TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de estratégias competitivas para análise de Hoterdan - Hipermercado

Pesquisas Acadêmicas: Estudo de estratégias competitivas para análise de Hoterdan - Hipermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1- Introdução ....4

2- Organograma ....5

3 – Plano de capacitação e desenvolvimento para os Diretores e Gerentes ....6

4 – Plano de capacitação/desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional 10

5 – Conclusão. ...15

Referencias Bibliograficas ...16

1 - INTRODUÇÃO

Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem,

lucram e empregam, composto tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional. A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada, mas, quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.

O presente trabalho aborda o estudo das estratégias competitivas, tendo como objeto

de análise o Hoterdan - Hipermercado, que estava passando por problemas de planejamento e organização, pois mesmo estando com as vendas em altas o lucro estava caindo consecultivamente. Foi necessário implantar um programa de redução de custo e um programa de formação e capacitação para os diretores, gerentes e empregados da base, expandindo assim a capacidade produtiva do mercado, inovando, motivando e atraindo clientes de novas fatias do mercado.

A revisão da literatura deteve-se na conceituação de competitividade, estratégia e tipos de estratégias. A metodologia e as fontes de dados colhidas junto à administração do supermercado e aos clientes foram bases para análise e conclusão final do trabalho.

Esse trabalho, interessa principalmente mostrar a relação entre o sucesso empresarial e as estratégias utilizadas para atingir esse objetivo.

2 - Estrutura Organizacional: ORGANOGRAMA

3 - PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA OS GERENTES E DIRETORES.

Objetivo

Propiciar aos Gerentes oportunidades para o desenvolvimento de competências gerenciais alinhadas com as estratégias da organização, em um ambiente de permanente mudança centrado na melhoria contínua do atendimento às expectativas da clientela.

Plano de capacitação para diretores e gerentes:

A implantação do Plano de capacitação para os diretores e gerentes, compreendeu as seguintes fases: descrição das competências necessárias por função para todos os cargos da empresa; elaboração do mapa de competências, por função, para todos os cargos da empresa; Levantamento de Necessidades de Treinamento - LNT através de entrevistas personalizadas com todos os gerentes; elaboração da Programação Anual de Treinamento - PAT, com base na matriz de competências e nas LNT’s, definindo os tipos de treinamentos solicitados, a carga horária, o público-alvo, análise crítica da programação; aprovação da programação pela alta direção e, por fim, a operacionalização e monitoramento do plano de treinamento.

Desenvolvimento das habilidades gerenciais:

O aprendizado de ferramentas gerenciais modernas e o suporte de conhecimentos essenciais ao adequado planejamento da ação dos gestores é de suma importância para a melhoria da performance gerencial. Desta forma, estaremos trabalhando no aprendizado sobre modernas abordagens, modelos, técnicas de administração e gestão, voltados para o desenvolvimento de habilidades e comportamentos que propiciem a melhoria do processo de comunicação e de interação humana, alem do desenvolvimento e a motivação das equipes de trabalho, a adequada delegação de competências, o enfoque da qualidade na prestação de serviços, o atendimento ao cliente e outras questões relacionadas ao gerenciamento eficaz.

Uma das características principais de um gerente de supermercado é saber ouvir e entender as necessidades e sugestões dos clientes, para isso precisamos manter um processo de educação continuada com a realização de cursos complementares, definindo as estratégias e metodologias apropriadas para aprofundar conhecimentos e consolidar novas habilidades, observado o perfil da clientela selecionada, alem disso é preciso manter um bom relacionamento com os consumidores, passar o maior tempo possível percorrendo os corredores, ficando mais perto do público, o que facilita conhecer seu perfil, cuidar para que a loja esteja sempre atraente, chegar antes da abertura ao público para checar as gôndolas, além de ajudar a evitar rupturas, garante que produtos vencidos ou deteriorados sejam trocados e que as mercadorias fora de lugar sejam organizadas nos locais corretos, criar diferentes pontos extras e cuidar da decoração do supermercado, cuidar da limpeza, principalmente às seções de padaria, hortifrútis e açougue, para que estejam sempre dentro dos padrões de higiene, ficar atento aos preços da vizinhança, cuidar para que não falte troco, implantar um rodízio para os intervalos dos operadores, afim de evitar filas. Fazer o possível para manter uma boa relação e, consequentemente, boa negociação com seus fornecedores para garantir produtos com preços mais baixos, entregas no prazo e estoques adequados.

PORTIFÓLIO DE TREINAMENTOS

GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO

Objetivos

Desenvolver gestores à busca contínua de melhores resultados organizacionais, por meio do aprimoramento dos processos de gestão e do desenvolvimento de competências voltadas ao gerenciamento eficaz de suas equipes de trabalho.

Conteúdo Programático

• Gerenciamento de Conflitos;

• Ética e Responsabilidade Social;

• Motivação no Trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com