TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho em Equipe

Por:   •  24/8/2019  •  Dissertação  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

1.Você entende que é melhor trabalhar individualmente ou num grupo de trabalho? Porque?

Depende do tipo de trabalho e da situação. Se o profissional é um desenvolvedor de software por exemplo, ele pode atuar em equipe na fase inicial do projeto, ou seja, na fase de planejamento, entrevistas com os futuros usuários e reuniões com os demais profissionais envolvidos. Na fase da programação específica ele pode atuar individualmente e, na fase final, que é a fase de testes e implementação, ele atuará novamente em equipe a fim de alcançar melhores resultados com relação ao produto final a ser entregue. Há momentos em que mesmo trabalhando em equipe, o foco individual se faz necessário para melhor aproveitamento e prática das idéias expostas em equipe.

2.Você já trabalhou em grupos de trabalho em sua experiência profissional? Quantos desses grupos você pode qualificar como Equipes de Trabalho? Porque?

Sempre trabalhei em equipe nos anos em que atuei na área de TI e implementava projetos de alta disponibilidade em sistemas de informação. Como profissional da área de redes necessitava compartilhar conhecimentos com os profissionais de banco de dados, desenvolvedores, especialistas em linguagens orientadas a objetos, gerente de projetos etc. Esse tipo de trabalho deve ser realizado em equipe uma vez que, assim como na medicina, não existe profissional na área de TI que conheça todas as ferramentas e plataformas utilizadas.

Hoje trabalho na área de Comércio Exterior de uma instituição financeira. O trabalho envolve análise de documentos, pesquisa de normas, legislação, contato com clientes etc. Apesar de sermos divididos em equipes (importação, exportação, crédito, garantias, entre outros), não considero que sejam grupos de trabalho, uma vez que atuamos individualmente na maior parte do tempo e há até quem só se manifeste ou fale com os colegas durante as reuniões periódicas.

3.Atuando como gestor de pessoas numa organização, você estimularia o uso de Equipes de Trabalho? Porque?

Eu estimularia o trabalho em equipe sempre que possível, procurando valorizar as boas soluções individuais e incentivando o debate aberto das ideias. Essas interações são essenciais na realização de um grande projeto, por exemplo. Fazer tudo sozinho ou sempre pedir ajuda ao colega para tudo não ajuda no desenvolvimento do potencial das pessoas.

4.E em quais circunstâncias você não usaria Equipes de Trabalho?

Eu não usaria trabalho em equipe para revisão de textos, consultoria e vendas. Creio que são trabalhos melhor desenvolvidos individualmente, necessitam foco e maior aproximação com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com