-se, no mundo, um contexto caótico visto somente no na Grande Depressão, em 1929, onde o ambiente de crise abalou as estruturas sociais e econômicas. A pandemia do coronavírus trouxe caos à vida de toda a população mundial, trazendo anseios para com a sobrevivência, onde o constante medo de se contrair o vírus, a diminuição de renda, o desencontro de informações acerca da pandemia e o estresse de confinamento são fatores determinantes para se entender o porquê da necessidade de se traçar cenários e possíveis ações para lidar com tantos aspectos de crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com