TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Inovação

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

O que é inovação

A inovação é algo que ainda não existe ou melhoramento de forma significativa de um produto ou processo, e por isso se tornou essencial para a competitividade e desenvolvimento não só científico e tecnológico, mas também econômico gerando mais empregos e assim impactando no capital de giro. É importante que os criadores de inovações realizando um registro do produto ou processo, sendo uma patente ou marca.  E com o crescimento  das inovações contamos com um avanço no Brasil, o principal marco foi a promulgação da Lei nº 10.973/04, denominada Lei da Inovação. Essa lei tem o objetivo de estabelecer, no país, uma cultura de inovação e está amparada na constatação de que a produção de conhecimento e a inovação tecnológica passaram a ditar, crescentemente, as políticas de desenvolvimento dos países (MCT, 2010).

O modelo de inovação oferece um suporte como plano de ação, pois diante a este conhecimento pode-se construir de maneira processual e organizacional a dinâmica do trabalho, sendo considerada uma nova tipificação denominada aberta. A utilização do modelo de inovação esclarecem por meio da pergunta problema linhas teóricas como base de pesquisa fundamentando e solidificando o trabalho funcional e todas as suas nuances, sendo também vista como ferramenta competitiva em APLs, elucidando algumas características e etapas a seguir como Buscar Ideias/soluções fora da empresa; Rede/ecossistema de atores e de instituições; Inspiração de qualquer lugar; Relação com outras empresas; Implementação de novas ideias em conjunto com a sociedade, que acaba diminuindo a concorrência e gerando assim mais lucros e melhoria no atendimento e produto.

Já eco-inovação trata-se na excelência de um produto ou processos de inovação, mais que deve se atentar no impacto que teremos sobre o meio ambiente. O artigo eco-inovação: um Quadro de Referência para Pesquisas Futuras também nos mostra alguns pontos que proporcionam uma visão macro do contexto de desenvolvimento da eco-inovação e outras são mais específicas em termos operacionais, onde cada uma cumpre diferente papel na ecologização dos sistemas de inovação. A partir dessas visões, tem se uma base para as propostas de avaliação das inovações ambientais, as quais se devem contemplar o nível e a estrutura de análise, indicadores-chaves, dentre outros aspectos. Outro ponto importante é a verificação de vários desses fatores na avaliação de eco-inovações, para se entender os padrões gerais, os condutores e as barreiras ao seu desenvolvimento. Tendo-se melhor conhecimento das análises e seus cálculos.

O financiamento a inovação vem para que as evoluções nunca parem, desta forma ela nos mostra programas do governo e de universidades que incentiva os empresários, empreendedores e inventores a buscar cada vez mais inovar em seus produtos e processos, esses programas passam um plano de negócio para ser seguido como avaliar os riscos e o público alvo, para garantir o aceitamento do projeto nos programas.

Outra inovação que foi apresentada e acabou nos mostrando um novo lado dela que é a inovação 4.0 que é a evolução tanto das máquinas quanto das profissões, antes desse vídeo muitos pensávamos em parte que seríamos substituídos por tecnologias avançadas, mais podemos perceber que não é dessa forma que ocorrem os avanços se não houvessem essas tecnologias hoje não teríamos várias profissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com