TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de melhoria contínua

Trabalho acadêmico: O conceito de melhoria contínua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

Melhoria Contínua

Compromisso a longo-prazo

com a mudança

Introdução:

Melhoria Contínua Por Marizete Furbino “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Melhoria Contínua é o conjunto de atividades planejadas através das quais todas as partes da organização objetivam aumentar a satisfação do cliente. A expressão melhoria contínua vem se tornando muito popular nos últimos anos, estando associada principalmente com o movimento da Qualidade Total. O conceito foi evoluindo ao longo dos anos e atualmente se encontra bastante estruturado. Por constituir-se num conceito simples, de fácil entendimento e de baixo nível de investimento, a melhoria contínua tem se consagrado como uma das formas mais eficientes de aumentar a competitividade de uma empresa.

Evolução:

A condução dos “empregados” durante mais de um século no Ocidente foi baseada nas idéias de Taylor (Administração Científica), onde o “empregado” estava sendo considerado apenas como uma extensão da máquina. Os proprietários das empresas ou diretores tomavam suas decisões e transferiam suas informações e determinações através de “capatazes, chefes ou supervisores” para, assim, serem passadas aos “empregados” nas linhas de produção.

Enquanto Taylor, Pierre du Pont e Sloan desenvolviam as idéias fundamentais que evoluíram para a moderna teoria da administração, Ford nas linhas de produção massificada inventada outra escola , a escola da qualidade. A escola da qualidade até metade do século XX crescia paralelamente a outras, posterior a essa metade, juntou-se a outros conceitos tornado-se também um enfoque sistemático. No início do mesmo século tornou-se comum a produção em massa onde a qualidade significava uniformidade.

A partir de 1948, no Japão, iniciava um processo que modificaria o mundo da qualidade e os negócios no mundo. Contraditoriamente esse processo foi inspirado por pensadores norte-americanos (Feigenbaum, Deming e Juran), derivando-se nos primeiros Círculos de Qualidade, antecessores das atuais Equipes de Melhoria Contínua.

No mundo atual, qualquer empresa importante, em seu quadro tem uma equipe de melhoria ou utiliza-se do sistema.

Kaizen (Modelo de melhoria Japonês):

É uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).

Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados em um curto espaço de tempo e a um baixo custo, apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

Melhoria de Qualidade:

A Melhoria da Qualidade é baseada em prioridades relacionadas à melhoria das normas de desempenho da qualidade e à redução dos custos em todas as funções da organização. É basicamente olhar para frente, procurando atingir níveis de desempenho, significativos e mais altos, tendo como fases básicas, definir a política, os objetivos e as estratégias da qualidade da organização, desenvolver um plano anual, e criar equipes de melhoria de qualidade para trabalhar sobre os problemas estratégicos vitais. Sempre se concentrando no cliente (interno e externo).

Melhoria Contínua:

A melhoria contínua não se uni com a tolerância, muito menos com o cruzar de braços perante os problemas. Melhoria contínua requer sólidos hábitos de antecipar situações, necessidades e problemas futuros. De acordo com Covey (1984) um hábito é a intercepção entre o conhecimento, o desejo e o saber fazer.

A criação dos hábitos (adaptado de Covey, 1984).

Para que se adote atos de melhoria contínua é necessário que a organização entenda o porquê, o que fazer e tenha o comprometimento com as práticas e ferramentas para que a melhoria ocorra.

A melhoria contínua consiste em 03 (Três) componentes:

1º - “Incentivar”, encorajar as pessoas da organização a cometerem erros, mesmo parecendo contra-intuitivo. Tem como meta, fazer com que os erros fiquem perceptivos e assim descobrir o motivo para que possa ser evitado e não mais repetidos;

2º - Recompensar a descoberta e soluções das falhas;

3º - Incentivo na superação. Sempre ocorrer a evolução, descobrir métodos para que haja altos índices de desempenho.

A melhoria contínua não é uma solução rápida, do contrário muitos pensam e desejam, ela assenta na evolução gradual. As melhorias surgem aos poucos, dando tempo assim para que toda a organização se ajuste e aprendam.

Plan (Planejar) - são estabelecidos os objetivos e as metas para que sejam desenvolvidos métodos, procedimentos e padrões para alcançá-los.

Do (Executar) - fase de implementação do planejamento. É preciso fornecer educação e treinamento para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com