TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Hoterdan Hipermercado

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação à Distância

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Tecnologia Prointer I

Curso Superior de Tecnologia e Gestão em Recursos Humanos

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO.

Tutor Presencial:

Tutor (a) à Distância:

Taboão da Serra 2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação à Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Tecnologia Prointer I

Relatório final  Projeto  Interdisciplinar

Aplicado        aos   Cursos   Superiores   de

Tecnologia  I  (PROINTER  I)  da  Faculdade

Anhanguera sob orientação da Tutora EAD

Fernanda Durães de Carvalho

Taboão da Serra 2015


RESUMO

Visando um comprometimento com a ética, apresentamos em nosso trabalho uma abordagem onde será destacada uma ideia de empreendimento contemplando e respeitando todos os passos e fazendo valer os pontos fortes e fracos de cada integrante.

Com base na entrevista efetuada com um empreendedor que já esta no mercado, foi possível absorver os principais e mais importantes itens a serem abordados e aprofundados na abertura de um novo negócio. Adquirimos ideias e direcionamentos para alcançarmos a realização pessoal e profissional, que acreditamos ser de suma importância, pois nos impulsiona a um constante crescimento e aprendizado.

Foi possível constatar que através de um Plano de Negócios bem estruturado, podemos obter uma análise correta, reduzindo assim as possibilidades de se desperdiçar recursos e esforços em um negócio inviável.

Depois de elaborado, o plano de negócios pode indicar novos caminhos, e é o espaço onde os erros são permitidos, pois podem ser corrigidos sem maiores prejuízos.

Tendo como base todas as disciplinas norteadoras, nosso grupo apresenta um plano de negócios para um escritório de consultoria e projetos na área de telecomunicações onde verificamos os possíveis crescimentos, apontados em índices e pesquisas. Por ser um mercado considerado fechado, constatamos a importância de uma rede de networking ativa, pois esses contatos agregados ao conhecimento do trabalho, e à profissionais qualificados possibilitam uma maior chance de sucesso.

O desenvolvimento desse trabalho nos fez entender a importância da ética em todos os momentos, pois precisamos respeitar as diferenças de pensamentos, dando valor a todas as opiniões e dessa forma estarmos preparados para agir com sinergia e transparência.

Dessa forma, concluímos que podemos empreender em todas as áreas de nossas vidas. A importância de sonhar e de buscar a realização desses sonhos, pautados


em seguranças e certezas, não é algo que deve ser utilizado somente quando queremos abrir um novo negócio, mas deve ser aplicado ao nosso cotidiano.


INTRODUÇÃO

A sociedade e os consumidores exigem cada vez mais firmeza ética na vida das empresas e no desenvolvimento de suas atividades.

O maior desafio de um empreendedor é a dificuldade para a formalização da empresa, destacando-se o excessivo peso dos tributos e altos juros do mercado.

Para se tornar um empreendedor de sucesso, deve-se ter conhecimento na área que irá atuar, ter determinação para não desistir no primeiro obstáculo, estar sempre preparado para enfrentar as crises e ter um olhar para a evolução e necessidades do mercado, tendo iniciativa e coragem para fazer de uma dificuldade uma oportunidade.

Em torno do nosso desenvolvimento, almejar e projetar precisam caminhar juntos, pois estamos diante do nosso maior empreendimento, ou seja nossa vida.

Idealizar, focar e realizar, são metas a serem estabelecidas, um projeto de vida está constantemente ligado ao nosso desenvolvimento pessoal, onde geralmente, ou quase sempre, o êxito vem do desenvolvimento profissional.

Através da entrevista realizada com a Sra. Duarte Ramos, proprietária da Consultoria, podemos confirmar, que segundo Filion, (1999, p.19) “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”, e o empreender segue sempre algumas etapas:

[pic 2][pic 3][pic 4]

Primeiro deve existir um sonho, que no caso da Sra.          é o de ensinar;

Segundo, deve-se buscar o conhecimento para verificar a viabilidade desse sonho, através de estudos e especializações;

Terceiro, deve-se avaliar a inserção dessa ideia no mercado, verificando a viabilidade financeira e mercadológica e mantendo sempre uma boa relação de network;


Quarto deve-se utilizar todo o conhecimento e preparo adquirido para colocar em pratica seu sonho, ciente que serão exigidos muito trabalho e determinação para que se realize da maneira esperada.

Um bom empreendedor reconhece suas forças e fraquezas, e tem ciência de que forma isso pode influenciar na concretização do seu sonho.

A ética, como a Sra. Priscila mencionou, é de extrema importância, pois gera o bem estar entre os colaboradores e mantem um bom relacionamento também com os clientes e fornecedores.

Deve-se manter sempre a lealdade, o espirito de colaboração e a transparência em todas as etapas da realização desse negócio.


ENTREVISTA COM ENPREENDEDOR

Nome da Empresa:                

Endereço:                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (343.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com