TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo: Planejamento de Ação Empresarial

Trabalho acadêmico: Processo Administrativo: Planejamento de Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Este Trabalho Foi desenvolvido com o objetivo de analisar e conhecer informações relacionadas a Processos Administrativos, tendo como foco principal, dois assuntos importantes: Planejamento da ação empresarial e Organização da ação empresarial.

Todas as informações apresentadas no decorrer deste trabalho, foram extraídas através de uma pesquisa de dados atualizados, para que assim fosse possível desenvolver as ferramentas necessárias para o aprendizado e desempenho dos conceitos levantados.

Pode-se constatar que a situação da cafeteria estava sem uma estrutura organizada e sem planejamento estratégico mediante as dificuldades encontradas, foi possível perceber que através de uma definição de missão, visão, valores obteve formas organizadas no desempenho da produção na cafeteria, apos traçar estratégias de ação ajudou a sanar as dificuldades encontradas tanto na produção como no empresarial dos funcionários.

Por se tratar de um assunto relacionado á Processos Administrativos, foram consideradas todas as informações relacionadas ao objetivo principal deste trabalho.

Etapa 1

O processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.

Passo 1

Habilidades necessárias para um gestor de sucesso

Para ser um gestor de sucesso terá que possuir certas habilidades:

Planejamento e organização: O Gestor deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas e cumprindo-as com eficácia.

Motivação: mediante na importância do trabalho pessoal e desejo de realização no trabalho.

Liderança: É a capacidade do Gestor em levar o grupo a aceitar ideias e a trabalhar atingindo um objetivo específico.

Julgamento: O gestor deverá ter a capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.

Impacto: É a capacidade de o gestor criar boa impressão, captar atenção e respeito, adquirir confiança e conseguir reconhecimento pessoal.

Segundo Henri Fayol, o gestor precisa ter algumas habilidades:

Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

Organizar: constituir uma organizada material e social da empresa.

Comandar: dirigir e orientar o pessoal.

Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.

Controlar: manter e garantir que ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Usar sanções contra faltas e erros.

Conceito de empresa

Empresa é um conjunto de pessoas, também conhecida como uma representação de um tipo de organização que determina um ramo de negócio que produz ou oferece bens e serviços para a sociedade, focada na obtenção de lucros. A empresa tem por obrigação apresentar lucro suficiente para permitir seu crescimento e atendendo as necessidades sociais, não existem duas empresas semelhantes ou mais, pois cada uma é constituída com suas próprias criatividades humanas para a exploração de atividades seja industrial, econômica e entre outras. As empresas possuem uma ampla diversidade de estruturas, formas, tamanho, com diversos tipos de ramo empresarial, que utilizam ferramentas necessárias para produção de bens e serviços prestados, buscando desempenhar com eficiência, a distribuição destes bens para diversos tipos de mercados, com a finalidade de serem utilizados por diversos consumidores.

Conceito de Gestor

O gestor tem a finalidade de fazer o funcionamento das organizações através da tomada de decisões, que é fundamental para o tratamento de dados e informações nas organizações, contribuindo no desenvolvimento e na satisfação dos interesses dos colaboradores e proprietários, a fim de satisfazer as necessidades da sociedade e do grupo empresarial. Segundo Henri Fayol, o gestor além de ser definido por suas funções na organização, é a pessoa que desempenha o papel de interpretação dos objetivos da organização e define uma atuação através do planejamento, da liderança e do controle, com a finalidade de atingir os objetivos. Então o gestor é a alguém que desenvolve os planos estratégicos, estabelece metas, atribui responsabilidades aos outros integrantes da organização e estabelece regras, através de um controle, a fim de alcançar todos os objetivos propostos pela a organização.

Conceito de Empresário

Empresário é a pessoa que exerce uma atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços de uma organização, o empresário é a própria sociedade, sendo que o empresário é diferente de sócios, pois sócios não precisa necessariamente exercer alguma atividade. O empresário tem uma responsabilidade de desenvolver de forma organizada a busca pelo o lucro da organização.

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

O conceito de sistema aberto surgiu na biologia, a partir do estudo dos seres vivos e suas dependências e adaptabilidade a mudanças no meio ambiente. A estrutura de sistemas abertos é formada pela relação com o meio ambiente, ou seja, de acordo com as mudanças que ocorrem no ambiente externo (fora), a organização de alguma forma busca se adaptar para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas adaptando-se a essas mudanças. As organizações podem ser compreendidas como um sistema aberto e também dinâmico, pois o sistema é um conjunto de elementos dependentes que interagem entre si com certos objetivos, realizando determinadas funções, ou seja, dependentes de recursos do ambiente externo (fora), assim como os sistemas aberto dos seres vivos.

O que é missão

Missão significa a razão de existir do próprio negocio, ou seja, abrir um negocio com uma finalidade de prestar um novo e diferente serviço a sociedade, satisfazendo as expectativas dos consumidores. A missão de uma empresa esta centralizada na sociedade, pois esta missão definirá os produtos, serviços e entre outras, refletindo a prioridade do negocio. A missão da empresa esta focada, ou seja, voltada na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com