TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Logística

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE APOGEU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DO ALUNO

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE

EMPRESA E CLIENTES

GAMA – DF

2019

JEFERSON JESUS DE LIMA

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE

EMPRESA E CLIENTES

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Estágio Supervisionado I como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração. Orientador (a): Prof. Me. Jorge Santos

GAMA – DF

2019


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

OBJETIVO GERAL        5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        7

5.        METODOLOGIA        11

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

8.        REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

A população de pessoas idosas está em crescente no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como idosas as pessoas com 60 anos ou mais, se elas residem em países em desenvolvimento, e com 65 anos ou mais se residem em países desenvolvidos. Com os avanços na ciência, o fácil acesso a informações e o desenvolvimento em serviços básicos como saneamento, serviços de saúde e alimentação, a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar no futuro.

De acordo com Richard L. Sandhusen (2014, p. 191), o segmento de consumidores idosos da população brasileira ultrapassou 40 milhões por volta do ano 2000. Em pesquisa efetuada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2019), projeta que as pessoas idosas vão corresponder a 25,49% da população do Brasil. As empresas, atualmente, observam os consumidores idosos como uma oportunidade de ampliar a sua gama de clientes e vislumbram um futuro promissor para esse nicho de consumidores para o futuro.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (2019) com pessoas acima de 60 anos nas 27 capitais, revela que o consumidor brasileiro da terceira idade tem aumentado o seu potencial de consumo e a disposição para gastar mais.

De acordo com a Revista de Administração de Empresas - (REA, 2013), as necessidades dos idosos são diferentes das necessidades do restante da população. Contudo, poucos trabalhos sobre a temática foram desenvolvidos no marketing. As dificuldades na comunicação podem refletir negativamente em várias áreas da empresa, sendo elas nos operadores de telemarketing sem o treinamento especifico para esse tipo de público e nas redes sociais que existe um déficit em um marketing voltado exclusivamente para os consumidores idosos, acarretando índices baixos de venda para esse segmento de cliente.

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, Aurélio (2012, p. 130) fidelidade é uma palavra de origem no latim que pode ter diversos significados, dentre eles: Qualidade de quem é fiel e lealdade. Já na visão da revista FOCO, da universidade de Novo Milênio (2014, p.19), O tema “fidelizar clientes” às vezes é confundido com satisfação, sendo que fidelização é um relacionamento de longo prazo, enquanto que satisfação pode ser realizada em uma única negociação, o que não impede o fato do cliente poder procurar uma empresa concorrente’’.

Na visão do livro Técnicas de vendas ( 2009, p. 59), A empresa moderna não quer apenas um encontro casual com um comprador, o foco em relacionamento aumenta a retenção de seus clientes e, consequentemente, eleva o lucro da empresa.

Para alcançar este segmento de consumidores é importante ter uma estratégia de Marketing voltada exclusivamente para eles, nutrir uma comunicação eficaz com esse nicho de consumidores e mapear em quais áreas a empresa tem mais dificuldades na comunicação com os idosos são de extrema importância vai ser indispensável em qualquer organização no decorrer dos anos.

Com base nas primeiras idéias apresentadas este relatório de estágio levanta a seguinte problemática: o processo de comunicação entre cliente e uma organização do mercado privado pode impactar a fidelização de clientes?

  1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar se o processo de comunicação entre cliente e uma organização do mercado privado impacta a fidelização de cliente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conceituar o que é comunicação;
  • Apresentar as vantagens de ter uma comunicação efetiva;
  • Analisar o processo de comunicação da empresa em análise;
  1. JUSTIFICATIVA

Quando se analisa as falhas no processo de comunicação entre empresa e cliente, algumas organizações observam apenas que o problema são os operadores de telemarketing. No processo podem existir muitos fatores envolvidos, como falta de treinamento especializado, marketing utilizado de forma incorreta e outros fatores.

O trabalho se justifica no sentido de observar quais as principais falhas que podem existir em um processo de comunicação entre empresa e cliente. O tema é relevante para a comunidade acadêmica por trazer ideias e teorias de autores que podem contribuir para que novas pesquisas possam ser realizadas a partir do tema proposto.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

  1. COMUNICAÇÃO

A comunicação como conceito é um processo um processo de interação social entre os seres humanos e os animais, onde partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (476 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com