TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1 - O processo Administrativo. Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.

Passo 1

Pesquisar no PLT da disciplina e nas bibliografias complementares da disciplina de Processos Administrativos, que constam no seu Plano de Ensino e Aprendizagem (indicados logo abaixo):

1) Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Hoje para ser um gestor com sucesso dentro de uma empresa, o mesmo terá que ter habilidades para lidar em diversas áreas e situações, fazendo assim com que sua equipe sempre traga êxito total em suas metas, e fazendo a mesma ter motivação em cada meta traçada, sendo assim mais que um solucionador de crises e conflitos.

Assim se tornando um líder, onde o mesmo tem que ter algumas habilidades essenciais para uma grande companhia. Algumas dessas habilidades são indispensáveis para executivos que tem cargos mais estratégicos em grandes companhias, querendo fazer delas as melhores nos seus ramos de atividades;

Resiliência – No dia-a-dia de uma empresa, os gestores convivem com inúmeras pressões, sendo assim o mesmo tem que saber lidar e superar essas pressões e situações também com muita tranquilidade, ou seja, tranquilidade e uma característica de um bom gestor.

Resiliência é a habilidade que lida com situações e resistir à certas pressões em diversas formas.

Polivalência - É quando um gestor sabe comandar varias áreas dentro da empresa, sendo assim, ele deve ter um conhecimento geral de todas as áreas da empresa.

Ser um gestor polivalente é ter a capacidade/habilidade e comandar vários setores, sendo assim um gestor que passou em diversos setores tem uma visão melhor de diversas situações.

Adaptabilidade – Um bom gestor tem a capacidade de trabalhar em qualquer empresa, desde uma microempresa até uma multinacional. O mesmo consegue de adaptar a qualquer situação, modelo gerencial e sabe lidar com qualquer uma delas. Sendo que cada ramo de atuação tem uma maneira de organização e o gestor tem que ter uma facilidade de se adaptar em cada uma delas.

Ponderação – Em uma gestão o gestor se depara com situações complexas, sendo assim exigindo varias decisões importantes. Onde as mesmas podem mudar o rumo da companhia e pessoas envolvidas e dele mesmo.

Assim o gestor tem que ponderar qual seria a melhor opção para aquela determinada situação e momento e sempre lembrando as consequências que poderão ter de acordo com a sua escolha.

Interação – Um gestor de sucesso tem que conhecer sua equipe e ter uma relação boa com cada membro da mesma, isso e diferencial importante para o dia-a-dia da empresa.

Pois conhecendo as pessoas que ele trabalha, o mesmo conhece as habilidades de cada uma, e sendo assim ele consegue extrair o máximo possível dessas habilidades.

E com isso a boa convivência traz uma boa gestão, admiração e reconhecimento por meio de seus colaboradores, e assim os mesmo ficam mais abertos aceitar decisões do seu gestor.

2) O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

As empresas são organizações focadas no lucro embora o seu proposito final seja atender as necessidades do mercado através de bens ou serviços. As empresas assumem riscos que envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços.

As empresas de hoje em dia são diferentes das de ontem, e das de amanhã e essa diferença é uma das principais características das organizações, pois não existem duas empresas iguais.

Cada empresa tem sua própria personalidade, conceito, competência para poder entendê-las é preciso conhecê-las.

Algumas empresas são organizações sociais com fins lucrativos. A lucratividade representa a remuneração do empreendimento em si, ela é o estimulo básico capaz de assegurar a iniciativa e dar continuidade ao empreendimento.

E temos as empresas sem fins lucrativos, que são organizações voltadas para o bem social, para as comunidades, como por exemplo: ONGs, associações filantrópicas e clubes esportivos.

Também tem as organizações formais que são empresas caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito e posições hierárquica e são altamente burocráticas.

Gestor é o profissional que atua no nível intermediário de uma empresa ele é responsável por administrar determinado local ou empresa, esse termo significa supervisionar, liderar, comunicar, motivar as pessoas no sentido de atingir metas e objetivos organizacionais e também é aquele que tem “poderes” para substituir o dono da empresa e tomar decisões importantes quando necessário.

Empresário é uma pessoa física ou jurídica que toma iniciativa para empreender, para organizar uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou serviços.

3) Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

As empresas são consideradas sistemas abertos, porque elas trocam regularmente informações com o ambiente externo, procurando sempre se atualizar sobre o mercado. Para isso existe as Pesquisas de Mercado, que são feitas pelo setor de Marketing das organizações para que as mesmas se atualizem sobre produtos, serviços, preços que estão atualmente em destaque. Isso é muito importante para as empresas se adequarem as necessidades dos clientes, proporcionando assim a alta competitividade no mercado.

Por esse motivo as organizações são por definição sistemas abertos, pois elas precisam estar acompanhando adequadamente ao mercado e obtendo o inter-relacionamento com o ambiente externo e interno da empresa. É de fundamental importância que as empresas se adaptem a essas mudanças.

4) O que é missão, visão e valores organizacionais?

Missão organizacional significa a razão de ser e de existir da organização e qual é o seu papel na sociedade definindo exatamente o que fazer como fazer e para quem fazer.

Visão organizacional é a imagem que a organização define a respeito do futuro do que pretende vim a ser. A visão indica quais são os objetivos a serem alcançados em longo prazo essa visão de futuro significa olhar para o horizonte.

Valores organizacionais são as crenças e atitudes que colaboram na definição do comportamento individual da empresa.

Esses valores podem variar de acordo com as pessoas e empresas e assumir diferentes interpretações sobre o comportamento ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com