TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento da gestão do Hoterdan - Hipermercado

Pesquisas Acadêmicas: O desenvolvimento da gestão do Hoterdan - Hipermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Empresa do setor varejista de alimentos (Hoterdan – Hipermercados), tem como objetivo de médio prazo tornar-se uma rede com abrangência estadual. Para melhorar seus processos internos, contratou uma empresa de consultoria em gestão administrativa que após seus estudos indicou os seguintes problemas: divergências políticas entre departamentos, devidas as competências técnicas em ambas às hierarquias tanto os níveis superiores como inferiores; falta de um programa para capacitação profissional e motivação dos colaboradores da empresa e inexistência de uma estrutura organizacional. Diretoria executiva compreendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial, mas para isto foi preciso contratar um novo diretor administrativo, para desenvolver a modelagem da estrutura; capacitação, desenvolvimento de competências gerenciais nos níveis operacional, tático e estratégico e motivação para o pessoal operacional.

1.2. Definindo uma nova estrutura organizacional voltada para hipermercados

Princípios básicos para qualquer organização; Divisão do trabalho, Especialização, Hierarquia; (autoridade, responsabilidade e delegação), Amplitude Administrativa. A departamentalização designa uma área, uma divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, gerente chefe, supervisor, etc.). Para a empresa Hoterdan - Hipermercado isto é tudo novo, pois ate então tratava se apenas de uma única unidade, mas agora com projetos de expansão de estadual, terá que refazer o desenho departamental da estrutura organizacional. A nova característica departamental será formada por departamentalização geográfica, em que certas funções (como compras, finanças e recursos humanos) possam permanecer centralizadas na matriz. As demais funções foram descentralizadas entre as filiais da empresa pela a divisão geográfica.

PASSO 02

2. Plano de capacitação e desenvolvimento para diretores e gerentes

O desenvolvimento gerencial objetiva aprimorar as competências técnicas, administrativas e comportamentais do treinando. É feita em longo prazo. A empresa adotará as seguintes medidas:

• Centro de desenvolvimento internos: são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor os gerentes e as pessoas a exercícios analíticos, a fim de desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas. Como por exemplo acontece na uniBACEN( universidade do banco central), a Hoterdan contrataria uma empresa para ministrar cursos para os gerentes com ênfase no planejamento estratégico, para que eles possam tomar melhores decisões.

• Coaching: preparação, orientação e incentivo para a transformação de determinados aspectos do indivíduo por parte dos gerentes. Com isso os gerentes aprenderiam a desenvolver a motivação em seus colaboradores para o alcance de metas.

2.1 Desenvolvendo lideres

A liderança é necessária em todas as empresas e tipos de organização, para a organização Hoterdan – Hipermercado não foi diferente. A liderança foi vital para a criação e execução dos projetos de expansão territorial, uma vez que a empresa tem objetivo de expandir-se em todo estado de São Paulo, por esse motivo a primeira capacidade do líder é motivar as pessoas a fazer para atingir o foco da organização. Para o crescimento continuo de uma organização é necessário que a empresa tenha a garantia da capacitação profissional de seus lideres . O desenvolvimento da estratégia de liderança e a combinação de varias habilidades necessárias para o administrador. Gestão participativa. Foi à melhor solução e decisão que o novo diretor executivo encontrou para melhorar a eficiência gerencial dos diretores e gerentes da Hoterdan - Hipermercado, devido às expectativas de motivações pessoais e profissionais fazerem parte deste tipo de gestão, onde todos os membros da organização são livres para manifestar suas idéias, criatividade e criticas.

A liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação, o desenvolvimento de um modelo situacional tem ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. A eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessário para desempenhar o trabalho. Essa liberdade deixa com que a cada situação surja uma nova forma de liderança, isso promove a ascensão de lideres para cada determinada tarefa. Com essa flexibilidade de organização a equipe se torna menos engessada e mais produtiva, focando sempre no alcance do resultado.

Construção de equipes de trabalho de alto desempenho não é fácil. O supervisor devera levar em conta cinco aspectos fundamentais para a composição da sua equipe: Escolha da equipe, Modelagem do trabalho da equipe, Preparação da equipe, Condução da equipe, Motivação e recompensas.

2.2. Melhorando a minha eficácia gerencial no cargo de diretor administrativo da Hoterdan – Hipermercado

Ao assumir a diretoria administrativa da Hoterdan – Hipermercado o novo diretor administrativo teve que melhorar, a sua eficácia gerencial, pois mesmo com experiência de longa data em administração de empresas, ele sabia que cada organização tem as suas particularidades em estratégias diferentes umas das outras. Um administrador de sucesso é aquele que sempre busca recursos para o desenvolvimento das competências pessoais para alcançar resultados: O conhecimento é o saber acumulado pela aprendizagem, principalmente no mundo de hoje globalizado em que as transformações acontecem muito rápidas. A segunda competência é habilidade que significar o saber fazer, em que também é saber utilizar este conhecimento adquirido para resolver os problemas.

Uma organização não existe sem pessoas. As organizações são sistemas sociais porque são formadas por pessoas; em que todos os recursos organizacionais; físicos, materiais, tecnológicos, financeiros, etc. onde constituem a plataforma sobre a qual as pessoas vão trabalhar.

2.3. Capacitação da liderança situacional da empresa:

“O trabalho do administrador é extremamente contingencial. Isso depende das situações enfrentadas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com