TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que eu preciso saber para conduzir uma avaliação psicológica?

Por:   •  6/10/2022  •  Bibliografia  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Diferença entre avaliação e testagem:

Avaliação- mais qualitativo, processo muito mais global que envolve um conjunto de procedimentos para se chegar a uma aferição dos processos psicológicos e comportamento de uma pessoa. Aqui se encontram, como um dos procedimentos, o teste psicológico. Relacionado ao vínculo com o sujeito. Qualitativo e quantitativo

Testagem- é a aplicação de um teste específico para investigar um dado específico sobre determinado aspecto de uma pessoa. Mede um dado, é quantitativo. O teste é um dos procedimentos de uma avaliação psicológica.

 2. O que eu preciso saber para conduzir uma avaliação psicológica?

Para conduzir uma avaliação, é necessário sabermos se o motivo de sofrimento da pessoa é apenas uma fase (que surgiu em determinada idade, e, com terapia, deve ter melhora), se foi um desenvolvimento (que surgiu a partir de um evento traumático e nunca houve melhora) ou se foi um processo (ocorre quando a pessoa nasce com alguma questão/patologia crônica, que pode ser genética). Para descobrir essas informações, precisamos saber:

Onde começou? 

Quando começou? 

O que aconteceu antes?

3. Quais são as perguntas que fazemos para realizar uma avaliação?

 O que quero saber?- assim sabemos porque ela foi ao psicólogo, qual é o seu problema e o propósitos dessa avaliação psicológica.

Para que eu quero saber?- para saber quais construtos psico. devem ser investigados.

Como quero saber?- para saber que instrumentos serão utilizados na avaliação.

Como vou devolver as informações coletados para o avaliado?- para não assustá-lo e mantê-lo confortável dentro das condições possíveis no momento de saber da própria condição, de forma ética e que atenda às suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com