TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O da Teoria da Administração

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

SILVA, Reinaldo O. da. Teoria da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. Cap., 1. A administração hoje, p. 3-38

Empresas se bem administradas conseguem se consolidar no seu segmento de atuação, prosperam e crescem. No entanto, organizações que não possuem uma gestão satisfatória acabam por fechar as portas. A administração diz respeito ao alcance de objetivos por meio dos esforços das outras pessoas.

A administração tem princípios que são apreensões da realidade a partir da realidade/experiência. Dada sua natureza não são tratadas como regras fixas. As funções da administração são: planejamento, organização, direção e controle. Os administradores encontram-se em três níveis da organização: alta e média, e administração operacional. Os níveis administrativos também podem ser classificados em estratégico, corresponde a alta direção, tático, diz respeito à media administração, e operacional que corresponde à supervisão.

Habilidades são indispensáveis, um administrador deve ser alguém que dirija as atividades de outras pessoas e assuma a responsabilidade de alcançar determinados objetivos, por meio da soma de esforços. Espera-se que ele cumpra alguns papeis, comportamentos em situações especificas, tais como: interpessoais, informacionais e decisórias, estes lidam com o relacionamento e a interação com outras pessoas; desempenhados no seio da troca e processamento de informações; e quando os atores tomam decisões, respectivamente. Conceitos como gerenciamento e liderança que diferem entre si, e do que é administração, pelo primeiro se tratar da  execução do que fora estabelecido pela administração. A liderança faz parte do gerenciamento, porém ela toca os processos comportamentais.

A comunicação figura como peça chave no processo administrativo, os envolvidos devem desenvolver suas habilidades de comunicação, pois, tanto as relações interpessoais, decisionais quanto as funções da administração requerem tais habilidades.

Conclusão:

No Capítulo 1 compreendemos que administrar é mais do que simplesmente estabelecer processos de forma empírica para nortear determinada atividade. A administração é uma ciência e envolve um encadeamento complexo e amplo de conceitos que apontam para a gestão correta e fixada no ser humano, uma vez que, segundo o autor, administrar é alcançar objetivos pelo esforço de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com