TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principal objetivo desse trabalho é falar da comunicação

Por:   •  13/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÂO..........................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................5

4 CONCLUSÃO...............................................................................................9

REFERÊNCIAS...............................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é falar da comunicação de uma forma ampla, tanto no meio empresarial quanto nas relações interpessoais, não podendo deixar de lado questões como motivação e clima no ambiente organizacional.

O que o gestor quer passar para seus colaboradores? Como está a motivação desses colaboradores? São questões como essas que serão abordadas, de uma forma simples e objetiva para que todos possam entender o raciocínio.

2 DESENVOLVIMENTO

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das organizações. Ela engloba, nas empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, planejamento e condução das ações de comunicação interna, e todo o relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo. As atividades de Comunicação Empresarial ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa. Os profissionais desta área estão sempre preocupados com o relacionamento da empresa e seus funcionários. Eles olham este relacionamento não apenas como clientes, fornecedores, parceiros, mas principalmente como formadores de opinião e membros de uma sociedade, que podem auxiliar ou não na preservação da imagem da empresa. O setor de comunicação corporativa zela pela boa imagem da empresa. E como se consegue isso? Para atender o objetivo, é preciso observar uma série de ações. As equipes devem verificar se a comunicação da empresa segue o padrão estabelecido, se a identidade visual é bem aplicada, se a percepção do público em relação à empresa é positiva. Devem também acompanhar todas as iniciativas de divulgação e mais uma série de outras atividades. O público interno são os funcionários da empresa e também os parceiros e prestadores de serviços. É preciso cativá-los e fazer com que tenham uma relação de confiança. É sempre preferível que eles saibam das notícias que envolvem a empresa por intermédio da própria empresa do que através de mídias externas, que em alguns casos podem mostrar outro ponto de vista em relação a determinado fato. “Comunicar é condição essencial do comportamento das pessoas e das empresas.”

A Braskem busca excelência em comunicação, um exemplo são as atividades exercidas pela mesma que estão listadas a seguir:

“a mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto, também tem os boletins gerados para os colaboradores. A cada dois meses eles publicam a revista Geração Braskem, a pauta das duas publicações é concentrada em um colaborador da área de comunicação que fala com cada uma das áreas da empresa para saber dos temas importantes e, então, propõe os temas que são avaliados pela equipe de comunicação e se aprovados viram textos, antes de chegar à gráfica, passam pela leitura do diretor de comunicação. A equipe de comunicação trabalha como um jornalista de uma publicação, indo atrás dos acontecimentos e buscando ser didático quando se depara com um assunto mais técnico. Eles também mantem um contato estreito com a imprensa, porém quando o assunto é sustentabilidade, um ponto relevante da narrativa da Braskem, é deixado de lado pela grande imprensa, ainda assim a petroquímica estimula a discussão, escolhendo datas estratégicas para explorar o tema. Na CPFL, que participa de investimentos em distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, os relatos vão das mensagens do presidente do grupo nos comunicados ao mercado a informações oferecidas nas contas de luz distribuídas mensalmente aos seus cerca de sete milhões de consumidores das suas áreas de concessão. Em cada um desses relatos, a área de comunicação atua próxima. A conta de luz é a forma de contato mais próxima dos clientes, o que faz com que a equipe de comunicação tenha de criar mensagens diretas e simples de serem entendidas com dicas sobre segurança. Eles dão atenção especial à imprensa regional. Pra melhor atender às publicações e rádios regionais, foi criada uma estrutura descentralizada em que os gerentes de operações têm autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais. O alinhamento é uma busca constante para que cada relato possa narrar os princípios que norteiam a empresa, é essencial também que discurso e prática estejam alinhados, que seja um relacionamento sinérgico em que a sustentabilidade possa chegar a Gestão de Stakeholders pelas ferramentas da área de comunicação garantindo uma linguagem mais unificada e fluída”.

A comunicação é essencial para o crescimento de uma empresa e principalmente para se estabelecer no mercado, é imprescindível que os funcionários, não importando o cargo que exercem, possam se comunicar bem com os outros, a linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com