TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho em Equipe

Por:   •  15/10/2022  •  Artigo  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de participação individual

Matriz

Curso: Liderança de Equipes

Nome: Marília Mesquita Valverde

Reunião On-line - Participação Individual

Módulo 3 – Vantagem do trabalho em equipe.

Tarefa:

- Para executar qualquer ação e elaborar projetos dentro de uma empresa, é preciso contar com o apoio de equipes. Dessa forma, vale a pena reunir esforços para assegurar que todos estejam bem integrados com os ideais da equipe, obtendo os melhores resultados e garantindo assim que o objetivo final seja alcançado.

- Como deve ser o perfil do líder para manter sua equipe engajada durante um projeto?

Apresente seu entendimento sobre o assunto abordado na ROL com uma análise crítica ou apresentando exemplos ou relatando experiências e conhecimentos próprios.

    O perfil de um líder para manter sua equipe engajada durante um projeto deve ser um líder resiliente para buscar sempre dentro de si, estímulo, vontade, segurança, inteligência emocional para que além de encontrar soluções em conjunto com a sua equipe, para as demandas/situações adversas que aparecem tenha a capacidade de compreender as causas evitando que estes erros aconteçam novamente. Além de resiliência um bom líder deve ser agregador, deve conhecer o perfil de cada membro de sua equipe a fim de entender/delegar as tarefas pertinentes a cada membro, levando em conta pontos fortes, fracos, oportunidades de melhorias para promover o desenvolvimento de cada liderado. Um outro ponto muito importante é a comunicação. Um bom líder deve saber se comunicar, realizar alinhamento com os membros de sua equipe a fim de declarar as diretrizes organizacionais e as metas a fim de promover comprometimento para desenvolver estratégias onde os resultados são esperados.

    Como é citado por Souza e Cerveny, a qualidade de um bom relacionamento respondem pelo processo de fortalecimento da resiliência de uma equipe. Dentre estas qualidades podemos citar o compartilhamento de informações, o ambiente de confiança e a comunicação aberta e eticamente responsável. Estas 3 qualidades fazem uma grande diferença dentro do perfil de um líder, acredito que quanto mais coeso, acessível um líder for mais resultados com sus equipe serão alcançados e com isso o próprio desenvolvimento de sua equipe.

     Gostaria de compartilhar minha experiência sobre liderança por resiliência. Na empresa em que eu atualmente trabalho, estávamos com uma auditoria de cliente ao qual o resultado dela nos classifica se somos um fornecedor com processo capaz e isto é um indicativo de podermos participarmos de novos negócios com nosso cliente. Esta auditoria de processo envolve todas as áreas da empresa pois cada requisito é direcionado as disciplinas de processo, qualidade, manutenção, produção, metrologia, expedição e almoxarifado. Ótima oportunidade para que eu possa linkar tudo aquilo que aprendi no treinamento de liderança.

Pois bem foi passado a todas as equipes o escopo da auditoria, definido um líder especialista (no caso o auditor certificado da norma) e sua função que era realizar reuniões semanais para verificar o andamento do plano de ação/evidências e a realização de uma autoavaliação dentro da fábrica onde esta será enviada ao cliente antes dele realizar uma nova auditoria na empresa.

Foi definido também 2 facilitadores neste “projeto” onde eles promoviam engajamento, comunicações semanais sobre as dificuldades de execução do plano de ação (na sua grande maioria estas dificuldades eram baseadas em liberação de verba para execução de projeto bem como necessidade de conhecimento técnico para solução de problemas). A todos os membros desta equipe eram repassadas as metas desta auditoria (qual resultado teríamos que alcançar), datas das auditorias, importância da auditoria, promover engajamento (fazer com que cada área se sinta importante no atingimento do resultado, informando o papel de cada um dentro deste projeto).

Durante esse projeto foram mencionadas e vividos algumas palavras em conjunto com a equipe, dentre elas foram: Respeito, Sucesso, Felicidade, União e Atitude. Durante estas reuniões semanais tínhamos momentos tensos e até de divergências. Esse projeto fez com que as áreas se tornassem uma única grande organização. Mesmo não conseguindo alcançar o objetivo por 2%, eu enxergo que a empresa progrediu como organização. Eu tirei uma grande lição principalmente por estar ocupando um cargo de liderança recentemente que a resiliência, união, boa comunicação, inteligência emocional, engajamento de equipe e definição de estratégia nos faz desenvolver a compreensão das causas de questões pra evitar que erros se repitam no futuro.

É melhor você tentar algo novo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada”. Mark Zuckerberg

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (943 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com