TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Oratória

Por:   •  19/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Souza Marques

Pós Graduação em Gestão Empresarial

Oratória

Comportamentos Inadequados no Ambiente de Trabalho

 

Componente:

Dércio Peixoto

Índice

Índice        2

1.        Conceito de Oratória        2

2.        10 Comportamentos Inadequados no Ambiente de Trabalho        3

2.1.        O Reclamão        3

2.2.        O Fofoqueiro        4

2.3.        O Atrasado        4

2.4.        O Cri cri        5

2.5.        O Folgado        5

2.6.        O Grosseiro        5

2.7.        O Mal Humorado        6

2.8.        O Mentiroso        6

2.9.        O Mal Vestido        6

2.10.        O Livro Aberto        7

3.        Ruído        7

4.1 Tipos de Ruídos no Ambiente de Trabalho        7

4.        Referências Bibliográficas        9

  1. Conceito de Oratória

De acordo com Lopes, Oratória compreende o discurso como sendo uma exposição de idéias preparadas de maneira organizada, e que deve sempre ser composta por algumas características básicas no que diz respeito à organização do pensamento e do raciocínio, para depois estar apta a passar por um trabalho estético, visando à beleza. A arte do bem falar data suas origens desde as cidades Estados na Grécia. A cidade de Atenas foi o maior centro de estudos de Oratória, tanto em retórica (capacidade de teoricamente gerar persuasão, tendo como maior meta à adesão dos ouvintes) quanto em eloquência (em uma dimensão prática, ser capaz de expressar com facilidade a fala, ligada à arte de convencer ou comover por meio da palavra).

Para Gomes, atualmente, o ensino da arte do “bem falar” passa por modificações devido à exigência dos ouvintes, pois o público solicita uma fala mais natural e objetiva, e, além disso, o uso da palavra falada deixou de ser um privilégio dos religiosos, políticos e advogados, alastrando-se para todos os setores de atividades, pois empresários, consultores, palestrantes necessitam cada vez mais da boa comunicação. Atualmente é necessário que o orador converse com sua platéia, ao invés de falar somente para ela, isto é, faz-se necessário expressar pelo uso da palavra seu conhecimento de maneira correta, segura, clara, interessante e envolvente, demonstrando assim uma sintonia entre falante-discurso-ouvinte.

  1. Dez Comportamentos Inadequados no Ambiente de Trabalho

O site Yahoo! publicou uma matéria, onde foram consultados vários especialistas que ajudaram a listar dez comportamentos que devem ser evitados no ambiente de trabalho.  Essa matéria tem o intuito de ajudar os profissionais a identificar os comportamentos inadequados no ambiente de trabalho. Abaixo detalhamos os comportamentos citados na matéria.

  1. O Reclamão

Esse comportamento indica a insatisfação profissional, que pode ser agravada quando chega de maneira errada ao ouvido da chefia ou de terceiros. Além da possibilidade de interferir na motivação dos demais colegas de trabalho. E gera uma imagem negativa da empresa para os demais.

[pic 1]Quando houver alguma crítica construtiva à empresa, o mais indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no caso, seu gestor imediato”, alerta Bárbara Will, diretora de recrutamento da Business Partners Consulting.

  1. O Fofoqueiro

[pic 2]Reclamar e falar  mal de terceiros atrapalha o trabalho dos outros é considerada uma das piores atitudes no meio corporativo. Além de expor os colegas e a própria pessoa que faz a fofoca, que pode facilmente ser vista como alguém nada confiável.

  1. O Atrasado

[pic 3]Atrasos frequentes prejudicam e interferem nas atividades de outras pessoas do grupo, impactando no negócio e na relação de trabalho.

De acordo com a especialista em etiqueta corporativa Licia Egger, este quesito não inclui somente a pontualidade física, mas também o cumprimento dos prazos e o comprometimento em responder emails e telefonemas.

  1. [pic 4]O Cri cri

Um gestor não deve dar feedbacks negativos a um profissional em público, dessa forma evita-se a exposição desnecessária do funcionário.

Esse comportamento é antipático e inapropriado para os colaboradores em relação a outros colegas.

  1. O Folgado

[pic 5]Existem pessoas que não se importam em dividir materiais e outras coisas, mas existem outras que se sentem desconfortáveis. Por isso deve-se sempre pedir para usar o material e apenas utilizar o que lhe for permitido.

Segundo Bárbara, “É importante respeitar o estilo e forma de ser dos colegas para que se crie um ambiente harmonioso e produtivo”.

  1. [pic 6]O Grosseiro

Falar alto e abusar do uso de palavrões e gírias são considerados hábitos deselegantes.

Falar alto, por exemplo, pode prejudicar o foco e atenção dos que estão por perto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (652.8 Kb)   docx (543.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com