TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano e programa de capacitação - hoterdan hipermercado

Pesquisas Acadêmicas: Plano e programa de capacitação - hoterdan hipermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECOLOGIA EM LOGÍSTICA – 2ª SÉRIE

Henner de Almeida – RA 8380869219

Priscilla Nascimento Silvestre – RA 8363792749

Síntia Dias Gomes – RA 8739107326

Wesley Mendes Queiros – RA 8737105015

DESAFIO PROFISSIONAL

PLANO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO - HOTERDAN HIPERMERCADO

ANÁOLIS-GO

2014

Henner de Almeida – RA 8380869219

Priscilla Nascimento Silvestre – RA 8363792749

Síntia Dias Gomes – RA 8739107326

Wesley Mendes Queiros – RA 8737105015

DESAFIO PROFISSIONAL

PLANO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO - HOTERDAN HIPERMERCADO

Desafio profissional aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Anhanguera Uniderp, como exigência parcial das Disciplinas Processos Gerenciais e Matemática.

ANÁPOLIS-GO

2014

1 ESTRUTRUA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA HOTERDAN - HIPERMERCADO

Denomina-se estrutura organizacional a maneira como as atividades realizadas por uma empresa são distribuídas e norteadas. Em uma perspectiva ampla a estrutura organizacional engloba a caracterização dos aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. A estrutura organizacional não é algo pronto e acabado, assim como também não tem perfeição, ela deve ser remodelada continuamente conforme as características da empresa e a dinâmica social a que ela está ligada.

Entende-se por estrutura organizacional a forma como a organização se articula para desenvolver suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional ótima, ela precisa ser flexível para se ajustar ao momento que a organização está vivenciando, a fim de suprir suas necessidades. A estrutura organizacional não é estática, ela está sujeita a interferências externas, como o ambiente em que está inseridas, e internas, como a estratégia adotada, a tecnologia disponível e o potencial humano (MEDEIROS, 2011, p. 5-6).

Em nível macroeconômico é comum o emprego do termo estrutura para as organizações em especial para indústrias.

A estrutural organizacional pode ser entendida como:

o padrão de funções, relacionamentos e procedimentos que permite o esforço coordenado de seus membros. Para o autor, a estrutura organizacional serve três propósitos: 1. Permitir que seus membros realizem uma série de atividades de acordo com uma divisão do trabalho, que define especialização, padronização e departamentalização de tarefas e funções. 2. Permitir que seus membros coordenem suas atividades por meio de mecanismos de coordenação como supervisão hierárquica, regras, procedimentos e treinamento. 3. Definir as fronteiras da organização e sua interface com o meio ambiente (CARPINETTI, 2010, p. 39).

Gestão é um termo que pode ser definido como:

o ato de gerir, administrar. Administrar é governar, reger, ordenar os fatores de produção e controlar sua eficiência e produtividade para obterem-se determinados resultados. Baseado nessa definição pode dizer que o modelo de gestão é a forma pela qual empresas organizam suas atividades, com o auxílio de procedimentos, normas, regras e ferramentas, as quais devem estar alinhadas à missão, visão, crenças e valores (MEDEIROS, 2011, p. 6)

A estrutura organizacional e a estratégia estabelecem uma intima relação, e desta forma a estrutura deve receber ajustes contínuos, pois é influenciada pelas circunstâncias, pelo espaço e pelo tempo. No que tange ao ambiente de atuação da empresa, ele é caracterizado pelos seguintes aspectos: estabilidade, quanto a variação é pequena e quanto os fatos são previsíveis e controláveis; transformação, relativo a tendências de mudanças no cenário local e global; turbulência, mudanças velozes, oportunistas e muitas vezes surpreendentes.

A estrutura pode ser em primeiro plano, classificada de duas formas: formal e informal. A primeira diz respeito a planejamento, ou seja, é a que é pensada envolvendo deliberações de autoridades ligadas a organização. Em tal modalidade o fluxo de informações é constante, descendente e estável, sendo viabilizado por uma modalidade vertical de comunicação na qual os subordinados respondem às ordens dos chefes.

A estrutura informal é a permeada por interação social entre os indivíduos envolvidos, ocorrendo de forma espontânea com a reunião das pessoas. Esse tipo de estrutural em geral demonstra as reações que não são explicitadas no organograma, como os comportamentos pessoais e sociais que não são oficialmente reconhecidos entre os integrantes da empresa.

“Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização” (PICCHIAI, 2010, p. 2).

Um grupo informal em geral é caracterizado pelos seguintes pontos: presente nos indivíduos, existência duradoura, autoridade desenvolvida de forma horizontal, instabilidade, não sujeição a controle, informalidade na liderança, desenvolvimento de canis de comunicação, sistema de interação causa e espontâneo, foco no inter-relacionamento pessoal, variabilidade, dinamicidade.

Entre as vantagens apresentadas pela estrutura informal é válido destacar que: proporciona mais rapidez no processo, complementa a formal, minimiza a carga de comunicação dos chefes, motiva e integra os sujeitos. Como desvantagens ela é caracterizada pelo desconhecimento das chefias, dificuldade no controle, possibilidade de atritos entre os integrantes.

Denomina-se organograma a figura que explicita a humanidade estrutural da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com