TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

Trabalho acadêmico: O processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nesta etapa estará descrita uma pesquisa sobre o que deve fazer e como deve agir um administrador que deseje ter sucesso e dar bons rumos na sua gestão.

Toda empresa depende exclusivamente de seu administrador para alcançar seus lucros e ser um exemplo no mercado.

Para se ter uma gestão de sucesso o administrador também tem que explorar algumas habilidades e aprimorá-las ao longo da carreira. São alguns exemplos dessas habilidades a serem desenvolvidas: Habilidades Comerciais, Habilidades Humanas, Capacidade de lidar com problemas, Polivalência, Adaptabilidade, Ponderação e Visão.

Contudo, todo gestor tem sempre que estar se especializando e buscando conhecimento para sempre inovar e manter uma gestão de sucesso.

O processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.

Para um bom administrador ter sucesso em sua carreira profissional é necessário obter algumas habilidades e dinamismo para lidar e resolver diversos desafios, metas e obstáculos a serem encontrados no caminho de uma gestão. Recordando que administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos técnicos, científicos, financeiros, materiais e de pessoal a fim de alcançar um objetivo. O administrador esta responsável em estabelecer a direção e rumo a sua organização e ele que proporciona à liderança as pessoas e define que os meios a serem utilizados para atingir as metas propostas.

O administrador depende mais de seu desempenho que de seus traços particulares de personalidade, daquilo que ele faz e não daquilo que ele faz. E o seu desempenho é resultado de certas habilidades que ele possui e utiliza, o administrador pode identificar alguns tipos de habilidades importantes:

Habilidades Conceituais: ela facilita trabalhar com idéias, conceitos e teorias, esta relacionada com o pensamento, raciocínio, diagnóstico e a formação de alternativas para solução do problema.

Habilidades Humanas: esta ligada com o trabalho com pessoas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal, envolvem a capacidade de motivar, comunicar, coordenar, liderar e resolver conflitos individuais ou coletivos.

Habilidades Técnicas: esta voltada à parte operacional da empresa, no conhecimento especializado das atribuições, nas tratativas dos processos e em como fazer, como executar processos materiais ou objetos físicos e concretos.

Capacidade de lidar com problemas: no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão. Saber superar isso de maneira tranqüila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.

Polivalência: é importante que um gestor saiba comandar diversas áreas da empresa, pois ele deve ter um conhecimento global sobre ela. Ser polivalente implica poder trabalhar em várias frentes. Um líder que já tenha passado por muitos departamentos certamente tem uma visão melhor sobre diferentes situações.

Adaptabilidade: ser um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora varejista até uma grande siderúrgica. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas. Isto porque cada ramo adquire uma maneira própria de organização e o gestor precisa se adaptar a cada uma delas.

Ponderação: durante a gestão, o líder se depara com situações complexas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar os rumos da companhia, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as conseqüências envolvidas no processo.

Interação: o gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder.

O maior patrimônio de um administrador são as habilidades que ele absorve, pois só assim ele irá ter capacidade e desenvoltura para solucionar e analisar situações que serão apresentados no decorrer de sua carreira.

Empresa: é um tipo de organização, que tem como foco o lucro, ela é uma das mais complexas e admiráveis instituições sociais criadas pelos seres humanos.

As empresas estão em constante mudança e não há uma empresa igual à outra, pois possuem estruturas organizacionais diferente sendo sua principal característica. Existem empresas das mais diversos ramos de atividades e produzem os mais variados produtos e serviços e adotam tecnologias diferentes.

Gestor: é aquele que executa as tarefas confiadas à gestão, e ele pode ser definido pelas suas funções dentro das organizações, ele interpreta os objetivos da empresa e executa com planos estratégicos e operacionais eficazes para que seja atingido com êxito.

Empresário: é aquele que exerce uma atividade econômica e pode ser pessoa física ou jurídica que desenvolve atividades a partir de fatores de produção ou circulação de bens ou serviços através de um estabelecimento comercial que visa lucro.

Atualmente, porém, as mudanças do ambiente externo à empresa além de freqüentes, ocorrem rapidamente. Por isso elas têm um impacto de longo alcance nas organizações. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas sim com sistemas abertos. Neste novo cenário nas organizações devem ser permeáveis às mudanças volátil ambiente externo, ou seja, o ambiente externo deve ser mais considerado quando as empresas desenvolvem suas atividades.

As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas que afetam seu comportamento. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com